Temporada de 2018 de Penn State
Recorde: 9-4 (Venceu o Citrus Bowl contra Kentucky)
Treinador: James Franklin
Pontos por jogo: 33,8 (32º de 130)
Pontos cedidos por jogo: 20,5 (18º de 130)
Mudanças no coaching staff para 2019: Nenhuma na coordenação ou head coach.
Depois da saída de peças ofensivas importantes, o ataque de Penn State será reconstruído nessa temporada, enquanto a defesa continuará o seu alto nível e deve carregar o time durante os problemas ofensivos. O QB Trace McSorley era o quarterback do time há 3 temporadas e embora não fosse um jogador de alto nível para a NFL, era sólido o suficiente para vencer no College, a mudança de QBs pode causar um certo desconforto mas a esperança é que o time melhore no longo prazo.
Quarterbacks: Sean Clifford e Will Levis.
A escolha ainda não foi feita oficialmente por James Franklin, mas está bastante claro que Sean Clifford será o titular, até por termais experiência que Levis. Clifford é um redshirt sophomore que foi um recruta 4 estrelas saindo do high school. Ele teve apenas 7 passes tentados na temporada passada, mas mesmo assim ainda conseguiu marcar 2 touchdowns e 195 jardas. Com a transferência de Tommy Stevens para Mississippi State, a titularidade caiu no colo de Clifford e veremos como ele reagirá a isso.
Preciso ficar de olho nele para o Draft? Não, a não ser que algo muito especial aconteça na temporada.
Running backs: Ricky Slade, Journey Brown, C.J. Holmes.
Depois de anos seguidos de Saquon Barkley e Miles Sanders, a fábrica de running backs de Penn State tem ótimos nomes para continuar produzindo a todo vapor. O sophomore Ricky Slade, recruta 5 estrelas saindo do ensino médio, provavelmente será o titular da temporada. As posições reservas, entretanto, não estão tão claras assim. Journey Brown, redshirt sophomore, também é outro que deve contribuir bastante com a sua velocidade, já que era atleta de 100 metros rasos no ensino médio. CJ Holmes se transferiu de Notre Dame e precisou esperar um ano longe dos gramados para satisfazer as regras de transferência da NCAA também é outro jogador para ficar de olho.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: Journey Brown.
Wide receivers: Justin Shorter, K.J. Hamler, Jahan Dotson, Cam Sullivan-Brown.
Os Nittany Lions não possuem nenhum wide receiver que seja junior ou senior com chances de ser titular, isso mostra bastante da falta de experiência que o grupo de recebedores terá que passar durante a temporada. Na temporada passada, o WR com mais produção foi o redshirt sophomore KJ Hamler com apenas 754 jardas aéreas e 5 touchdowns. Depois de liderar o time mesmo sendo apenas um freshman, os torcedos de Penn State esperam um ano ainda mais produtivo de Hamler.
Ainda mais esperançosos estão com o RS freshman Justin Shorter, pois ele foi o wide receiver mais bem ranqueado saindo do high school em sua classe. Na temporada passada, ele entrou em campo apenas 4 jogos, mas agora será uma peça fundamental no ataque aéreo deste time. Jahan Dotson é um true sophomore que mostrou habilidade de ganhar jardas depois da recepção, mas precisa melhorar a sua técnica de recepção.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: K.J. Hamler.
Tight ends: Pat Freiermuth, Nick Bowers.
Outro jogador que Penn State tem grande esperança de se tornar verdadeiramente grande é o tight end Pat Freiermuth, mesmo sendo um true freshman, Freiermuth liderou o time com touchdowns recebidos (8) e empatou em segundo lugar na história da universidade com mais touchdowns em uma temporada por um tight end. Do jeito que foi sua primeira temporada, Freiermuth será um nome bem forte para o Draft de 2021. Nick Bowers é um senior que pode contribuir para o time mas não tem muitas expectativas profissionais.
Linha ofensiva titular: Rasheed Walker, Steven Gonzalez, Michal Menet, CJ Thorpe e Will Fries.
O grande nome da linha ofensiva da temporada passada Connor McGovern saiu para o Draft e deixou algumas dúvidas. A principal delas será a posição de LT que hoje é do RS freshman Rasheed Walker. O meio da linha é mais solidificado com jogadores mais experientes. O center (Michael Menet), left guard (Steven Gonzalez) jogaram a temporada passada inteira, enquanto a vaga de right guard ainda parece estar em disputa.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: Steven Gonzalez.
Linha defensiva titular: Yetur-Gross Matos, Robert Windsor, Antonio Shelton e Toney Shaka
Yetur-Gross Matos é a grande estrela dessa linha defensiva e até chegamos a comentar sobre ele no podcast dessa semana. Antonio Shelton fará a sua primeira temporada como titular depois de duas como reserva, mas sua pouca produção não empolga muito para a temporada. Toney Shaka é o speed rusher dessa linha defensiva que substituirá Shareef Miller, mas precisamos ficar atento também com o RS junior Jayson Oweh que postou no seu twitter com o tempo dos 40 jardas em inacreditáveis 4,33 segundos. Se isso foi bem cronometrado eu não sei, mas ficaremos atentos.
4.33!!!! Talk To Me Nice🤮
— Jayson Oweh (@JaysonOweh) April 24, 2019
Jogadores para ficar de olho para o Draft: Yetur-Gorss Mattos, Toney Shaka e Jayson Oweh.
Linebackers: Micah Parsons, Jan Johnson, Cam Brown
Mais um jogador jovem que se destacou entre os veteranos, Micah Parsons liderou o time em tackles mesmo sendo true freshman e só iniciando uma partida. Nessa temporada, está claro que ele será o titular desde o começo. O coordenador defensivo Brent Pry tem exaltado bastante o crescimento de Parsons durante a intertemporada e deve ser um dos principais líderes desse time já em 2019. Os outros dois, Jan Johnson e Cam Brown são seniors importantes, principalmente Cam Brown que é bastante atlético e pode aparecer no meio do Draft de 2020.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: Cam Brown.
Cornerbacks: John Reid e Tariq Castro-Fields.
John Reid teve um começo de temporada ruim mas elevou o nível conforme os jogos foram passando, provavelmente que a recuperação da lesão sofrida no ACL em 2017 teve impacto no início e depois foi ficando mais confiante, tanto é que terminou sendo lembrando como menção honrosa na seleção da Big Ten.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: John Reid.
Safeties: Garrett Taylor, Jonathan Sunderland e Lamont Wade.
Garrett Taylor foi uma menção honrosa na seleção da Big Ten e é a única certeza de titularidade na unidade. Taylor teve a sua primeira temporada como titular no ano (3 interceptações), sendo um jogador importante para ficar de olho para o Senior Bowl em Janeiro. A outra vaga será disputada entre o junior Lamont Wade e o RS sophomore Jonathan Sunderland.
Jogadores para ficar de olho para o Draft: Garrett Taylor.