Três pontos que explicam a excelente fase de Ryan Tannehill no Titans

by Claudinei Junior

Ryan Tannehill é um dos casos mais emblemáticos do que uma mudança de ares pode fazer na carreira de alguém. Desde que foi trocado e virou titular no Tennessee Titans, ele tem conseguido grandes atuações e é uma das peças chaves para a boa fase da equipe.

Após quase conseguir chegar ao Super Bowl na última temporada, o Titans começou a temporada com 5 vitórias e nenhuma derrota. Um dos pilares do time é seu QB titular que tem comandado o ataque e aparecido nos momentos cruciais manter a invencibilidade até esta semana 6.

Mas qual o segredo para Tannehill ter ressuscitado sua carreira e estar atuando como um top 10 na posição desde que chegou? Veja a baixo os três pontos que podem explicar essa mudança:

Sistema

O sistema de ataque de Tennessee é baseado em avanços curtos, preservação da bola e equilíbrio entre o jogo terrestre e aéreo. Essa filosofia faz com que Tannehill não tenha a pressão de carregar o ataque sobre seus ombros.

As jogadas mais usados pelo ataque são: corridas do Derrick Henry com formações pesadas, play action e passes curtos e rápidos. Esses três funcionam como uma engrenagem na qual uma puxa a outra.

As corridas com o RB funcionam para o time ganhar ritmo, o uso de personnel mais carregado com TE é utilizado para maximizar e dar mais opções para esse jogo terrestre. Em função disso, o play action é essencial para enganar as defesas que são forçadas a colocar mais gente no box para parar Henry, e isso faz com que menos defensores cubram as zonas de passe e é ai que o play action encaixa.

Seja com WRs no mano a mano contra CB ou com os TEs encontrando espaços no meio ou na lateral, Tannehill consegue sempre achar alguém livre e isso funciona principalmente na endzone.

Por fim, se aproveitando dos recebedores físicos que a equipe tem, os conceitos de passes curtos e rápidos são uma maneira inteligente de aproveitar as características dos jogadores e também do QB, já que ele faz a leituras rápidas das jogadas e tem uma boa precisão nesse tipo de passe.

Eficiência

Os números não mentem. Tannehill tem um recorde de 12-3 desde que virou titular na qual é mesmo de Patrick Mahomes no período, são 3966 jardas aéreas do QB do Titans e 3899 do Chiefs. Tannehil tem 35 TDs, 5 interceptações e rating de 116, contra 30 TDs, 6 interceptações e rating de 104 de Mahomes nos últimos 15 jogos.

Isso quer dizer que ele é melhor do que o atual MVP do Super Bowl? Logico que não, mostra na verdade o nível de jogo que ele tem apresentado. São 69,9% de passes completados na temporada e 9,6 jardas por tentativa de passe.

Esse alto nível de aproveitamento nos passes e baixo número de turnovers, prova que ele tem sido muito eficiente dentro do sistema ofensivo e não dá chance da defesa forçar erros e capitalizar em cima disso. Outro ponto importante é que nessa temporada Tanehill tem sido decisivo nos momentos finais de jogos apertados e garantindo as vitórias.

Elenco

O elenco atual do Titans é o melhor que Tannehill já esteve em seus 8 anos de liga. Seus companheiros de ataque se encaixam perfeitamente com seu estilo.

Para começar, na posição de RB, Derrick Henry faz uma dupla dinâmica com o camisa 17. Ambos têm uma química muito boa nos play actions e screens, a soma disso é um perigo duplo para a defesa que precisa escolher se vai priorizar o combate terrestre ou aéreo.

O grupo de TE não tem grandes nomes, mas tem profundidade. Jonnu Smith, Anthony Firksey e Geoff Swain têm as características necessárias para atuar no sistema ofensivo, conseguem bloquear bem e trabalham com eficiência as zonas curtas do campo para receberes passes. São armas muito importantes na endzone.

O grupo de WRs tem bons jogadores a disposição, o principal é AJ Brown que já mostrou ser o alvo favorito do QB. Além do segundo anista,  Corey Davis, Adam Humphries e Kalif Raymond mostram boa sintonia e sempre recebem bola. A linha ofensiva teve uma queda com a saída de Jack Conklin na offseason, mas continua a desempenhar em bom nível e dar os segundos que Tannehill precisa para fazer os lançamentos.

A boa noticia para o torcedor de Tennessee é que Tannehil tem mais 4 anos de contrato com uma média salarial de $ 29 milhões. Se ele continuar jogando nesse nível, será uma barganha o time.

You may also like

Leave a Comment