A Atlantic Coast Conference (ACC), é cheia de programas gigantes dentro da primeira divisão do futebol americano universitário. Alguns gigantes recentes, como Clemson. Outros peso-pesados adormecidos, como Georgia Tech. No meio disso tudo, grandes programas em má fase, como Miami e Florida State. Tudo isso abre espaço para os famosos azarões. Wake Forest é isso dentro do College Football. Um time competitivo, bem montado, com sistemas que exploram as qualidades de seus principais jogadores podem sonhar com algo a mais dentro do college football, mesmo com um orçamento menor.
Nos dados pré-pandêmicos, os Demon Deacons são o último time em receitas e o penúltimo em gastos. Para comparação, pelo menos seis equipes têm o dobro ou próximo de receitas que Wake Forest, são elas: Florida State, Clemson, Miami, Virginia Tech, Louisville e North Carolina. Isso se dá basicamente por dois fatores: geografia e história.
Os Demon Deacons ficam em Winston Salem, cidade de 200 mil habitantes. Muito próximo as rivais North Carolina State, North Carolina e Duke. Porém, a escola fica fora da região conhecida como Triangle Research, formada pelas cidades de Raleigh, Durham e Chapel Hill, onde ficam as três faculdades mencionadas acima. Em relação ao resto da ACC, a maioria fica em regiões mais desenvolvidas que Wake Forest, com exceção a Virginia Tech, Virginia e Clemson que ficam em cidades em que o ponto focal é a universidade.
Historicamente, em termos de esportes e acadêmicos, Wake Forest também fica atrás de seus pares na ACC. São cerca de 8 mil alunos na faculdade, enquanto Florida State tem cerca de 40 mil estudantes. Isso também influencia as receitas da faculdade, considerando que os alunos são sua principal fonte de renda e é muito comum que ex-estudantes contribuam com doações para os esportes da universidade, comprem ingressos, e outros pontos. Quanto mais estudantes você forma, maior a probabilidade de ter alguém que contribua no longo prazo. Além disso, os Demon Deacons tem apenas 9 títulos de esportes coletivos, sendo 3 no golf masculino e 3 no hockey de grama feminino. Para comparação, a Universidade de North Carolina tem 47 títulos em esportes coletivos. Mesmo assim, Wake Forest produziu notáveis como Tim Duncan, Chris Paul e Muggsy Bogues.
Com tantos contras, como Wake Forest consegue construir bons times de futebol americano e começar o ano possivelmente rankeada? A resposta é uma só: Dave Clawson. O técnico dos Demon Deacons é o primeiro desde Peahead Walker a levar o programa a uma marca acima dos 50%. Walker treinou Wake de 1937 a 1950. Ou seja, uma façanha e tanto de Clawson. Manter a base vencedora, apenas com as perdas relevantes de Jaquarii Roberson e Zach Tom para o draft, deve manter a equipe competitiva para o ano que se aproxima.
A estrela da equipe: Sam Hartman, QB – Redshirt Junior
Hartman foi um jogador que quase deixou o programa para ingressar no draft. Pensando em ser selecionado em uma posição mais alta, talvez fosse melhor e pudesse ser o primeiro Quarterback selecionado. Entretanto, decidiu ficar e tentar ganhar a conferência depois do gosto amargo de ter sido vice para a Pittsburgh de Kenny Pickett.
Em 2021, a estrela do Demon Deacons teve seu ano de revelação, com 39 Touchdowns passados e mais 11 corridos, somando 50 pontuações na temporada. Wake Forest é um time que, ofensivamente, joga rápido com passes rápidos, No Huddle e uma dinâmica ofensiva diferente das demais. O sistema ofensivo ajuda o QB a tomar decisões, precisando fazer poucas leituras para soltar a bola ou correr com ela.
Em 2022, diria que um objetivo de Hartman é cortar o número de interceptações, com 14. Além disso, em momentos críticos manter a calma e identificar melhor os mismatches que a defesa propõe. O talento físico está lá, a preocupação maior está no entendimento do jogo e de como se comportar em situações que a defesa te desafia mentalmente e no seu processamento. Se começar a desenvolver essa parte do jogo, pode ser uma primeira rodada no próximo draft. O que também pode pesar contra é a idade, fará 24 anos logo após o recrutamento de 2023.