Todos os anos, nas semanas que antecedem o inicio da temporada regular da NFL, torcedores e fãs do futebol americano debatem sobre os jogos que estão por vir e fazem suas previsões para o ano. Uma das categorias que entra em debate é sobre quem será o Coach of The Year.
Apesar do nome, o prêmio tem se categorizado para o treinador do time que mais evoluiu de uma temporada para outra ou para quem surpreendeu positivamente, não necessariamente para o treinador que teve a melhor campanha com o melhor time.
RANKING DE PRÉ-TEMPORADA: TOP 5 QUARTERBACKS PARA O DRAFT DE 2024
RANKING DE PRÉ-TEMPORADA: TOP 5 OFFENSIVE TACKLE PARA O DRAFT DE 2024
Tivemos os seguintes vencedores nos últimos anos:
- 2022: Brian Daboll, Giants
- 2021: Mike Vrabel, Titans
- 2020: Kevin Stefanksi, Browns
- 2019: John Harbaugh, Ravens
- 2018: Matt Nagy, Bears
- 2017: Sean McVay, Rams
- 2016: Jason Garrett, Cowboys
- 2015: Ron Rivera, Panthers
- 2014: Bruce Arians, Cardinals
- 2013: Ron Rivera, Panthers
- 2012: Bruce Arians, Colts
- 2011: Jim Harbaugh, 49ers
- 2010: Bill Belichick, Patriots
- 2009: Marvin Lewis, Bengals
- 2008: Mike Smith, Falcons
- 2007: Bill Belichick, Patriots
- 2006: Sean Payton, Saints
- 2005: Lovie Smith, Bears
- 2004: Marty Schottenheimer, Chargers
- 2003: Bill Belichick, Patriots
- 2002: Andy Reid, Eagles
- 2001: Dick Jauron, Bears
Ao olhar na lista, vemos alguns pontos em comum para entender porque tal treinador foi premiado: Ou a equipe dele teve a melhor campanha da NFL, ficando quase que invicta; ou surpreendeu a todos com uma grande evolução de um ano para o outro e conseguiu vaga para os playoffs.
Baseado nisso, escolhi meu principal candidato ao prêmio deste ano e, também, deixei alguns nomes para vocês ficarem de olho:
RANKING DE PRÉ-TEMPORADA: TOP 5 SAFETIES PARA O DRAFT DE 2024
RANKING DE PRÉ TEMPORADA: TOP 5 RUNNING BACKS PARA O DRAFT DE 2024
ROBERT SALEH, NEW YORK JETS
Apesar de não ser o principal favorito para o prêmio nas casas de aposta, Robert Saleh, para mim, é a escolha para COTY. O treinador reúne várias pontos interessantes que me fazem crer que há bastante chance ser premiado ao final da temporada.
A primeira é claro, a evolução do time: em 2021, foram 4 vitórias e 12 derrotas; no ano seguinte, 7 e 10 respectivamente. Desde a chegada do treinador, os Jets não só melhoraram a campanha dentro de campo como fortaleceram o elenco com peças importantes: Sauce Gardner, Garrett Wilson, Quinnen Williams, Alijah Vera Tucker, entre outros.
“Lost in the sauce.”
Jets star Sauce Gardner with a pass breakup to prevent the Broncos from scoring a touchdown.
🎥 @nyjets pic.twitter.com/eEbV8v4Tlo
— The Athletic NFL (@TheAthleticNFL) October 23, 2022
A recente adição do quarterback Aaron Rodgers dá ainda mais certeza que a equipe vai brigar alto dentro da AFC. Saleh agora possui um QB veterano que ainda tem muito talento e que pode ser fator decisivo em jogos grandes. Do outro lado da bola, a defesa já deu mostras no ano passado que consegue estar entre as principais unidades da liga e tem atletas com potencial para serem os diferenciais.
A narrativa sobre o treinador será grande se esse time decolar logo no começo e vencer jogos grandes. A divisão é difícil, porém, se conseguirem se sobressair sobre Bills, Dolphins e Patriots, não tenha dúvidas que os Jets serão colocados como um dos favoritos na AFC junto com Chiefs e Bengals e, naturalmente, Saleh terá o reconhecimento devido.
As narrativas estão aqui: treinador que arrumou a casa em pouco tempo; melhora nas campanhas ano após ano; evolução do time em campo; e vaga nos playoffs/título da divisão.
Nomes para ficar de olho 👀
Dan Campbell, Detroit Lions
É o favorito para o prêmio segundo a maioria das casas de aposta. Os Lions quase foram aos playoffs na temporada passada com uma campanha de 9-8, após terem sido o segundo pior time no ano anterior. Para 2023, com um elenco ainda mais completo e entrosado, é esperado que consigam dar o próximo passo e ir a pós temporada, tornando Campbell um dos favoritos para o COTY.
Sean Peyton, Denver Broncos
Após um ano fora das quatro linhas, Sean Peyton aceitou desafio de comandar os Broncos. O treinador chegou com muita moral e com liberdade para mudar o que quisesse. Na época dos Saints, apesar de não ter conseguido mais que um troféu, o treinador sempre montou times competitivos que iam sempre para a pós temporada. Denver está há muitos anos batendo cabeça e estagnado, havia a expectativa com a contratação de Russell Wilson que isso iria mudar, mas não rolou em 2022. Se Peyton arrumar a casa e tirar o melhor que o QB ainda tem, será outro forte candidato.
Arthur Smith, Atlanta Falcons
Os Falcons desde o ano passado possuem tudo para ser um time competitivo que vai para os playoffs. Ou melhor, quase tudo. A falta de um QB confiável impossibilitou que disputassem mais fortemente. Com campanha de 7-10 em 2022, a torcida espera que esse seja o ano do breakout, ainda mais dentro de uma divisão sem um favorito claro. Smith tem ótimas peças nas mãos, mas novamente passa pela dificuldade em não ter um QB 100% seguro. Desmond Ridder é o nome da vez e, caso o segundo anista consiga jogar em bom nível, Smith terá seu nome lembrado.