Trocas envolvendo jogadores por múltiplas escolhas de primeira rodada nos últimos 2 anos: Valeu a pena?

by Felipe Vieira

No domingo (26), Jamal Adams foi trocado para Seattle junto com uma escolha de quarta rodada de 2022 por duas escolhas de primeira rodada, uma terceira rodada de 2021, além do safety Bradley McDougald. Com o valor elevado, muitos se questionaram se Seattle fez o certo de buscar o safety All Pro para reforçar a defesa pagando tudo o que pagou, mas como nós sabemos que o ideal de analisar uma troca é depois de alguns anos, fomos atrás das últimas trocas que envolveram duas escolhas de primeira rodada para ver se o valor pago compensou.

Khalil Mack

Las Vegas Raiders enviam Khalil Mack, segunda rodada de 2020 (TE Cole Kmet), sétima rodada de 2020 (Arlington Hambright) para Chicago Bears por primeira rodada de 2019 (RB Josh Jacobs), primeira rodada de 2020 (CB Damon Arnette), terceira rodada de 2020 (WR Bryan Edwards) e sexta rodada de 2019 (usado em um trade up para a quinta rodada que também foi trocado posteriormente). 

Três jogadores nesse acordo ainda não entraram em campo, mas acredito já ser possível conseguir analisar de forma mais clara dois anos após a troca. Os Raiders na época receberam uma enxurrada de críticas por trocar Defensive Player of The Year de 2016 por um valor que chegou a ser considerado pequeno, principalmente porque se esperava que os Bears fossem aos playoffs nos anos seguintes por possuir um time bastante forte e um quarterback que gerava uma certa esperança na torcida (engraçado ler isso hoje, mas na época era verdade).

Apesar de ter jogado apenas uma temporada, Josh Jacobs mostrou potencial para ser um RB top-10 na liga logo de cara e brigou para ser o Offensive Rookie of the Year, mas esbarrou com Kyler Murray e acabou ficando sem o prêmio. Mesmo com todas as críticas de se escolher running back alto no Draft não podemos ignorar que a escolha acabou sendo positiva e certamente ajudará a franquia nos anos seguintes. Já Damon Arnette foi considerado um reach por nós e os Raiders poderiam ter aproveitado melhor o valor da escolha 19 geral. O wide receiver Bryan Edwards é adorado por alguns analistas por conta da sua fisicalidade mas seus problemas em rastrear a bola e se ajustar devidamente a ela nos fazem duvidar da escolha, apesar de tudo isso, Edwards ainda pode produzir bastante se tiver um alto volume de targets, algo que é possível dado que o atual grupo de recebedores ainda é fraco e Henry Ruggs talvez não precise de muitos targets para produzir.

Khalil Mack teve um ano decepcionante em 2019 mas mesmo assim ainda é um dos principais edge rushers da liga, soma-se a isso que ainda recebeu o tight end Cole Kmet para completar o negócio e me parece fácil de decidir o lado favorável para os Bears.

Vencedor da troca: Chicago Bears.

Jalen Ramsey

Jacksonvile Jaguars enviam Jalen Ramsey para Los Angeles Rams por primeira rodada de 2020 (K’Lavon Chaisson), primeira rodada de 2021 e quarta rodada de 2021.

Jalen Ramsey chegando em grande estilo exigindo ser o mais bem pago da posição.

Depois de literalmente chegar no training camp de 2019 em um carro-forte pedindo para ser pago, os Jaguars resolveram trocar o cornerback estrela para Los Angeles em outubro por duas escolhas de primeira rodada e outra de quarta. Em Los Angeles, Ramsey não conseguiu manter o nível que já era padrão em Jacksonville e não foi um cornerback top-5 em 2019 e se quiser discutir, talvez não merecesse sequer top-10, embora não tenha ficado muito distante disso.

Outro fator bastante preocupante é que Ramsey ainda não foi pago e pode ser que cause problemas para os Rams em um futuro bastante próximo. Com a redução do salary cap confirmado em 2021, será difícil de fazer com que o cornerback se adeque à nova realidade e o mais provável de acontecer é que vejamos Ramsey fazendo patacoada (embora extremamente engraçada) semelhante como a da foto acima.

Sinceramente, ainda não vejo os Jaguars arrependidos de fazer essa troca, talvez arrependidos de terem errado em outros momentos para não ter um time competitivo suficiente que compensasse manter o jogador, mas como a análise é dessa troca exclusivamente, acredito estarem satisfeitos com o valor retornado. Já os Rams começam a suar frio ao pensar na possibilidade de perder o jogador em um futuro breve de graça ou por um valor muito menor do que o investido.

Vencedor da troca: inconclusivo.

Laremy Tunsil

Miami Dolphins enviam OT Laremy Tunsil, WR Kenny Stills, quarta rodada de 2020 (CB John Reid) e sexta rodada de 2021 para Houston Texans por primeira rodada de 2020 (CB Noah Igbinoghene), primeira rodada de 2021, segunda rodada de 2021, CB Johnson Bademosi, OT Julien Davenport.

Tunsil é um offensive tackle que possui pedigree de ter sido escolhido no topo do Draft e poderia até mesmo ter sido escolhido antes caso não tivesse tido problemas com drogas recreativas e filmado o momento de seu relaxamento. Com apenas um sack cedido na temporada, Tunsil trouxe uma certa tranquilidade na posição para os Texans, mas a linha ofensiva ainda precisa melhorar mais para ser considerada sólida. Além da troca, os Texans já renovaram contrato com o left tackle fazendo com que o jogador fosse o mais bem pago da posição por 4 milhões a mais na frente do segundo offensive tackle mais bem pago (Lane Johnson). Tudo isso nessa troca do Tunsil grita exagero. O draft capital e o dinheiro foram acima do que deveriam ter sido. Que bom para os Dolphins que ainda possuem duas escolhas com alto valor de draft capital em 2021.

Vencedor da troca: Dolphins.

Bônus

Minkah Fitzpatrick

Miami Dolphins enviam S Minkah Fitzpatrick, quarta rodada de 2020 (iOL Kevin Dotson) e sétima rodada de 2021 para Pittsburgh Steelers por uma primeira rodada de 2020 (Austin Jackson), quinta rodada de 2020 (EDGE Jason Strowbridge) e sexta rodada de 2021.

Apesar de não envolver múltiplas primeiras rodadas, quis adicioná-la na lista porque foi bastante comentada ano passado. Muito criticada no momento pelo fato dos Steelers estarem com um recorde negativo, sem quarterback e correrem o risco de gastar uma escolha top-10 por Minkah Fitzpatrick. Felizmente, desse mal eu não sofro e elogiei a troca no momento que aconteceu, pois sabia que Minkah era um jogador muito acima da média e teria sido o melhor safety de 2020 caso essa fosse sua classe. Nos Steelers, Fitzpatrick pareceu uma estrela em ascensão transformando completamente a secundária de Pittsburgh em poucas semanas. Com 7 turnovers gerados na temporada, a torcida dos Steelers está extremamente satisfeita com a troca. Olhando pelo lado de Miami, os Dolphins ficaram com o OT Austin Jackson e o EDGE Jason Strowbridge, que apesar de não terem sequer jogado na NFL, eu duvido muito que cheguem no nível de impacto do safety.

Vencedor da troca: Steelers.

You may also like

3 comentários

Rodrigo Alane 30 de julho de 2020 - 14:04

Essa do Texans ai pode colocar o selo Obrien de qualidade.
Felipe, Colts trocaram pelo Buckner já com uma renovação contratual definida, pelo que deu pra perceber, os times sofrem quando cedem alto valor de draft capital e viram ” reféns ” dos jogadores e são obrigados a ceder suas exigências como no casodo Tunsil e provável do Ramsey, não seria mais inteligente já fechar a troca com uma renovação ingatilhada?

Reply
Felipe Vieira 30 de julho de 2020 - 14:07

Sim! Eu particularmente nunca trocaria pagando tudo isso sem que estivesse com o jogador preso a minha franquia por longos anos. É a receita do fracasso escrita pra renovar depois, complica demais por acabar dando leverage demais pro jogador trocado que se sente no direito de pedir mais dinheiro ainda.

Reply
Rodrigo Alane 30 de julho de 2020 - 14:05

Porque ao meu ver, se o Tunsil tivesse renovado por um valor mais razoável de mercado, a troca seria melhor pro Texans.

Reply

Leave a Comment