Temporada de 2018 de FSU
Recorde: 5-7 (não foi para nenhum bowl)
Treinador: Willie Taggart
Pontos por jogo: 21,9 (113º de 130)
Pontos cedidos por jogo: 31,5 (90º de 130)
Mudanças no coaching staff para 2019: Novo coordenador ofensivo (Kendall Briles, ex-Houston)
O ano de 2018 de FSU foi cheio de recordes… negativos. Com uma das piores linhas ofensivas de todo o país – talvez a pior – o time de Florida State não conseguiu emplacar o ataque em nenhum momento da temporada. Foram 36 sacks cedidos (109º de 129 times), 103 tackles for loss (126º) e uma marca no jogo terrestre que só não foi o pior da história da universidade porque em 1947 (primeiro ano do programa) ficou abaixo. Para essa temporada, a expectativa é de uma melhora considerável, principalmente por conta da chegada de Kendall Briles, coordenador ofensivo que ficou no top-10 em jardas por jogo em todas as 4 temporadas como OC. Briles não usará playbook nessa temporada para manter um ataque super simples e rápido.
Quarterback titular: James Blackman
O quarterback do time provavelmente será James Blackman, apesar de Taggart não ter anunciado ainda a titularidade ao true Junior, os seus concorrentes pela posição estão atrás de Blackman. Blackman assumiu a titularidade em 2017 como true freshman depois da lesão de Deondre François e jogou os últimos 12 jogos levando o time para 7 vitórias e 5 derrotas. Em 2018, François voltou a ser o titular, enquanto Blackman jogou apenas contra NC State e conseguiu 421 jardas aéreas e 4 touchdowns. Alex Hornibrook transferido de Wisconsin será o reserva.
Preciso ficar de olho nele para o Draft? Não, a não ser que algo muito fora da curva aconteça.
Running backs: Cam Akers, Khalan Laborn, Anthony Grant
Cam Akers é claramente o principal nome do ataque de FSU e tudo indica que ele se declarará para o Draft de 2020. Akers teve uma temporada de números bem abaixo do que esperado no ano passado, principalmente por culpa da péssima linha ofensiva que bloqueava para ele, ainda assim mostrou flashes de um ótimo jogador com capacidade de fazer grandes jogadas. Akers terá que melhorar a sua proteção de bola e torcer para que a sua OL seja mais competente em 2019. Khalan Laborn foi um prospecto no ensino médio 5 estrelas, então é esperado que possa contribuir depois de perder a temporada passada por causa de lesão no joelho. Caso Laborn consiga se manter em campo e fazer uma boa dupla com Akers, Laborn pode se declarar, já que fica elegível nessa temporada, mas exigiria uma temporada surpreendente dele.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Cam Akers, Khalan Laborn.
Wide receivers titulares: Tamorrion Terry, Keith Gavin, DJ Matthews.
O grupo de wide receivers de FSU não é muito empolgante à primeira vista. Tamorion Terry liderou o time em jardas, touchdowns recebidos e média de jardas por recepção na temporada passada mesmo sendo apenas um freshman. Agora, ele terá a responsabilidade de ser o principal recebedor desde o começo da temporada. Keith Gavin é um senior com diversos problemas técnicos que não deve ser um produto quente para o Draft. DJ Matthews será o slot e é esperado que tenha uma participação importante no time.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Tamorrion Terry.
Tight ends: Mais uma unidade que ficou devendo bastante na temporada passada. Tre’ McKitty foi o titular e volta para o seu ano de Junior, mas não mostrou nada especial na temporada passada que empolgasse para este ano. Camren McDonald é um true sophomore que jogou no ano passados nos times especiais, talvez ele seja a grande esperança do time de ter um jogador mais efetivo no time.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Ninguém.
Titulares da linha ofensiva: Incerto.
O grande problema de 2018 ainda parece estar incerto para essa temporada, mas é difícil de imaginar que será tão ruim quanto foi. Os seniors que saíram do time não serão tão sentidos assim, mas Landon Dickerson se transferiu para Alabama e era esperado que fosse titular na temporada. O guard Cole Minshew é um dos poucos jogadores dessa OL que é estabelecido como um bom jogador. O restante das vagas serão disputadas por jogadores transferidos de outro time, como é o caso do OT Ryan Roberts, transferido de Northern Illinois ou jogadores com pouca – ou nenhuma – experiência de jogo.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: LG Cole Minshew.
Linha defensiva titular: Joshua Kaindoh, Marvin Wilson, Cory Durden, Janarius Robinson.
A saída de Brian Burns é um golpe duro para a defesa e não há ninguém perto nessa temporada de ter o mesmo talento que ele. É provável que o time jogue em um sistema híbrido e utilize alguns linebackers para pressionar o quarterback também, porém nenhum possui uma grande habilidade de pass rush e é possível que isso seja responsabilidade dos freshmen, caso contrário, será um grande problema durante o ano todo novamente. Por dentro, o NT Marvin Wilson e o DT Cory Durden são bons jogadores, principalmente o Wilson que teve 4,5 tackles for loss e 3 sacks na temporada passada
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Marvin Wilson.
Linebackers: Dontavius Jackson, Emmett Rice, Jaleel McRae, Adonis Thomas, Hamsah Nasirildeen
O senior Dontavius Jackson será o líder dessa unidade e deve jogar como Mike ou Sam. Suas maiores qualidades são parar o jogo terrestre e a intensidade que joga, algo que será importante para elevar a auto-estima da unidade que é bem jovem e com pouca experiência. Jaleel McRae é apenas um true freshman, ranqueado 4 estrelas pela Rivals e ESPN e já deve disputar vaga de titular, pois seus treinos têm sido ótimos com destaque para o jogo de primavera. A outra novidade é que Hamsah Nasirildeen que foi safety na temporada passada mudará a posição para linebacker e possui todas as características suficientes para a mudança.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Dontavius Jackson e Hamsah Nasirildeen.
Cornerbacks: Stanford Samuels III, Asante Samuel Jr., Kyle Meyers, AJ Litton
Samuels III tinha mudado para safety na temporada passada e retornará para cornerback, posição que foi recruta 5 estrelas. Só por ser um prospecto 5 estrelas, Samuels III já garante uma vaga na NFL mesmo que seja como undrafted mas ainda terá que se declarar para o Draft visto que é um Junior. Liderou o time com 4 interceptações em 2018 e deve jogar melhor como cornerback. Asante Samuel Jr é um true sophomore que foi jogado na fogueira na temporada passada, mas conseguiu se sair razoavelmente bem tendo 9 passes desviados. A experiência do ano passado certamente ajudou bastante o crescimento de Samuel e alguns repórteres de FSU esperam uma grande temporada do jogador.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Stanford Samuels III
Safeties titulares: Jaiden Lars-Woodbey e Levonta Taylor.
Levonta Taylor é um senior que tinha grandes chances de se declarar na temporada passada mas acabou retornado por causa do ano ruim de FSU e uma lesão que o tirou por 5 jogos. Taylor estava jogando como cornerback na temporada passada e deverá retornar para a sua posição mais natural que é safety. Ele é um dos jogadores mais atléticos do College e chegou a correr as 40 jardas dentro de 4,31 segundos. Jaiden Lars-Woodbey é outro jogador que voltará para a posição de safety, já que na temporada passada jogou como linebacker. Com tantos jogadores retornando para suas posições naturais, nota-se que Taggart percebeu alguns erros da temporada passada e está tentando corrigi-los.
Jogadores para ficar de olho pro Draft: Jaiden Lars-Woodbey, Levonta Taylor
2 comentários
Ótimo post, primeira vez que acompanharei todo um processo de draft juntamente com o qualificado trabalho do OTC.
Gostaria de saber se tem uma ordem para quais serão as próximas universidades avaliadas.
Abraço
O próximo será de Texas A&M e o de sexta será de Washington. Depois disso não tem uma ordem definida ainda, abraços!