Termômetro dos calouros: quem foi bem e quem foi mal no ataque na semana 5

by João Gabriel Gelli

Nós do On The Clock temos um carinho especial com os novatos da NFL. Avaliamos os prospectos desde o College Football, continuamos observando o desenvolvimento deles na liga, com foco em como estão seus desempenhos no primeiro ano como profissionais. Por isso, durante a temporada, teremos um panorama dos destaques positivos e negativos entre os calouros defensivos toda terça-feira e dos ofensivos nas quartas-feiras.

Vamos então para os nomes do ataque que se destacaram na semana 5!

Os calouros defensivos de destaque da semana 5

Positivos

Dameon Pierce, RB, Texans

Tranquilamente um dos melhores calouros da temporada até aqui, Pierce é a força motriz do ataque dos Texans. Ele foi fundamental para que a equipe conquistasse a primeira vitória no ano, diante dos Jaguars na semana 5. No confronto, teve 26 carregadas para 99 jardas (3,8 por tentativa) e 1 touchdown.

Esta média não parece algo impressionante, mas tudo ganha valor quando se assiste seu desempenho, no qual mostrou excelente equilíbrio para atravessar o contato e quebrar tackles, como na corrida do vídeo abaixo.

Esta sua característica é reforçada pelos números. Um total de 96 das suas 99 jardas vieram depois do contato e foram 17 tackles perdidos forçados, maior marca já registrada pelo PFF em um jogo. Para ganhar um patamar ainda mais alto, cabe repetir o que foi dito aqui em outras semanas: precisa mostrar mais no ataque aéreo. Nessa semana foram 3 recepções para 14 jardas e 2 drops. Ainda está devendo nessa parte do jogo.

Breece Hall, RB, Jets

Hall tem mostrado produção crescente ao longo da temporada e tudo isto culminou na sua grande atuação até agora. O calouro foi muito bem na vitória dos Jets sobre os Dolphins e parece conquistar cada vez mais espaço no backfield que divide com Michael Carter.

Na semana 5, Hall teve 18 carregadas para 97 jardas (5,4 por tentativa) e 1 TD. Delas, 4 foram para mais de 10 jardas, o que mostra um pouco da sua explosão e capacidade de fazer jogadas. Outro ponto a seu favor foi o impacto como recebedor, com 2 recepções para 100 jardas. Ótima produção que pode significar bastante para os Jets pensando no restante da temporada.

Alec Pierce, WR, Colts

Outro Pierce fez parte das menções honrosas nas últimas semanas e merece um destaque nessa. O WR foi uma escolha de segunda rodada e a primeira seleção dos Colts no último Draft. Sofreu uma concussão na semana 1, perdeu a rodada seguinte e voltou na terceira. Desde então, tem jogado em bom nível, com atuações consistentes e números fortes.

Neste período, Alec anotou 15 recepções em 20 targets para 225 jardas (15 por recepção), sendo 8 para 81 jardas na vitória contra os Broncos no último Thursday Night Football. Um dos aspectos que tem se destacado é a capacidade em jogadas contestadas, com seis recepções em oito oportunidades no quesito. Em um ataque que está sendo difícil de assistir, ele surge como uma peça empolgante.

Menções honrosas:

George Pickens, WR, Steelers

Khalil Shakir, WR, Bills

Kenneth Walker, RB, Seahawks

Negativos

Skylar Thompson, QB, Dolphins

Um nome que não era tão falado na última classe de QBs, Thompson foi uma escolha de sétima rodada que conquistou uma vaga no elenco ativo dos Dolphins depois de uma ótima pré-temporada. Nela, teve ótimos números  e liderou a liga em passer rating.

Todavia, a realidade da NFL não é a do segundo tempo de um jogo da pré-temporada. Quando precisou entrar em campo após concussões de Tua Tagovailoa e Teddy Bridgewater, Thompson teve dificuldades. O ataque dos Dolphins pouco conseguiu mover a bola pelo ar, com o calouro terminando a partida com 19 passes completos em 33 tentados (57,1%) para 166 jardas (5 por tentativa) e 1 interceptação. Dado o contexto, não foi uma partida desastrosa, mas é impossível não considerá-lo como um dos destaques negativos da semana.

Menções desonrosas:

Evan Neal, OT, Giants

Kenny Pickett, QB, Steelers

You may also like

Leave a Comment