Acredito que o Draft é fundamental para a montagem de qualquer elenco. E se tem um time que precisa se agarrar com unhas e dentes a isso para tentar voltar a ser competitivo logo, é o Seattle Seahawks. O time passa por um “rebuild”, apesar de ter chegado nos playoffs. O time nessa offseason trocou o maior QB da sua história, Russell Wilson e cortou o lendário Bobby Wagner.
Isso aconteceu basicamente por dois motivos. O primeiro foi a primeira metade de temporada fantástica de Geno Smith liderando a liga em várias categorias e chegando a seu primeiro Pro Bowl. O outro, foi a fantástica classe de Draft do ano passado. Seattle sempre foi motivo de piadas por conta de suas escolhas lamentáveis nos últimos dez anos de draft, mas esse ano parece ter acertado.
Charles Cross, Ken Walker, Abraham Lucas, Tariq Woolen, Coby Bryant viraram titulares. Boye Mafe foi peça importante e deve ter um papel mais preponderante em 2023.
Tomar MUITO cuidado com o que vai fazer na pick 5
A última vez que Seattle escolheu no top-10 foi em 2010, onde o time saiu com o LT Russell Okung. Sendo assim, o front office não pode desperdiçar essa oportunidade. Por mais que seja fantástico escolher nessa posição, pode ser bem arriscado. Se tudo seguir como esperado, os dois melhores defensores do draft, Will Anderson e Jalen Carter, bem como os dois QBs que NA MINHA visão, valeriam tal escolha, CJ Stroud e Bryce Young.
E a partir daí, acredito que há um gap de talento para os próximos jogadores. Myles Murphy, Bryan Bresee, Tyree Wilson e Kelee Ringo, são bons jogadores, mas tem certas lacunas no seu jogo que não justificariam uma pick de top 5. Os dois próximos QBs, Will Levis e Anthony Richardson, são crus para justificar essa escolha também.
Existe o Bijan Robinson, provavelmente vai ficar entre os melhores jogadores em questão de nota, na maioria dos boards. Mas ele é um RB e a posição tem sido desvalorizada nos últimos anos, mesmo que o RB de Texas seja o melhor talento na posição desde o jogador dos Giants, Saquon Barkley. Ademais, com um time cheio de buracos gastar sua pick mais alta num RB causaria revolta na torcida.
Eu acredito que se o cenário que coloquei acima realmente acontecer, a melhor opção para Seattle seria trocar para baixo com algum time desesperado por algum dos QBs restantes. Candidatos para tal, não faltariam. Raiders, Panhters, Titans e Jets podem estar bastante interessados. Inclusive, os dois primeiros da lista são candidatos para trocar com Chicago pela pick 1.
Isso daria a Seattle mais picks, para preencher seus gaps, daria a chance de escolher um jogador mais condizente com o valor da escolha, bem como seria provável que o time conseguisse uma pick no draft de 2024. Os Seahawks já tornaram público seu interesse de manter Geno Smith, então, por mais que pense que ele não vá levar o time longe, seria o suficiente para ter uma temporada “ok”, e o time aguardaria para o draft de 2024 que também aponta ter bastante talento (provavelmente ainda mais) na posição de QB.