No processo do Draft, é normal falarmos bastante daquele jogador que pode ser um astro no seu time. Estes são os atletas que são as capas de notícia, são selecionados na primeira rodada e são considerados blue chip players.
Como costumamos dizer aqui no OTC, são nas rodadas do segundo e terceiro dia do Draft que um time campeão encontra as peças para o título. Alguns nomes podem se tornar Pro Bowlers, mas a maioria são atletas que serão titulares pontuais, nunca irão a um Pro Bowl e serão pouco conhecidos pelo fã comum, mas a torcida do time em que joga o considera um bom jogador.
Will Hernandez, Left Guard de UTEP, tem tudo para ser este tipo de atleta. O camisa 76 está longe de ser um jogador completo, sua falta de mobilidade preocupa para alguns conceitos de corrida. Hernandez também tem alguns problemas na proteção de passe especificamente devido à sua falta de mobilidade, mas como é um Guard, não chega a afetar muito a sua nota. Quando o assunto é o jogo terrestre, qualquer jogada de power/gap scheme é onde ele faz o seu nome.
Vejamos este primeiro lance contra Oklahoma. Hernandez tem um bloqueio relativamente fácil de ser feito em cima do 3 tech, mas ele consegue fazer com que o defensor não ganhe uma passada sequer pra cima dele. Bom uso das mãos e rolamento de quadril para controlar o bloqueio. Esta é só uma das demonstrações da força que ele possui.
Agora vemos um down block em cima do o tech. Hernandez entra no bloqueio com uma potência incrível e libera o espaço para o first down com uma corrida que foi desenhada para atacar o gap que ele protegia.
Por mais que a jogada não tenha funcionado bem, Hernandez de novo domina completamente o seu adversário conseguindo levá-lo até o segundo nível.
Se formos assistir seu tape por completo, será possível ver as suas limitações, mas é o que ele PODE fazer que devemos focar. No sistema ofensivo correto, ele poe ser uma peça fundamental para a OL de uma franquia.
2 comentários
Quando diz “no sistema ofensivo correto”, você quer dizer power based run scheme? O Hernandez não se daria bem em outside zone?
Se ele não tiver mobilidade p/ fazer um pull, não acho que devam pegar ele no 2ª round.
Exatamente isso. Na minha avaliação, ele se encaixa bem em um power/gap scheme. Se for inserido em um sistema que utiliza outside zone em alta % ou muitos pulls “abertos”, ele pode acabar tendo problemas. Eu o vejo como um jogador para final de 2a rodada, início de 3a rodada, mas vai depender muito de sistema.