College Football Preview – Semana 12

by Guilherme Spinelli

A última semana da temporada regular chegou e não costuma ser uma semana repleta de emoções, visto que muitos times costumam jogar contra “Cupcakes” nessa semana. Muitas vezes para se preparar para as próximas duas semanas, que são a Rivalry Week (Semana de rivalidades), e as finais de conferência. São as duas semanas que vão definir os quatro programas a participar do College Football Playoffs.

Georgia, a número 1, enfrentará Kentucky fora de casa, Georgia Tech em casa, e LSU em campo neutro, apesar de ser em Atlanta.

Os Bulldogs não tem um caminho difícil até a final de conferência, onde os Tigers podem até surpreender, mas são grandes azarões contra a melhor equipe do College Football. Já a #2 Ohio State e a #3 Michigan, enfrentam Maryland fora e Illinois em casa, respectivamente, nesta semana. Já na semana seguinte, se enfrentam no confronto que deve definir o número 2 nos Playoffs.

Também deve definir a quarta vaga, visto que em caso de equilíbrio no confronto, uma derrota pesaria menos, principalmente para Michigan, que joga fora de casa. Já TCU joga contra Baylor fora de casa, uma equipe perigosa, e Iowa State em casa, outra equipe que pode oferecer dificuldades. Além disso, uma equipe como Kansas State na final de conferência também pode gerar problemas.

O calendário dos Horned Frogs é de longe um dos mais difíceis de todo college football, e nas últimas semanas não será diferente. Já os Volunteers enfentarão dois dos piores times da SEC para terminar a temporada: Vanderbilt e South Carolina. A última equipe com uma chance de Playoffs é LSU, mas para isso teria que vencer Georgia na final de conferência, o que causaria um efeito dominó que poderia levar até 3 times da SEC para os Playoffs ao mesmo tempo: os Tigers, os Bulldogs e os Volunteers.

Jogos da rodada:

#4 TCU @ Baylor – 19/11 – 14hs

Os Horned Frogs e seu jogo corrido vão a Waco, jogar contra a atual campeã da Big 12. Baylor é uma das principais decepções do ano, mas mesmo assim pode conseguir uma vaga na final de conferência em caso de vitória no sábado. Com isso, os Bears devem jogar o jogo do ano. Quem não está contribuindo é o QB Blake Shapen, o terceiro anista de Baylor não passa das 300 jardas desde outubro, e tem apenas dois touchdowns passados nos últimos 4 jogos. Deve ser presa fácil para os Horned Frogs que vem de uma ótima apresentação defensiva, limitando os Longhorns a 10 pontos.

Jogadores para ficar de olho: Kendre Miller (RB-TCU), Max Duggan (QB-TCU), Quentin Johnston (WR-TCU), Richard Reese (RB-Baylor), Al Walcott (CB-Baylor), Garmon Randolph (DE-Baylor). Os Horned Frogs são favoritos por 2,5 pontos.

#1 Georgia @ Kentucky – 19/11 – 17h30

Outra partida entre uma equipe que dominou seus adversários na temporada e outra que deixou a desejar. Kentucky chegou a estar dentro do top 10, mas perdeu 4 dos últimos 6 jogos, incluindo para duas das piores equipes de toda a SEC: Vanderbilt e South Carolina. Georgia massacrou os dois melhores programas que enfrentou: Oregon e Tennessee. A grande questão do jogo gira em torno das trincheiras, Kentucky está no top 10 piores equipes cedendo sacks, enquanto os Bulldogs são uma das melhores equipes de todo país chegando no Quarterback. Esse domínio na linha de scrimmage deve facilitar o trabalho para o resto da defesa e tirar a pressão do ataque de Georgia.

Jogadores para ficar de olho: Brock Bowers (TE-UGA), Darnell Washington (TE-UGA), Jalen Carter (DT-UGA), Chris Rodriguez (RB-UK), Will Levis (QB-UK), Jordan Wright (LB-UK). Os Bulldogs são favoritos por 22,5 pontos. 

#7 USC @ #16 UCLA – 19/11 – 22hs

O clássico de Los Angeles, conhecido como Crosstown Showdown, é o duelo dos dois principais programas da cidade. Enquanto os Trojans tem uma chance muito remota de Playoffs, os Bruins perderam uma chance de permanecer nessa briga depois de uma surpreendente derrota para Arizona. A partida tem tudo para ser um grande tiroteio, já que as duas equipes combinam para mais de 80 pontos e 1000 jardas por partida. Duas grandes questões é como o jogo corrido dos Trojans vai se comportar sem o lesionado Travis Dye e como a linha ofensiva dos Bruins vai controlar o bom pass rush dos Trojans.

Jogadores para ficar de olho: Jordan Addison (WR-USC), Tuli Tuipulotu (DE-USC), Mekhi Blackmon (CB-USC), Zach Charbonnet (RB-UCLA), Laiatu Latu (DE-UCLA), JonJon Vaughns (LB-UCLA). USC é favorita por 2,5 pontos. 

#10 Utah @ #12 Oregon – 20/11 – 00h30

Os Ducks, depois da derrota histórica contra os Huskies, perdeu a oportunidade de buscar seu título nacional inédito na temporada 2022-23. Os Utes brigam por uma vaga na final da Pac-12, o que colocaria a equipe em posição para uma vaga no Rose Bowl. Em 2021, as equipes se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias tranquilas de Utah. Duas questões cercam o confronto: o status do Quarterback Bo Nix, que se lesionou na última partida dos Ducks, e a defesa contra o passe de Oregon, uma das 10 piores de toda a FBS. Será que Charlie Rising e companhia conseguirão se aproveitar das fragilidades de Oregon?

Jogadores para ficar de olho: Tavion Thomas (RB-Utah), Karene Reid (LB-Utah), RJ Hubert (S-Utah), DJ Johnson (DE-Oregon), Justin Flowe (LB-Utah), Christian Gonzalez (CB-Oregon). Os Utes são favoritos por 2 pontos.

Menções Honrosas:

  • Illinois @ #3 Michigan – 19/11 – 14hs
  • #15 Kansas State @ West Virginia – 19/11 – 16hs
  • Texas @ Kansas – 19/11 – 17h30
  • #14 Ole Miss @ Arkansas – 19/11 – 21h30
  • #22 Oklahoma State @ Oklahoma – 19/11 – 21h30



You may also like

Leave a Comment