Nos últimos anos, temos visto uma queda na qualidade de prospectos de linha ofensiva, especialmente quando focamos em tackles. A classe de OTs de 2018, assim como a QBs, começou o processo sendo considerada uma das melhores dos últimos anos mas caiu um pouco no conceito dos scouts com o passar da temporada. Ainda assim, vemos prospectos que demonstram a qualidade necessária para se tornarem bons atletas na NFL e Martinas Rankin, Left Tackle de Mississippi State, é um deles.
É sempre muito difícil avaliar um jogador de linha ofensiva nos dias de hoje. A evolução do spread offense e o aumento da utilização de RPOs (Run-Pass Option) fazem com que cada vez menos os OTs universitários utilizem as técnicas necessárias para se tornarem bons pass blockers na NFL. Por este motivo, o que mais se busca hoje em OTs são traits isolados que podem ser levados à NFL e melhorados para torná-los bons profissionais.
Com Rankin, veremos o seu UOH. É impressionante como em praticamente todos os snaps de Pass Pro, ele consegue colocar as mãos no peito do pass rusher e dominar completamente o seu matchup. Para encontrá-lo no vídeo, ele é left tackle utilizando a camisa de número 55.
Nesse lance contra LSU, Rankin identifica que não precisa se movimentar para proteger o arco, e sim somente manter seu posicionamento e vencer a disputa contra o DE. Ele gera o primeiro contato, colocando as mãos no peito do defensor e mantendo-o distante de seu próprio peito, o que permite que estabeleça o controle no matuchup.
Nesse próximo lance, é basicamente a mesma coisa. Repare o timing do punch de Rankin e como no primeiro contato, ele anula seu adversário e já vence a batalha.
Nesta última jogada, é possível ver tudo que um scout quer ver de um left tackle. Seu primeiro passo é extremamente rápido e ele chega até o arco mais rápido que o pass rusher. Utiliza a técnica correta com as pernas e quando entra em contato co o defensor, é o primeiro a iniciar este contato com as mãos no peito de seu adversário.
Seu nome não tem sido dos mais falados mas se eu tivesse que dar um palpite, ele será um dos atletas a ver seu nome subindo rapidamente nos boards na parte final do processo.