Baylor: Fogo de palha ou a nova dona da Big 12?

by Felipe Vieira

Este post faz parte de uma série em que falaremos sobre as principais universidades para a temporada do College Football. Fique atento nos próximos dias, pois passaremos por todos os times relevantes, então teremos posts quase que diários dando um raio-x geral para você ficar por dentro da próxima temporada.

Dave Aranda, treinador principal dos Baylor Bears, assumiu o time em 2020, após Matt Rhule sair para a NFL depois de uma temporada bastante positiva com 11 vitórias e apenas 3 derrotas. Com a saída de Rhule, vários dos principais jogadores do time saíram juntos para se tornar profissionais e o time ficou muito enfraquecido comparado com 2019. Após anos de sucesso como coordenador defensivo, inclusive sendo campeão nacional por LSU em 2019, Dave Aranda tomou o seu primeiro choque de realidade como treinador principal e teve uma temporada pífia de apenas 2 vitórias e 7 derrotas em 2020.

Para mudar o rumo do navio que estava indo em direção ao iceberg, Aranda fez consideráveis alterações na comissão técnica e passou a ter mais voz como treinador principal. Com isso, as coisas mudaram da água para o vinho e já conseguiu emplacar 12 vitórias e 2 derrotas em 2021, além de se sagrar campeão da conferência Big 12 e a vitória no Sugar Bowl.

Com contrato renovado em fevereiro até o ano de 2029, Aranda está em uma posição muito mais confortável do que estava na temporada passada e os jogadores passaram acreditar em sua filosofia de trabalho. Para 2022, a expectativa de manter o sucesso de 2021 será difícil, pois substituir seis jogadores escolhidos no Draft de 2022 (LB Terrell Bernard, S Jalen Pitre, S JT Woods, WR Tyquan Thornton, RB Trestan Ebner, CB Kalon Barnes) não será tarefa fácil. Mas será que o time tem peças e potencial para isso?

A estrela do time: QB Blake Shapen

Shapen não foi o quarterback titular durante a maior parte da temporada passada, mas estreou na última partida da temporada regular contra Texas Tech e também jogou na final da conferência na vitória contra Oklahoma State. Nessas duas partidas, Shapen teve 596 jardas aéreas, 5 touchdowns passados e nenhuma interceptação. Com boas estatísticas em jogos tão importantes, Shapen se colocou em uma posição de realmente brigar pela titularidade desde o início da temporada seguinte. Nos treinos de primavera, Shapen continuou a jogar bem e foi finalmente declarado quarterback titular da tempoada. O agora quarterback reserva Gerry Bohanon, acabou pedindo transferência para South Florida após receber a notícia de que Shapen vencera a batalha pela titularidade.

Comparando os jogadores, Bohanon tinha mais atleticismo e conseguia se virar muito melhor com as pernas, porém, Shapen é um passador de forma geral muito mais completo que seu ex-companheiro de time. Não que seja uma grande diferença, mas a posição de quarterback de Baylor nesse ano parece estar em uma melhor posição do que foi em 2021.

You need to be logged in to view the rest of the content. Por favor faça . Não é um membro? Junte-se a nós

You may also like

Leave a Comment