Mike Leach, o mais divertido e ousado dos treinadores

by Guilherme Spinelli

Na manhã de terça (13/12), o programa de Mississipi State anunciou a morte de seu Head Coach, Mike Leach. A informação é que ele sofreu um ataque cardíaco em casa, no domingo, dia 11, e faleceu na noite de ontem (12). Leach é um treinador inovador e histórico do College Football, que criou o Air Raid Offense e revolucionou o jogo. 

Mike Leach e Hal Mumme, década de 80

 

Afinal, quem é Mike Leach? Como começou a Air Raid? As duas perguntas provavelmente vão se encavalar durante o texto, porque Mike Leach é Air Raid, Air Raid é Mike Leach. E talvez o jogo fosse diferente hoje sem a criação de Hal Mumme e Leach na década de 80. A criação ganhou todos os destaques pelo método pouco ortodoxo e totalmente fora dos padrões da época. Estamos falando de uma época em que a I-Formation era dominante, e os Running Backs eram as estrelas. Tudo começou no High School, na Copperas Cove High School, quando Mumme colocou um sistema baseado na West Coast e no ataque de Lavell Edwards, técnico de BYU na época. 

Foi quando Mumme e Leach se encontraram em 1989, na Iowa Wesleyan University, que o ataque pensado por Mumme e desenvolvido por Leach recebeu o nome de Air Raid. Inclusive, foi o próprio Mike Leach que deu o nome, que traduzindo, significa “Ataque aéreo”. Da Iowa Wesleyan, uma faculdade da NAIA, o equivalente à segunda divisão da NCAA, Leach e Mumme assumiram um novo desafio em Valdosta State, o grande feito foi levar uma equipe que nunca tinha ido aos playoffs, duas vezes entre 1992 e 1996. O grande salto em 1997 foi quando Mumme e Leach assumiram Kentucky, um programa historicamente ligado ao Basquete, que nunca teve grandes resultados no futebol americano. Em 1999, o grande resultado de Leach e Mumme, Tim Couch, o QB de Kentucky, se transformou na primeira escolha geral em 1999. 

Em 1999, os caminhos de Leach e Mumme se separam quando Mike assumiu o cargo de Coordenador Ofensivo de Oklahoma. Mike Leach transforma o ataque dos Sooners no melhor da Big 12, tendo ficado em penúltimo no ano anterior. Com isso, recebe uma oportunidade como treinador principal em Texas Tech. Nos anos em TTU, Leach começou a montar uma árvore de treinadores muito relevante. Enquanto isso, levou os Red Raiders ao lugar mais alto de sua história, vencendo os Longhorns, ranqueados como #1 do país. Foi a primeira vez que Texas Tech venceu um #1. O treinador ainda levou a equipe duas vezes ao Cotton Bowl, e muito teria provavelmente levado aos Playoffs, se eles existissem no período. Depois do período com os Red Raiders, Leach treinou Washington State também com sucesso, chegando a final de conferência em 2018. Em 2021 e 2022, teve campanhas positivas com Mississippi State, e chegou a estar dentro do top 25 com a equipe.

 

Qual sua contribuição para o esporte?

Conceitualmente, se você já jogou Madden, com certeza já utilizou alguma jogada popularizada por Mike Leach. Sabe aquela Mesh que você usa? Sim, aquilo é Air-Raid, vinda de uma adaptação do Lavell Edwards. A importância dele vai muito além de alguns desenhos, e sim da árvore que ele criou ao redor do seu sistema de jogo e de acreditar em treinadores que não tem o background clássico de praticar o esporte. O próprio Leach jogou Rugby em BYU, Sonny Dykes, seu assistente e que é o treinador da semifinalista TCU, era jogador de beisebol no College. Dave Aranda, treinador de Baylor, nunca jogou futebol americano. Uma das grandes qualidades de Leach era confiar em jovens que ele via potencial. Além disso, Lincoln Riley, Kliff Kingsbury, Dana Holgorsen, Josh Heupel, Neal Brown, Sonny Cumbie e Graham Harrell também fazem parte de sua árvore. Heupel, Riley, Aranda e Dykes tiveram a chance de treinar escolas de nível que Mike Leach jamais teve. Muito por conta de seu estilo pouco ortodoxo, principalmente lidando com a imprensa, o que gerou ótimos momentos que ficarão guardados.

Mike Leach e Lincoln Riley

 

Mike Leach’s Best Quotes

made me laugh a little, advice on marriage

WSU players convince their HC Mike Leach to bellyflop at a team pool outing 💀

Hoje, não há time de futebol americano competitivo, que não tenha um dedo do que Mike Leach ensinou. Patrick Mahomes é um filho da Air Raid, Bill Belichick e Nick Saban, os dois maiores técnicos da história e gênios defensivos, após tanto lutarem contra as inovações propostas, incorporaram as jogadas em seu playbook. O RPO, tão falado nos últimos anos dentro da NFL, nada mais é que uma evolução da Air Raid. Então quando falamos de Mike Leach é necessário usar três palavras que o definem como treinador e pessoa: inovador, humano e, acima de tudo, corajoso. Corajoso de inovar em um jogo com tantas regras não escritas, de tentar e de ser um vencedor jogando da sua própria maneira, sem se curvar ao status quo.



You may also like

1 comentário

Felipe Amorim 14 de dezembro de 2022 - 13:08

Que trabalho fantástico esse texto, maravilhoso.
Seria muito bom poder ver mais desses textos sobre história do esporte, e árvore de treinadores no futuro (inter-temporada talvez).
Que sua vida e obra sejam celebrados

Reply

Leave a Comment