Essa semana só tivemos o jogo anual entre Army e Navy no college. Na próxima sexta, começa a Bowl season do college, que é onde as coisas começam a ficar mais interessantes. Hoje falaremos só de NFL.
Quem foi bem e quem mal: os destaques da NFL e do College
Vamos lá!
Brock Purdy (+)
Se eu te disser que os 49ers colocaram Purdy no banco, o que você pensaria?
Será que ele jogou tão mal que tiveram que colocar ele no banco?!
Talvez esse fosse o primeiro pensamento que chegaria a sua cabeça, se tratando do Mr Irrelevant do último ano. No entanto, Purdy foi colocado no banco não por jogar mal, mas sim por dominar os Bucs numa vantagem de 35-0. Ele lançou 2 TDs para mais de 25 jardas nesse domingo. O titular, Jimmy G, não lançou nenhum no ano. Isso dá ao mestre Shanny novas armas para seu ataque dinâmico.
Ele chegou a ser interceptado num passe ruim no meio do campo, mas que voltou por conta de faltas. Mas ele tem sido o QB que os 49ers precisam, um cara que gerencie bem o jogo e mantém a vantagem que a melhor defesa da NFL impõe aos adversários.
Geno Smith (-)
Geno Smith vinha surpreendendo a todos com um desempenho digno de Pro Bowler. Com a nova forma de votação para MVP, talvez ele até estivesse pronto para receber algum voto. No mínimo, é um forte candidato para Comeback Player of the Year. Mas não foi nada disso que vimos no último domingo pelo camisa 7.
Seu primeiro passe no jogo foi uma interceptação em que ele jamais percebeu o CB na marcação. Ele ainda terminou o jogo com outra INT de mais um passe ruim, além de ter sido responsável por 2 dos 3 sacks que recebeu na noite. A defesa dos Seahawks, como em toda temporada, tem sido deplorável e custou ao time várias derrotas. Porém, 10 pontos que o time de Carolina marcou vieram dos erros de Geno. Ademais, vieram logo após poucos momentos bons da defesa.
O que poderia se tornar uma grande história de como Geno conseguiu levar os Seahawks para os playoffs, já faz o torcedor começar a olhar apenas para o Draft. Com a derrota, o time ficou 0-4 contra a NFC South que tem todos os seus componentes com campanha negativa. O time de Seattle tem um calendário duro a seguir, com jogos contra os Niners, Chiefs, Jets e Rams. Uma vez que o time perdeu para equipes como Raiders, Panthers e Bucs, não inspira confiança de algo bom para essas partidas.
Detroit Lions (+)
Apesar das história de ser “amaldiçoado”, os Lios, principalmente com seu HC, são os dos times mais carismáticos da NFL. E esse ano, as coisas não tem ficado só no carisma, mas temos visto resultados dentro de campo. Eles são o quinto melhor ataque da NFL, semana passada venceram os Jaguars pela maior vantagem do time nos últimos 4 anos.
Nesse domingo, enfrentaram o líder de sua divisão, os Vikings e conseguiram uma vitória por 34-23. Uma defesa que está entre as piores da liga conseguiu segurar o jogo corrido dos Vikings e apesar das muitas jardas, não deixou Justin Jefferson entrar na endzone.
No. 58 reports as an eligible receiver. No. 58 is an eligible receiver.@peneisewell58 #ProBowlVote pic.twitter.com/DiihvbkkeS
— Detroit Lions (@Lions) December 11, 2022
Para fechar o dia com alegria para o torcedor dos Lions, eles viram o camisa 9 do time, Jamesson Williams marcar seu primeiro TD depois de se recuperar de lesão. E ainda entregaram entretenimento a todos passando a bola para seu RT Penei Sewell numa terceira descida para selar a vitória.
Ataque dos Dolphins (-)
O ataque comandado pelo carinhosamente chamado de “Nerdola” tem encantado e basicamente deixou os Dolphins na pós temporada. No entanto, no jogo de ontem contra a frágil defesa dos Chargers eles não conseguiram repetir bons desempenhos. Os Dolphins tem bons números contra marcação individual, que é justamente a defesa que os Chargers preferem chamar. Isso é uma forma de aproveitar a velocidade dos seus recebedores absurdamente velozes.
Tua Tagovailoa não conseguiu entrar no ritmo do jogo. O ataque teve mais jardas num fumble retornado do que em todas as outras jogadas somadas. Por exemplo, contra a pior defesa a jogo corrido, essa fase do jogo foi pouco explorada e o resultado foi o a vitória “inesperada” dos Chargers em horário nobre.