Na última terça-feira, tivemos o lançamento do primeiro ranking do college football playoffs, com algumas surpresas. A primeira delas é Tennessee como número 1, enquanto o ranking da AP dava Georgia como a primeira colocada. A grande diferença é que enquanto os Volunteers enfrentaram 5 equipes ranqueadas nas 8 partidas até agora, os Bulldogs enfrentaram apenas os Ducks como ranqueados na semana 1. Outro ponto de inflexão é Ohio State em segundo, enquanto Michigan está em quinto.
A nível de teste contra uma equipe de bom nível, Penn State, os Wolverines fez um jogo exponencialmente melhor, enquanto os Buckeyes não conseguiram jogar no nível esperado, o que também aconteceu na partida contra Notre Dame na primeira semana do ano. Já LSU dentro do top 10 seja um dos pontos mais chocantes de todo o ranking, com uma derrota para Florida State na semana 1 e sendo dominada por Tennessee, teve como boas vitórias os jogos contra Ole Miss e Florida, nada que faça considerar a equipe dentro das 10 melhores da competição. Destaque para Texas, que apesar do bom time, tem 3 derrotas e é a única equipe com 5-3 ranqueada, na posição 24.
Jogos da semana:
#1 Tennessee @ #3 Georgia – 05/11 – 16h30
O jogo do século, é assim que a imprensa americana descreve o confronto entre as duas equipes invictas na SEC East. Para colocarmos em perspectiva, o ingresso mais barato a venda está saindo pela bagatela de 500 Dólares, ou 2500 Reais. Tennessee tem uma campanha de 5-0 contra times dentro do top 25, enquanto os Bulldogs terão seu segundo confronto contra uma equipe que está entre as 10 melhores ranqueadas. O grande duelo é o ataque dos Volunteers, que pode ser considerado um dos melhores ataques da história da FBS, principalmente com o QB Hendon Hooker, um dos principais candidatos ao Heisman em 2022, contra a defesa de Georgia.
Os Bulldogs não poderão contar com seu principal LB, Nolan Smith. É importante frisar que Tennessee colocou 52 pontos em Alabama, a pior marca do século para o Crimson Tide. Kirby Smart poderá entender os erros de seu tutor, Nick Saban, e controlar Hooker e companhia? É sobre isso que o jogo se trata. Do outro lado da bola, vantagem para os Volunteers, que têm a segunda melhor defesa contra o jogo corrido da SEC, algo fundamental para controlar o ataque de Georgia. Com isso, Stetson Bennett deve confiar em seu principal alvo, o TE Brock Bowers para conseguir a vitória dentro de seus domínios.
Jogadores para ficar de olho: Jalin Hyatt (WR-Tenn), Hendon Hooker (QB-Tenn), Byron Young (DE-Tenn), Brock Bowers (TE-UGA), Christopher Smith (DB-UGA), Kelee Ringo (CB-UGA). Georgia é favorita por 7,5 pontos.
#6 Alabama @ #10 LSU – 05/11 – 20hs
Os dois times voltando de bye, e projetando um confronto entre ranqueados, mas será um confronto top 10, já que o Comitê colocou LSU como a melhor equipe com duas derrotas, e melhor que várias equipes com apenas uma derrota, deixando os Tigers na décima posição. O vencedor tem controle do próprio destino na SEC West. Uma derrota para o Crimson Tide e as chances de playoffs despencam, enquanto LSU cresce em caso de vitória, podendo entrar na briga pelas quatro vagas mesmo com duas derrotas. Ou seja, os Tigers pouco têm a perder no confronto, enquanto para o Crimson Tide é um jogo de vida ou morte.
Para conseguir vencer Alabama em seus domínios, LSU terá que quebrar um tabu: desde 2010 não vence o Crimson Tide em Baton Rouge, além desse tabu, Brian Kelly nunca venceu Nick Saban. Esse deve ser um bom jogo para Jahmyr Gibbs, que enfrenta uma das piores defesas contra o jogo corrido, com quase 150 jardas cedidas por terra por partida, esse é o principal matchup do confronto.
Jogadores para ficar de olho: Will Anderson Jr (Bama-DE), Jahmyr Gibbs (RB-Bama), Brian Branch (DB-Bama), BJ Ojulari (LSU-DE), Kayshon Boutte (WR-LSU), Micah Baskerville (LB-LSU). Alabama é favorita por 13,5 pontos.
#24 Texas @ #13 Kansas State – 05/11 – 20hs
Jogo valendo vaga na final da Big 12 para Kansas State, que ganharia a chance de reenfrentar TCU na final de conferência. Para Texas, uma vitória provocaria um empate quádruplo entre Oklahoma State, Kansas State, os Longhorns e Baylor. Ambas equipes têm como último confronto uma partida contra os Cowboys, Texas há duas semanas, uma derrota por 41-34, enquanto os Wildcats humilharam os comandados de Mike Gundy pelo placar de 48-0. Kansas State tem uma das melhores defesas da FBS e um ótimo Running Back em Deuce Vaughn, enquanto Texas tentará manter o controle do relógio com Bijan Robinson e Quinn Ewers, o favoritismo dos Wildcats se faz válido pela fase de ambas equipes.
Jogadores para ficar de olho: Bijan Robinson (RB-Texas), Demarvion Overshown (LB-Texas), Jerrin Thompson (DB-Texas), Deuce Vaughn (RB-KSU), Felix Anudike-Uzomah (DE-KSU), Austin Moore (LB-KSU). Texas é favorito por 2,5 pontos.
Menções Honrosas:
#23 Oregon State @ Washington – 04/11 – 23h30
Texas Tech @ #7 TCU – 05/11 – 13hs
Florida @ Texas A&M – 05/11 -13hs
#18 Oklahoma State @ Kansas – 05/11 – 16h30
#4 Clemson @ Notre Dame – 05/11 – 20h30
#21 Wake Forest @ #22 NC State – 05/11 – 21hs
#12 UCLA @ Arizona State – 05/11 – 23h30