Chegamos no meio da temporada e já estamos com muito tape para ser analisado sobre os novatos. Muitas surpresas, decepções e alguns times já pensando no próximo draft. Com isso, já estamos pensando nos prêmios dados aos melhores novatos da temporada. Como ainda falta pouco mais da metade da temporada regular, vamos aos prêmios até aqui.
DROY: Darius Leonard
Eu sei que Minkah Fitzpatrick está jogando muito bem, eu sei que Bradley Chubb já tem 7 sacks na temporada e que Derwin James tomou conta da forte defesa dos Chargers, mas Darius Leonard está sendo um absurdo na temporada. Leonard já possui 88 tackles(lidera a NFL), 4 sacks, 2 passes desviados e 3 fumbles forçados(empatado com Kiko Alonso em linebackers off-ball).
Leonard tem sido um dos melhores jogadores em geral na NFL nessa temporada e está cada vez mais confiante no seu jogo fazendo jogadas no campo inteiro. Um pouco de contexto para a jogada abaixo: É o último período, 5 minutos no relógio com os Raiders atrás por 7 pontos. Em uma inside zone run, Leonard identifica o gap que precisa ficar responsável e se move lateralmente enquanto não tira os olhos do running back no backfield. O running back fica frente a frente com Leonard e o linebacker sabendo que o jogo está por uma campanha para empatar vai na jugular de Doug Martin para forçar o fumble. Um turnover que exigiu uma disciplina de gap, processamento e força mental para fazer esse tipo de jogada em um momento crítico da partida.
Darius Leonard com 2 meses de NFL já está fazendo jogadas para vencer partidas. Ele é o presente e o futuro da defesa dos Colts.
OROY: Saquon Barkley
Barkley é como um pedaço de madeira que a torcida dos Giants está se agarrando antes de ser levado pela correnteza. O running back tem sido um ponto brilhante na temporada e com apenas oito jogos, já passou das mil jardas de scrimmage. Barkley segue mostrando alguns defeitos que tinha no College de querer tirar uma corrida longa a todo momento ao invés de aceitar o que a defesa está lhe dando, mas quase toda partida ele consegue uma big play. O seu atleticismo permite esse tipo de coisa, o touchdown contra os Panthers na semana 5 foi de uma dificuldade altíssima e poucas pessoas falaram dessa jogada. Provavelmente há 2 ou 3 running backs na liga que fariam esse tipo de jogada.
Novato que mais decepcionou: Vita Vea
Vea se lesionou e ficou fora de grande parte da temporada regular. Com isso, é um pouco injusto com ele já ser tão cobrado, mas quando jogou, Vea teve apenas 3 tackles e deixou muito a desejar no jogo corrido que seria uma força quando Tampa o draftou. Ainda é muito cedo para chamar de bust, mas a torcida já não está com a mesma boa vontade que estava quando o draftou.
Previsão para a segunda metade da temporada
Breakout player: Courtland Sutton
Com a troca de Demaryius Thomas para os Texans, abriu uma chance para receber mais targets no ataque de Denver. Sobre o Sutton, no guia do OTC, nós falamos:
“Sutton é um dos poucos WRs nessa classe que podem fazer o receiver X no playbook. Jogador alto, muito atlético e que ainda consegue produzir jardas após o contato. Além do mais, será uma arma na redzone por conta de sua envergadura e catch radius.”
Na jogada abaixo, Sutton mostra que pode sim confirmar tudo isso que falamos dele no guia.
Jogador subestimado: Donte Jackson
Donte Jackson tem sido uma surpresa extremamente positiva. Nós do OTC não tínhamos ele alto na nossa board pois nos preocupávamos muito com o seu peso para a NFL. Jackson tem mostrado que isso não é um problema e mudou o patamar da secundária dos Panthers com a sua chegada. Com mais jogos nas suas costas, Jackson entrará para brigar com Denzel Ward e Jaire Alexander pelo prêmio de melhor cornerback novato da liga e ele não está muito longe.