Após passarmos o panorama das posições do próximo Draft, agora vamos falar dos superlativos. Superlativo é a definição de uma qualidade num grau muito elevado. Falaremos neste texto sobre a posição de Running back.
DRAFT 2023: A CLASSE DE RUNNING BACKS
Mais atlético: Bijan Robinson, Texas
Bijan Robinson tem o biótipo físico perfeito para a posição de Running back. Com 5’11 e 215 lbs, tem o tamanho ideal, não é tão grande e nem tão baixo, então consegue manter o pad level baixo e suportar as pancadas dos adversários. Havia algumas dúvidas com relação à velocidade dele, porém, marcou um bom tempo no Combine com 4.46 no 40 yard dash. Tem ótima agilidade e explosão, isso ajuda nos momentos de quebrar tackles, seja mudando de direção ou na força.
Haven’t gotten official combine splits yet, but Bijan Robinson otherwise stood on his times.
Bijan Robinson is a RB prospect in the 2023 draft class. He scored a 9.81 RAS out of a possible 10.00. This ranked 32 out of 1628 RB from 1987 to 2023. https://t.co/hE37rdBCUi #RAS pic.twitter.com/E0wbmZ3u0l
— Kent Lee Platte (@MathBomb) March 9, 2023
Melhor quebrador de tackle: Bijan Robinson, Texas
Existem bons quebradores de tackles nesta classe, de diversos estilos, mas nenhum deles está no nível de Bijan. Consegue bater os defensores de todas as formas, seja na força bruta em corridas inside, ou em corridas em campo aberto, que necessitam de velocidade e agilidade. Segundo o PFF, foram 104 tackles quebrados em 2023, 21 a mais do segundo colocado, Chase Brown. Teve 1071 jardas após o primeiro contato, com 4,17 de média por tentativa.
#Texas RB Bijan Robinson.
All-purpose playmaker. Can produce in any game situation. Has all the traits. pic.twitter.com/eeynQaw9Y1
— Matt Bowen (@MattBowen41) March 28, 2023
Melhor visão: Zach Charbonnet, UCLA
Zach Charbonnet é um prospecto fácil de se projetar na NFL. Jogador bastante físico e com uma visão acima média, é paciente e sabe esperar o momento certo para atacar os gaps, sejam em corridas de gap ou zone. Prospectos com essas valências sempre encontram espaço no profissional. Nas duas últimas temporadas, somou 2511 jardas em 398 corridas, com média de 6,3 por tentativa, além de 27 TDs.
Zach Charbonnet vision pic.twitter.com/EFgZGBTTzf
— Tyler Browning (@DiabeticTyler) January 27, 2023
Melhor recebedor: Jahmyr Gibbs, Alabama
Jahmyr Gibbs não é comparado a Alvin Kamara à toa. Essa é a habilidade que mais ganhou importância na posição de RB nos últimos anos e, por isso, o jogador de Alabama ganha tantos pontos com os scouts. Além da velocidade, agilidade e mudança de direção, ele possui boas mãos e rotas refinadas, seja saindo do backfield ou ao alinhar como wide receiver. Foram 103 recepções e 1215 jardas na carreira universitária.
Jahmyr Gibbs in the slot to bottom. Suddenness, burst, separation, and long speed. A true weapon in the run & pass. If not for Bijan, he’d be RB1 easily
— Anthony Cover 1 (@Pro__Ant) March 21, 2023
Mais elusivo: Deuce Vaugh, Kansas State
Ser pequeno na NFL na maioria das vezes é uma desvantagem, porém, se você for um RB, isso pode te ajudar em algumas situações. Com 5’5, Deuce Vaughn é o jogador mais elusivo (ou liso) desta classe. Por causa da altura, possui um centro de gravidade muito baixo, o que aumenta a dificuldade dos defensores em derrubar. Tem boa velocidade e agilidade, conseguindo se afastar dos defensores com bons jukes e spin moves.
Let’s give Deuce Vaughn 10-12 touches in the NFL and see what happens pic.twitter.com/6wHwufOw9Z
— Regression to the Mean (@RTMFantasy) March 29, 2023