Dabo Swinney busca colocar Clemson novamente no topo

by Claudinei Junior

Não é fácil um programa universitário nos dias de hoje competir de igual com Alabama. Nos últimos anos, alguns conseguiram, mas somente uma equipe brigou quase todas as temporadas contra os comandados de Nick Saban pelo título nacional. Desde 2015, os Tigers tem conquistado bons resultados graças a três pilares fundamentais: Deshaun Watson, Trevor Lawrence e a defesa.

A expectativa em 2021 era de que D.J. Uiagalelei fosse dar continuidade a linhagem de grandes quarterbacks. Porém, ele foi o grande pronto fraco no ano passado, completando apenas 55.6% dos passes, 10 interceptações e apenas 9 TDs. No ranking de eficiência de passe, Clemson caiu de 12º para 58º na Power Five. Apesar do ataque ter decepcionado, há alguns jogadores que chamam atenção, como RB Will Shipley, WR Joseph Ngata e OT Jordan McFadden.

Já do outro lado da bola, o sentimento é muito positivo, especialmente com a linha defensiva que montaram. A esperança é que a unidade seja uma das melhores do país e o principal ponto de desequilíbrio. Na temporada passada já pudemos ver um pouco desse potencial, já queterminou no top 5 do ranking de expected points added (EPA) allowed. A única dúvida que fica é de que como o setor vai se comportar sem o DC Brent Venables.

Antes de mais nada, acho sensacionalismo falar que Clemson está em crise. Apesar de 2021 não ter sido um ano como os outros, e que se esperava muito mais de Uiagalelei, ainda sim, os Tigers terminaram em 14º no ranking de times do College Football. Apesar do começo ruim, os comandados de Swinney terminaram o ano com seis vitórias seguidas e um animo renovado. A esperança dos torcedores é que a defesa cumpra a expectativa que há nela e que o ataque mostre o potencial que se acredita que eles tenham, em especial o camisa 5, que é o ponto crucial entre disputar ou não o título nacional.

A estrela do time: Myles Murphy, DL

A forte linha defensiva dos Tigers conta com muito jogadores de talento. O forte recrutamento de 2020 trouxe várias peças defensivas e foi criado muita expectativa. Desde então, o atleta mais regular dessa unidade e que conseguiu causar mais impacto foi Myles Murphy, recruta 5 estrelas da Dudley High School e ranqueado como 7º melhor jogador da nação, segundo o 247 sports.

No ano de novato, Murphy atuou em 12 jogos e em um total de 423 snaps. Foram 37 tackles, 10.5 for loss, 5 sacks, 1 passe desviado e 3 fumbles forçados. No pass rusher, somou 20 pressões, incluindo 12 hurries, 3 QB hits e 5 sacks. Já no segundo ano, jogou em 13 jogos no total de 552 snaps, com 39 tackles, 14.5 for loss, 9 sacks, 2 passes desviados e 2 fumbles forçados. Foram 42 pressões, incluindo 33 hurries e 9 sacks.

Murphy é aquele Edge atlético, grande e muito forte. Com 6’5 e 275 lbs, é um pouco maior do que o normal na posição, mas ainda sim, tem explosão e força para bater de frente com qualquer OL. Ele tem todas as ferramentas necessárias para ser um defensor de elite, já que, atleticamente, preenche todos os requisitos. Tem mãos poderosas, sabe trabalhar na scrimmage para se desvencilhar do bloqueio e tem um bull rush poderoso. A explosão também é excelente, muito perigoso no primeiro passo e em stunts.

Há algumas áreas que o camisa 98 necessita evoluir para se tornar um prospecto de elite e se garantir como um jogador top 10, 5 ou 3. O primeiro é o bend, ainda falta mais flexibilidade no quadril e agilidade para contornar o arco e ir em busca do QB. Outro ponto a melhorar é a ancoragem na linha, já que Murphy tem o costume de jogar mais alto do que o desejado.

Murphy é um prospecto de primeira rodada desde quando saiu do high school. Ele tem conseguido provar no College Football todo o potencial e está pode ser a temporada de concretização que vai lhe lançar para o Draft. Ele preenche todos os requisitos de um defensor de elite e precisa aperfeiçoar alguns pontos no seu jogo para garantir que será uma escolha alta em 2023.

You need to be logged in to view the rest of the content. Por favor faça . Não é um membro? Junte-se a nós

You may also like

Leave a Comment