Frequentemente, você ouvirá comentaristas falando sobre screens e o jogo de screen… mas alguns podem se perguntar o que é exatamente um screen. Um screen é quando o ataque tenta levar a bola no espaço para uma de suas melhores armas ofensivas, seja um wide receiver, tight end ou um running back. Em um screen típico, o ataque irá liberar de 1 a 3 jogadores no campo para bloquear.
Os jogadores liberados no campo podem ser OLs ou recebedores, dependendo do tipo de chamada. Para que um screen funcione, a bola deve ser lançada atrás da linha de scrimmage (LOS). Ao lançar a bola para trás do LOS, ele permite que os OLs bloqueiem o campo. O jogador que pega a bola seguirá sua “tela” de bloqueadores de campo, por isso é chamada de Screen.
Quando e por que chamar um Screen?
Um ataque pode chamar um screen em qualquer momento do jogo. A maioria das equipes gosta de chamar quando enfrenta descidas longas, ou quando sabe que a defesa será muito agressiva. A outra razão para utilizar é se você está enfrentando uma boa defesa contra a corrida e está tendo dificuldade em desacelerá-los. Os ataques podem usar a agressividade das defesas contra eles dessa forma.
Algumas equipes usam o jogo de screen como base de seu ataque. Muitas equipes de Spread Offense utilizam como uma extensão de seu jogo de corrida, colocando a bola no perímetro rapidamente, forçando a defesa a defender todo o campo. Vários times de spread irão encapsular seu jogo de screen com o jogo de inside zone.
A famosa Wide Zone: o que é e como funciona?
Dois safeties no fundo: a nova velha moda da NFL
Tipos de Screen
Conforme mencionado antes, existem vários tipos de screen, aqui está uma lista de alguns:
Slip Screen
TOUCHDOWN #2 to Chris Carson! Screen with a whole crew to block for him. Another excellent drive and Russell Wilson playing out of his mind against the Falcons. #Seahawks pic.twitter.com/s9SvMptAMm
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 13, 2020
Como acontece com a maioria das jogadas de screen, a Slip Screen primeiro convida ao pass rush. O RB deve ser paciente e usar um ótimo trabalho de pés para “deslizar” (slip) através dos DLs para a zona flat, pegando a bola quase no alinhamento original do tackle do lado da jogada. A esta altura, o center, o guard do lado da jogada e o guard do backside devem ter se movido para a posição adequada para proteger seus bloqueios.
Bubble Screen
Freddie Swain, WR, #16 em mais um screen pic.twitter.com/bU02ogm5Hx
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) April 30, 2020
O recebedor do slot (interno) sai em direção à linha lateral (longe da linha de scrimmage), enquanto o recebedor externo bloqueia o DB. Frequentemente, você verá essa jogada quando houver três wide receivers de um lado. É especialmente eficaz se o linebacker estiver em blitz, e é uma chamada audível frequente quando o QB lê o linebacker blitz. Às vezes também é executado como uma play-action (handoff falso para o running back e, em seguida, passe).
Tunnel Screen
Metcalf sendo explorado no seu potencial pós recepção! pic.twitter.com/gpuYMCNDob
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) October 4, 2020
É um passe no qual um recebedor se alinha para o lado mais amplo do campo e volta em direção ao quarterback após o snap para receber um passe rápido. Outro (s) jogador (es) ofensivo (s) naquele lado largo do campo (geralmente wide receivers ou tight ends) servirão então como bloqueadores, bloqueando os defensores tanto por dentro quanto por fora, criando um “túnel” através do qual o portador da bola avança campo acima.
Jailbreak Screen
David Moore com avanço no screen pic.twitter.com/smSvCaZO7d
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 20, 2020
O Screen de jailbreak às vezes é executado para o lado com apenas um recebedor, mas nem sempre. No momento do snap, o recebedor volta em direção ao quarterback para pegar a bola e, após a recepção, corre para o meio do campo. Os OLs irão inicialmente acertar os DLs para ganhar um pouco de tempo, e então imediatamente sairão para o campo para bloquear os segundo e terceiro níveis. Por causa disso, você frequentemente verá a linha defensiva passando pela linha ofensiva virtualmente desimpedida. É aí que o jailbreak recebe seu nome. A chave é que, visto que os jogadores da linha defensiva passam pela linha, o WR já está correndo pelo campo com a bola, e os jogadores da linha defensiva estão atrás da jogada.
Mix de Conceitos (Run-Pass Option + Bubble Screen)
Alabama running an Outside Zone RPO with a Bubble Screen to the field.
The QB is reading the Backside LB. The LB ran with the Outside Zone, telling the QB to flick it out to the Bubble. pic.twitter.com/gYLSKhEDrX
— Jake Franklin Football (@JakeFranklinFB) August 22, 2021
Nesta jogada, vemos o motion do RB de Alabama para saber tentar identificar se a defesa está na zona ou na cobertura individual nesta jogada. Com ninguém seguindo com ele pela formação e o CB se ajustando para pegar o recebedor, nos dizem que eles estão provavelmente em zona. Isso é fundamental nesta jogada, pois reduz o número de defensores com responsabilidades para o que seria o lado de ataque do screen. A verdadeira beleza deste design de jogo é dar espaço para o recebedor castigar a defesa em jardas após a recepção. Como visto no vídeo, o safety está com os olhos no backfield, por conta da ameaça de corrida, o que significa que ele não está reagindo ao arremesso até que o recebedor quase o pegue. Com o jogo sendo executado para o lado do campo, imediatamente coloca o recebedor e o safety em quase um 1×1 e com vantagem para o recebedor escapar para a linha lateral.
Existem outras formas, mas essas são as mais populares e utilizadas