Nós do On The Clock estamos sempre de olhos abertos nos novatos. Como acompanhamos os prospectos do College Football para a NFL, continuamos vendo o desenvolvimento deles liga e como está sendo a primeiro ano no profissional.
Pensando nisso, criamos uma coluna semanal para falar sobre os novatos que foram destaque na rodada. O pessoal da redação (Alexandre Castro, Claudinei Junior e João Gabriel Gelli) terá a missão de rastrear o desempenho desses jogadores na semana e trazer para você, leitor do OTC, quem foi que mais chamou a nossa atenção!
Confira abaixo quais foram os calouros escolhidos pela nossa redação para a coluna desta semana:
Creed Humprey, C, Kansas City Chiefs
(Alexandre Castro)
A luta por calouro ofensivo nunca passa pelas trincheiras. O novato pode fazer tudo que lhe for possível, em todas as fases do jogo e será raramente lembrado. Uma grande prova disso, é Creed Humphrey e o ano absurdo que ele tem tido. Eu não estou desmerecendo o trabalho de Ja’Marr Chase ou Mac Jones, mas os grandalhões da OL merecem mais amor.
Humphrey faz um trabalho num nível de elite não apenas para rookies, mas comparando ele a OLs em geral. Em 586 snaps de passe, o novato tem:
- 9 pressões cedidas;
- 1 QB hit;
- 1 sack;
- 4 faltas cometidas (1 aceita)
- 99.1 pass blocking efficiency, que o coloca como o segundo melhor center da liga;
- 97% pass block win rate, melhor entre todos os centers;
- E ainda tem 70% de run block win rate , que o deixa como nono entre todos os OLs;
Nesse jogo ele não cedeu nenhuma pressão e ainda foi bem no jogo corrido. Foi sua terceira melhor nota no ano, no ataque terrestre, fez um excelente combo com o também novato e que merece destaque, Trey Smith. Torcedor dos Chiefs deve estar muito feliz com dois grandes acertos em escolhas mais baixas.
Javonte Williams, RB, Denver Broncos
(Claudinei Junior)
Com Melvin Gordon fora, os Broncos colocaram o calouro Javonte Williams como o dono do backfield na partida contra os Chiefs… e ele não decepcionou. Foram 23 corridas para 102 jardas, 6 recepções, 76 jardas e 1 TD. Além disso, conquistou 8 first downs, forçou 5 tackles errados e teve 83 jardas após o primeiro contato.
As 176 jardas de scrimmage do camisa 33 não impediram a derrota, mas dão cada vez mais certeza para os torcedores de Denver que ele será o cara a comandar a posição para o ano que vem. Mesmo com os números gerais na temporada parecido com Gordon, o novato ainda sim consegue um desempenho melhor e custando bem menos.
Huge night for Javonte Williams as the lead back.
27 touches
160 total yards
1 receiving TD📺: #DENvsKC on NBC
📱: https://t.co/uJbgLU8JP7 pic.twitter.com/DBUMoGkE5D— NFL (@NFL) December 6, 2021
Jaelan Phillips, ED, Miami Dolphins
(João Gabriel Gelli)
Jaelan Phillips estava nessa lista na semana passada, mas precisava aparecer novamente. O calouro dos Dolphins teve dois sacks na vitória sobre os Giants. Com isso, chegou a 8,5 sacks na temporada, batendo o recorde da franquia por um jogador em seu primeiro ano na liga.
Jaelan Phillips gets another sack. He's a monster. pic.twitter.com/FPuxPnCe9u
— FinCuts (@FinCuts) December 5, 2021
Phillips vem em uma crescente, com 12 pressões em apenas 47 snaps de pass rush nas últimas duas semanas. Também são seis sacks nas últimas três semanas. Esta é a melhor sequência de um calouro no quesito desde Julius Peppers em 2002. Dessa forma, o pass rusher que veio da universidade de Miami tem se consolidado como mais um acerto da classe do Dolphins no último Draft.