Todos os anos, nas semanas que antecedem o inicio da temporada regular da NFL, torcedores e fãs do futebol americano debatem sobre os jogos que estão por vir e fazem suas previsões para o ano. Uma das categorias que entra em debate é sobre quem será o Offensive Player of The Year.
Das últimas 22 premiações, em 10 delas o OPOY também foi premiado como o MVP da temporada. Por ser um prêmio que leva mais em consideração o desempenho em questão de estatística, não de campanha coletiva das equipes ou outro tipo de narrativa. Desde 2001, tivemos as seguintes posições premiadas: 9 quarterbacks, 10 running backs e 3 wide receivers.
- 2022: Justin Jefferson, Vikings
- 2021: Cooper Kupp, Rams
- 2020: Derrick Henry, Titans
- 2019: Michael Thomas, Saints
- 2018: Patrick Mahomes, Chiefs
- 2017: Todd Gurley, Rams
- 2016: Matt Ryan, Falcons
- 2015: Cam Newton, Panthers
- 2014: DeMarco Murray, Cowboys
- 2013: Peyton Manning, Broncos
- 2012: Adrian Peterson, Vikings
- 2011: Drew Brees, Saints
- 2010: Tom Brady, Patriots
- 2009: Chris Johnson, Titans
- 2008: Drew Brees, Saints
- 2007: Tom Brady, Patriots
- 2006: LaDainian Tomlinson, Chargers
- 2005: Shaun Alexander, Seahawks
- 2004: Peyton Manning, Colts
- 2003: Jamal Lewis, Ravens
- 2002: Priest Holmes, Chiefs
- 2001: Marshall Faulk, Rams
Ao olhar na lista, vemos que os RBs foram reconhecidos por conta da capacidade de liderar o setor ofensivo na falta de um QB de alto calibre, com capacidade de produzir tanto no jogo terrestre quanto no aéreo. Entretanto, QBs com temporadas muito acima do normal e, que bateram recordes, levaram também o OPOY, além do MVP. Já os WRs foram os ganhadores de 3 dos últimos 4 anos, mostrando que pode ser uma tendência para o futuro.
Baseado nisso, escolhi meu principal candidato ao prêmio deste ano e, também, deixei alguns nomes para vocês ficarem de olho:
QUEM LEVA O PRÊMIO DE TREINADOR DO ANO EM 2023?
Jalen Hurts, Philadelphia Eagles
O último jogador a levar o prêmio de MVP e OPOY no mesmo ano foi Patrick Mahomes em 2018. Não é para menos, já que o jogador dos Chiefs teve uma temporada histórica no seu primeiro ano como titular e houve nenhum outro jogador ofensivo com o mesmo destaque no ano (ou próximo disso).
Para 2023, aposto que Hurts vai disputar o prêmio de MVP e, consequentemente, o OPOY. O QB dos Eagles vem crescendo de produção a cada ano desde 2020, no ano passado já foi um dos melhores da NFL e ficou no second team All Pro.
pic.twitter.com/mrqEHOyeGC https://t.co/fueH4PcNfT
— Jalen Hurts Highlights (@HurtsHighlights) August 10, 2023
O ataque de Philadelphia está mais forte e encaixado do que nunca: AJ Brown, DeVonta Smith, Quez Watkins, Dallas Goedert, D’Andre Swift, Kenneth Gaiwell, além da melhor linha ofensiva da NFL. Nos Playoffs, tiveram de média de 34,6 pontos e 367 jardas por jogo. Hurts foi o líder e a principal peça durante a campanha, além de uma performance de grande nível no Super Bowl.
A expectativa nesta temporada é que atinja o nível mais alto e que se consolide como um QB top 5 da liga. Começou a carreira contribuindo muito no jogo terrestre, porém, aos poucos foi ganhando mais consistência como passador e pode ser ainda mais efetivo. Os Eagles possuem um elenco e comissão técnica de primeira linha que pode impulsionar o QB para ser o melhor da liga em 2023.
Nomes para ficar de olho 👀
Ja’Marr Chase, Cincinatti Bengals
Chase é o favorito nas casas de aposta para o prêmio neste ano. Não é para menos, o jogador dos Bengals já é um top 3 da posição com duas temporadas na NFL e conta com uma ligação espetacular com Joe Burrow. Em 2022, mesmo disputando somente 12 jogos por causa de lesão, teve 87 recepções para 1046 jardas e 9 TDs. Outro ponto que conta a favor dele é o fato dos últimos vencedores do OPOY serem WRs, o que dá a entender que há uma nova tendência na premiação.
Justin Jefferson, Minnesota Vikings
MVP? por quê não? Justin Jefferson foi o vencedor do prêmio de jogador ofensivo de 2022 após uma temporada de 1809 jardas e 9 TDs totais. O recebedor dos Vikings possui 4.825 jardas nas primeiras 3 temporadas, maior número entre os WRs na história da NFL nas primeiras temporadas. Diria que Jefferson pode vir neste ano para disputar o MVP se aumentar o número de TDs e, naturalmente, conseguir o OPOY pelo segundo ano consecutivo.
Christian McCaffrey, San Francisco 49ers
San Francisco conseguiu ir longe na temporada passada mesmo com constantes trocas de quarterback por causa de um jogador especial que faz de tudo no ataque. Poderia estar falando de Deebo Samuel, porém, Christian McCaffrey foi uma ótima aposta na temporada e rapidamente se tornou o ponto focal do setor. Em somente 11 jogos, conseguiu 746 jardas terrestres e 464 aéreas, além de 10 TDs totais. Se mantiver saudável, não tenho dúvidas que o RB vai ser um dos principais nomes da temporada, ainda mais nas mãos de Kyle Shanahan.