Gardner Minshew – Mais um quarterback tentando se destacar

by Felipe Vieira

Que a classe de quarterbacks de 2018 não é das melhoras, isso todo mundo sabe. Com isso, cada analista tenta “descobrir” o seu quarterback digno de ser o primeiro escolhido enquanto nenhum se destaca. Os boatos até agora é que Justin Herbert voltará para o seu último ano então essa posição fica muito aberta. Eu sinceramente não faço ideia se tivesse que apostar em um para ser o primeiro escolhido em Abril.

Todos têm problemas que impedem de ser a unanimidade entre os analistas. Já tentaram vender o hype de Daniel Jones, Drew Lock, Will Grier, Ryan Finley, Brett Rypien e até mesmo Jordan Ta’amu. O último nome a fazer mais barulho nessas últimas semanas é o quarterback de Washington State, Gardner Minshew. Minshew é um aluno transferido de ECU escolhido a dedo por Mike Leach para liderar o seu ataque Air Raid.

Na temporada, Minshew possui quase 4.000 jardas, 29 touchdowns e 7 interceptações em apenas 10 jogos. Números que realmente enchem os olhos, mas devemos sempre desconsiderar boa parte desses números quando o quarterback joga em uma Air Raid principalmente do Mike Leach. Na temporada passada, Luke Falk também teve números impressionantes e era um prospecto com muitos defeitos, tanto é que foi escolhido apenas na sexta rodada pelos Titans e não conseguiu fazer o roster do time sendo dispensado antes de começar a temporada. Hoje, está nos Dolphins na “injured reserve” com uma lesão no pulso. Digo entre aspas pois muitos times usam essa IR para ter um espaço a mais no roster para jogadores crus que precisam passar mais tempo vendo filme e estudando tape.

Com o contexto posto, chegamos a Gardner Minshew. Algumas pessoas tem se impressionado com os números e estão tentando colocar Minshew como um postulante a um quarterback para ser draftado alto. E as pessoas estão erradas. Eu gosto de Minshew como prospecto, mas essa ideia dele ser escolhido na primeira ou segunda rodada é completamente insana.

Minshew tem um esquema muito bem montado e explora muito as suas opções no checkdown na segunda ou terceira leitura e seus números disparam com a porcentagem de passes completos e pela forma como o running back consegue ter bastante espaço para trabalhar depois da recepção. Não que seja um problema ele utilizar essa opção, mas ao analisar um prospecto eu espero ver qualidades melhores do que essa. Ele também possui um ótimo talento no braço conseguindo fazer lançamentos de plataformas ortodoxas e com uma mecânica que funciona mesmo não tendo espaço para lançar, mas apesar disso, sua força no braço é algo que me preocupa para nível da NFL. Minshew encontra problemas para fazer lançamentos por fora dos números.

Veja nas duas jogadas seguidas abaixo. Na primeira, ele é quase interceptado e na segunda a bola demora muito para chegar no destino. Essas duas bolas seriam interceptáveis na NFL.

Minshew também exibe problemas para lidar com a pressão e frequentemente confia demais no talento do seu braço e solta a bola esperando pelo melhor.

“Felipe, você disse que gostava de Minshew, me mostre algumas boas características dele.” Justo. Minshew consegue trabalhar bem a área intermediária do campo com boa precisão e com um bom toque na bola por cima dos linebackers.

Minshew tem suas qualidades e pode sim ser um quarterback escolhido nesse Draft, mas vamos ter calma com o hype. Não é pra tanto!

You may also like

1 comentário

Edu Silva 17 de novembro de 2018 - 20:34

Ou seja, outro Josh Allen

Reply

Leave a Comment