Análise: os acertos na semana 6 do College Football

by Felipe Vieira

Peço a licença de Deivis Chiodini para invadir a sua coluna semanal dessa vez e comentar os grandes destaques da semana 6 do College Football. Sendo bem sincero, foi mais uma semana bem parada em relação a jogos competitivos entre times realmente relevantes, mas isso finalmente está acabando e daqui pro final do calendário tende a ficar bem mais equilibrado, já começando por essa semana.

Provavelmente o maior destaque da semana ficou com o running back Jonathan Taylor mais uma vez. Já são 16 touchdowns para o produto de Wisconsin em apenas 5 partidas jogadas, empatando com o número da temporada passada e que tinha sido a sua melhor marca da carreira. Taylor tem respondido todas as dúvidas possíveis para os scouts e ao meu ver tem conseguido se separar como o RB1 da classe, algo que eu considerava difícil de se fazer nesta classe. Na semana 6, foram 5 touchdowns contra Kent State e ainda descansou a partir do final do terceiro período. Um dos touchdowns que chamaram atenção foi no início do segundo tempo, Taylor mostrou toda a sua habilidade de ser um corredor norte/sul e fazer apenas cortes necessários, algo que muitos running backs no college tem dificuldade e acabam demorando a se adaptar para a NFL.

Um jogador que se colocou no meu radar foi o linebacker Jordyn Brooks de Texas Tech. Brooks já é um senior e confesso nunca ter me importado muito com o jogador até sábado. porém depois da performance pornográfica que ele teve, esse erro não acontecerá mais. Foram 19 tackles, 4 tackles for loss, 3 sacks e 1 fumble forçado. Certamente sem Brooks, Texas Tech não teria sido capaz de vencer o favorito Oklahoma State. O que é mais impressionante é que mesmo assim, o running back Chuba Hubbard ainda eve 156 jardas e 3 touchdowns na partida. Às vezes é necessário mais de um para parar um grande jogador. Todos os três sacks de Brooks vieram em momentos importantes da partida ou em terceira descida. Além disso, ele ainda foi o responsável por parar uma conversão de 2 pontos na goal line. De vez em quando, alguns bons defensores aparecem na Big 12. O radar está ligado para saber se não foi apenas a partida da vida de Brooks ou se tem mais para entregar.

Outro jogador que tem se destacado semana após semana é o edge rusher Kwity Paye de Michigan. Paye é um junior que tem 7,5 tackles for loss e 4,5 sacks na temporada. Na partida contra Iowa, seu melhor jogo. Foram 2,5 sacks e 2,5 tackles for loss. Um desses sacks mostrou uma técnica evoluída de Paye. Paye utiliza o seu club/rip move e mostra bom atleticismo ao conseguir finalizar a jogada.

Paulson Adebo está em uma montanha-russa nessa temporada. O ponto baixo certamente foi quando ele foi queimado repetidamente pelo wide receiver Gabriel Davis de UCF, mas essa semana ele está no ponto alto. Contra o forte ataque de Washington, Adebo conseguiu ser um shutdown corner que se espera dele. Mesmo contra um bom quarterback como é o Jacob Eason e bons jogadores no grupo de wide receivers (apesar de Adebo não ter ido contra Aaron Fuller com frequência na partida), Adebo mostrou o talento que muitos acreditavam que ele tinha ao ser projetado como primeira rodada.

Um dos meus candidatos a “filhos do Draft” dessa classe é o wide receiver Gabriel Davis e com UCF jogando na sexta-feira, foi a primeira vez que acompanhei ao vivo prestando atenção exclusivamente nele. Bem, apesar do quarterback ruim jogando que estava totalmente impreciso (como pode ser visto abaixo), ele não me decepcionou.

Foram 170 jardas e 13 recepções e alguns indicativos de que ele pode ser uma escolha top-100 no próximo Draft. Uma das melhores qualidades de um wide receiver não é a velocidade que ele consegue correr, mas sim a velocidade que ele consegue parar. Apesar de Davis ter 6’3″ de altura, ele consegue parar a sua aceleração e mudar de direção com boa velocidade. Ainda há alguns pontos que ele poderia melhorar na jogada abaixo, mas a forma como ele ataca a bola voltando para agarrá-la e a aceleração/desaceleração são empolgantes.

You may also like

Leave a Comment