Chegamos a penúltima semana do College Football. E essa é a semana das rivalidades, onde rivais históricos se encontram para terminar a temporada regular de toda a FBS. Equipes que se odeiam decidem quem termina por cima, ou por baixo, a temporada. As vezes, equipes que tiveram temporadas regulares abaixo da média, entram com o intuito de arruinar todo o esforço que seu maior rival teve para chegar em condições de alcançar os Playoffs, ou uma final de conferência. Então, podemos ver surpresas ou equipes passando apuros, quando não deveriam, o que pode impactar o ranking do College Football Playoffs, feito pelo comitê. Com isso, podemos considerar os jogos abaixo como fundamentais pela luta dos Playoffs, ou final de Conferência:
The Game – #3 Michigan @ #2 Ohio State – 26/11 – 14hs
O clássico mais impactante de todo College Football, ao lado do Iron Bowl, tem uma de suas edições mais importantes. Apesar de ser uma partida que costuma ser naturalmente a decisão antecipada da Big Ten, visto a falta de rivais capacitados na divisão. Para se ter noção, o último campeão de conferência vindo da divisão Oeste é Wisconsin, no longínquo ano de 2012. Então, o duelo entre Buckeyes e Wolverines vale a invencibilidade e uma vaga no College Football Playoffs. O perdedor ainda deve conseguir a última vaga para a semifinal nacional. A condição do perdedor recai sobre alguns fatores: não perder por muito, a provável derrota de LSU para Georgia na final da SEC, e as apresentações de USC nas próximas semanas.
É um confronto de estilos completamente distintos de jogo. Enquanto Ohio State confia muito na capacidade de seu jogo aéreo, com CJ Stroud, forte candidato ao Heisman Trophy, e seus recebedores, Marvin Harrison Jr, Emeka Egbuka e até um possível retorno para essa partida de Jaxon Smith-Njigba; os Wolverines confiam muito no seu jogo corrido, num estilo que é próprio de Jim Harbaugh e das equipes que seus discípulos comandam. Quem se beneficia disso é Blake Corum, Running Back que também é forte candidato ao Heisman. Já defensivamente, os Wolverines contam com uma equipe repleta de talentos, principalmente na linha defensiva, esse é o grande diferencial entre as duas equipes. Ohio State é favorita por 8 pontos.
Jogadores para ficar de olho: Mazi Smith (NT-Michigan), Mike Morris (DE-Michigan), DJ Turner (DB-Michigan), JT Tuimoloau (DE-OSU), Tommy Eichenberg (LB-OSU), Ronnie Hickman (S-OSU).
Iowa State @ #4 TCU – 26/11 – 18hs
Os Horned Frogs mantiveram vivas suas chances de playoffs virando uma partida no último segundo contra Baylor, o que ajudou a consolidar a temporada fantástica dos comandados de Sonny Dykes. Já Iowa State tem seu pior ano no comando de Matt Campbell, sem chance de se qualificar a um bowl, incluindo um 1-7 nas últimas 8 partidas. Apesar disso, seis dessas sete derrotas foram por 7 pontos ou menos, o que demonstra um time competitivo. Um fato interessante é que o Quarterback de TCU, Max Duggan, nascido no estado de Iowa, venceu todos seus rivais da Big 12 na carreira, menos Iowa State, seria uma maneira interessante fechar a temporada regular. Os Horned Frogs são favoritos por 10 pontos.
Jogadores para ficar de olho: Xavier Hutchinson (WR-ISU), Will McDonald (DE-ISU), TJ Tampa (DB-ISU), Kendre Miller (RB-TCU), Quentin Johnston (WR-TCU), Dee Winters (LB-TCU)
#5 LSU @ Texas A&M – 26/11 – 21hs
Os Tigers são a equipe que está com a senha número 1 da fila de espera para os Playoffs, e enfrentam uma das maiores decepções do College no ano. Os Aggies começaram a temporada cotadas para ser campeã da SEC, visto que na última temporada teve a classe mais forte de recrutamento de todo o país e conseguiu derrubar Alabama, o que apontava para um 2022 de ainda mais destaque, acabou por terminar com o recorde de 4-7, tirando qualquer hipótese de Bowl. Já LSU começou o ano com derrota para Florida State num extra Point bloqueado que levaria o jogo a prorrogação.
Vitórias consecutivas contra Ole Miss e Alabama credenciaram a equipe de Brian Kelly a esperar por uma vaga nos Playoffs. A defesa dos Aggies é uma das piores do país contra a corrida, e o ataque dos comandados de Jimbo Fisher não fazem mais de 30 pontos desde o Halloween de 2021. É um confronto de um time que não tem nada a perder, contra uma equipe que tem tudo em jogo nesta partida, e semana que vem contra Georgia na final da SEC. LSU é favorita por 10 pontos.
Jogadores para ficar de olho: Harold Perkins (DE-LSU), BJ Ojulari (DE-LSU), Micah Baskerville (LB-LSU), Demani Richardson (DB-TAMU), Antonio Johnson (S-TAMU), Tyreek Chappell (DB-TAMU).
#15 Notre Dame @ #6 USC – 26/11 – 21h30
USC é uma equipe que seguiu sob o radar dos playoffs por muitas semanas, muito por conta da série de equipes que estavam na frente, inclusive programas da própria Pac-12. Com as derrotas de Oregon e Utah, USC ganhou a primeira fila e depende de uma combinação relativamente simples para chegar nos Playoffs: ganhar seus dois próximos jogos, torcer para Georgia vencer USC e uma vitória larga para algum dos lados em Ohio State e Michigan colocaria os Trojans dentro dos Playoffs pela primeira vez na história. Já Notre Dame teve um ano de altos e baixos, começando 0-2 com derrotas para Ohio State e Marshall, desde então derrota apenas para Stanford e uma vitória consistente contra Clemson. Uma vitória contra os Trojans significaria provavelmente entrará no top 10 e ir a um bowl de ano novo, apesar de começar o ano de maneira ruim. USC é favorita por 4,5 pontos.
Jogadores para ficar de olho: Michael Meyer (TE-ND), Isaiah Foskey (DE-ND), JD Bertrand (LB-ND), Caleb Williams (QB-USC), Tuli Tuipulotu (DE-USC), Mekhi Blackmon (CB-USC).
Menções Honrosas:
Florida @ #16 Florida State – 25/11 – 21h30
Palmetto Bowl – South Carolina @ #8 Clemson – 26/11 – 14hs
Iron Bowl – Auburn @ #7 Alabama – 26/11 – 17h30
#9 Oregon @ #21 Oregon State – 26/11 – 17h30
Kansas @ #12 Kansas State – 26/11 – 22hs
Apple Cup – #13 Washington @ Washington State – 27/11 – 00h30