Nem todo novato consegue impactar na sua semana 1. Nem mesmo aqueles que são escolhidos na primeira rodada. Por mais que se preparem a mudança de velocidade de jogo do College para NFL é gigante. Ademais, existe uma gama de variáveis para se pensar na projeção.
O time que o escolheu tem um esquema que favorece?
Ele estará pronto para ser titular na semana 1?
Tudo isso pesa no primeiro ano. Então, alguns jogadores são imaginados até como se recebessem uma “redshirt fictícia” com o time esperando seu desenvolvimento para os anos seguintes onde as dores do crescimento vão diminuindo.
O objetivo deste texto é trazer algumas expectativas e projeções para a classe de primeira rodada de 2022. Seja para validar o bom ano e esperar mais para 2023, seja para esperar um salto de produção, seja para levantar dúvidas sobre o futuro.
Vamos lá!
Travon Walker, EDGE, Jaguars
A escolha surpreendeu alguns que esperavam Kayvon Thibodeaux ou Aidan Hutchinson pudessem ser a escolha 1. No entanto, os Jaguars apostaram no Combine fora de série do jogo de Georgia, Travon Walker. A pick 1 também tinha a seu favor a versatilidade de jogar em vários alinhamentos diferentes.
Em questão de produção, ele foi o quarto EDGE rookie em sacks, com 5, o quarto em pressões com 43, segundo em tackles com 33 e o terceiro em paradas com 26. Do lado negativo, foi o segundo em tackles perdidos com 10 e o primeiro em faltas cometidas, com 9. Somado a isso, apesar de ter sido o terceiro em nota da PFF ele tirou 58 enquanto os dois primeiros estavam distantes na casa dos 70-80.
Kayvon Thibodeaux, EDGE, Giants
Cogitado como primeira escolha geral, surgiram boatos sobre seu esforço em campo. Os Giants agradeceram e o escolheram na 5. Alguns podem reclamar do fato de ter conseguido apenas 4 sacks na sua primeira temporada, mas é preciso ver o contexto geral. Ele gerou 45 pressões, foi o líder entre os EDGE rookies em tackles, o segundo em paradas. Fora as grandes jogadas que ele criou e não se traduziram em números.
Dessa lista ele é um dos que mais tenho expectativa de salto em números. O fit dele na defesa dos Giants é muito bom e devemos ver isso traduzido em produção.
Aidan Hutchinson, EDGE, Lions
Hutchinson registrou três sacks, um recorde de novato do Lions, na semana 2 contra o Washington Commanders. Ele terminou sua temporada de estreia com 11 sacks, 52 tackles no total (34 solo), três interceptações, três passes defendidos e duas recuperações de fumble. Ele foi nomeado para a equipe PFWA All-Rookie.
Se existia alguém que poderia lutar pelo prêmio de DROY com Sauce Gardner, só poderia ser Aidan. Foi líder em pressões com 53, em sacks e paradas no jogo corrido. Os Lions acharam um líder para sua defesa por muitos anos. A experiência só deve ajudar Hutch no ano 2.