Para vocês que tem escutado nossos podcasts com regularidade, certamente já perceberam que esta é uma classe que vem com muitos RBs de qualidade. Hoje falaremos de mais um deles, o camisa 25 de USC, Ronald Jones II.
Em um ano comum, ele poderia ser #1 ou #2 da classe, mas são tantos nomes que ele acaba caindo, mas não é por isso que ele deixa de ser um prospecto fantástico.
Veja neste primeiro lance na partida dos Trojans contra Stanford nessa temporada. Jones demonstra sua incrível capacidade de mudar de direção, assim como alta capacidade de processamento mental. O ataque executou uma outside zone e ele faz a leitura perfeita, atacando o ponto correto na linha ofensiva. Além da leitura correta, sua AA (athletic ability) faz com que ele possa manter a velocidade e escapar de alguns defensores.
Neste próximo lance, vemos mais da capacidade de Jones ler os bloqueios se formando, atacando gap com uma mistura de agressividade e paciência. Ele ainda consegue escapar e mais um tackle próximo à linha de first down. De novo, AA permite que ele ganhe jardas a mais.
No final da partida, ele demonstra o que possivelmente foi sua melhor leitura da partida. Veja como assim que ele recebe o handoff, o defensor fecha o gap que ele deveria atacar inicialmente. A maioria dos running backs sofreria um tackle for loss, mas não é este o caso com Jones. Novamente, sua AA entra em ação e ele não só torna uma corrida negativa em um positiva, como leva a bola até a endzone em um dos lances mais fantásticos da partida.
Pode parecer exagerado hoje, mas nós aqui no OTC não ficaríamos surpresos de ver até quarto RBs saindo na primeira rodada em 2018.