Com poucas semanas para a temporada de 2021 da NFL terminar, já é o momento para rever a classe de novatos deste ano e analisar quem foi bem no primeiro ano, quem foi mal, quem surpreendeu e quem decepcionou.
Muitos calouros despontaram bem na liga, impactando desde o primeiro snap com números de veteranos, como Micah Parsons e Ja’Marr Chase. Também houve quem tinha grandes expectativas, mas quem não conseguiu mostrar tudo aquilo que vimos no College, os casos de Trevor Lawrence, Justin Fields e Kyle Pitts.
Neste texto, vamos fazer sobre os jovens que tiveram um bom desempenho na liga no primeiro ano e que nos surpreenderam. Para fazer isso, levamos em consideração a produção deste jogador com a posição em que foi escolhido e o papel que a franquia esperava que ele fosse exercer.
Com isso, foram escolhidos 5 novatos que ultrapassaram a expectativa de todos e foram importantes para a equipe deles.
Elijah Mitchell, RB, San Francisco 49ers
Se tem um rookie que simboliza o termo surpreender, esse alguém é Elijah Mitchell. Draftado na sexta rodada, a expectativa era que ele fosse um backup e entrasse nos momentos de descanso de Raheem Mostert e de Trey Sermon, pego na terceira rodada.
Com algumas lesões no elenco, o camisa 25 foi promovido ao backfield titular e não decepcionou. Logo na semana 1, teve 19 carregadas para 104 jardas e 1 TD. Embora tenha ficado de fora de alguns jogos também por lesão, o novato de Louisiana quando esteve saudável foi o mais produtivo em San Francisco. Se aproveitando da boa visão que tem, Mitchell caiu como uma luva no sistema de zona de Kyle Shanahan, principalmente nas outside zone, que teve média de mais de 6 jardas or carregada.
Os números deles até aqui são: 165 carregadas para 759 jardas, 84.3 jardas por jogo, 4,6 por tentativa e 5 TDs anotados. Apesar do bom desempenho, ele deve continuar revezando snaps com outros jogadores da posição, porém, se continuar nessa evolução, não será surpresa que assuma a titularidade na próxima temporada.
99 seconds of Elijah Mitchell making plays pic.twitter.com/F3kIiC7INC
— Ian Hartitz (@Ihartitz) November 30, 2021
Creed Humphrey, C, Kansas City Chiefs
Não só o melhor OL da classe, como um dos melhores rookies no geral de 2021 (top 3, na minha opinião) e um dos melhores centers desta temporada. Creed Humphrey foi um baita steal para os Chiefs no Draft, mesmo sendo considerado o melhor na posição, havia algumas questões sobre sua força de jogo e curva de evolução.
Já se imaginava ter condição de ser titular na liga, porém, tem conseguido ser muito, além disso. Hoje, é o principal líder da linha ofensiva dos Chiefs, renovada após o Super Bowl.
Os números comprovam bem isso. Segundo o PFF, o camisa 52 tem nota de 92.5 no run blocking com eficiência de 99.1. O ataque de Andy Reid pode não estar brilhando como em outros anos, mas, uma coisa é certa, a culpa disso não tem sido da linha ofensiva e muito dessa reponsabilidade pode colocar na conta do calouro.
Creed Humphrey with no regard for human life. 😳 pic.twitter.com/NkZSTlHpCp
— Brett Kollmann (@BrettKollmann) November 15, 2021