O vencedor do Heisman não é unanimidade, mas mostra bom processamento mental
Vencedor do Heisman Trophy de 2017, Baker Mayfield está longe de ser unanimidade entre os scouts. Cada um aponta uma fraqueza, às vezes com relação à altura ou a mira, outras por conta da personalidade ou mecânica.
Assim como 99,99% dos prospectos, ele possui os seus pontos fracos. Ainda assim, tem um trait em que Mayfield demonstra ter em alta qualidade, que é seu processamento mental.
O capitão dos Sooners demonstra boas leituras feitas com rapidez, lendo o campo todo e sabendo onde todos os seus companheiros estão em todos os momentos. Vamos dar uma olhada no tape contra Ohio State para verificar a velocidade de seu processamento mental.
Neste primeiro lance, Mayfield faz um full field read enquanto permanece dentro do pocket. Uma das preocupações com relação à QBs universitários é a falta de leituras de todo o campo. Aqui, Mayfield faz a leitura do meio do campo, reconhece a abertura e rapidamente busca ler se o recebedor à extrema esquerda está livre. Assim que percebe que este está marcado, ele coloca o passe no meio do campo, conseguindo o first down.
Agora vemos Mayfield fazendo a leitura de quatro rotas: seu TE à esquerda da formação, o RB e os dois WRs executando rotas do lado direito. Ele identifica rapidamente que nenhuma das rotas estará livre. Ele busca tempo escapando do pocket ainda se mantendo como passador e não corredor. Ele prolonga a jogada o máximo possível e somente quando reconhece que ela de fato deu errada, corre e conquista algumas jardas com as próprias pernas.
Este último lance, pra mim, é o mais incrível. Ele faz a leitura de uma combinação de duas rotas no lado direito, progride para a próxima leitura que é o o TE (alinhado fora da OL) e, precisando escapar do pocket e consegue encontrar seu RB na swing route e completa um belíssimo passe para touchdown.
Mayfield segue intrigando os scouts e nesse momento e já existem boatos de diferenciações de avaliação, uns dando nota de primeira rodada, outros com nota até mesmo de quarta rodada. Neste caso, segue o velho ditado: “você só precisa que um time goste de você” e meu palpite é de que alguém vai gostar de Mayfield o suficiente para que seja um first round pick.
3 comments