Processamento Mental de Billy Price faz dele um grande prospecto

by Pedro Pinto

Terça-feira é dia de mais um trait aqui no OTCBr! Hoje veremos como o processamento mental de Billy Price, center de Ohio State, faz com que ele tenha sucesso pelo Buckeyes e seja um nome interessante nesse processo do Draft.

Urban Meyer tem lançado alguns talentos para a NFL nos últimos anos como Zeke Elliot e Joey Bosa, mas um nome que passa despercebido é o de Pat Elflein, center do Vikings. Titular como rookie, tem sido o grande “astro” da linha ofensiva de Mike Zimmer. Uma das principais características que um center precisa ter é um bom processamento mental, chamado pelos scouts pelas siglas MP.

Um center, em muitos sistemas, é o responsável por ajustar a proteção da linha ofensiva, identificar o mike, entre funções. Na maioria dos casos, ele precisa fazer uma leitura de quem vai “sobrar” pra ele em pass pro, além de muitas vezes ter que subir para o segundo nível em jogadas de corrida.

Neste primeiro corte de vídeo, vemos Price com a responsabilidade de subir para o segundo nível. A jogada é uma speed option para a direita. Ele inicia a jogada com um NT em 0-tech (alinhado na sua frente). Assim que ele dá o primeiro passo para a direta, o NT deixou de ser responsabilidade dele e ele agora precisa subir para o mike (o LB que está à sua frente antes do snap), mas ele identifica rapidamente que não vai conseguir chegar nesse bloqueio e então se vira para o backside da jogada a fim de encontrar um defensor que ele consiga bloquear e evitar que chegue no lance, e é exatamente isso que ele faz com o buck (ILB do backside da jogada).

via GIPHY

Agora vemos ele identificando que o mike, que vem em delay blitz, vai sobrar pra ele. Inicialmente ele faz seu pass pro contra o NT, mas quando este ataca o gap A e força em cima do LG, ele rapidamente lê que é para tentar abrir um espaço para o mike, volta para o ponto correto e faz a proteção adequada para seu QB.

via GIPHY

Nesse último lance, por mais que não pareça nada além de um Center identificando um stunt da DL, a velocidade com que ele vê a jogada se desenvolvendo é impressionante.

Normalmente quando um jogador da OL identifica um stunt, ele já está engatado no bloqueio com um outro jogador da defesa e precisa desengatar deste para conseguir catar o próximo, mas este não é o caso com Price nessa jogada. Ele inicia a jogada olhando para sua esquerda, que é de onde viria a ameaça mais imediata e percebe que de lá não vem nada. Mesmo não sendo forçado a engatar com alguém, ao olhar para a direita, a primeira coisa que ele lê é o DE executando o stunt e imediatamente assume a responsabilidade de fazer este bloqueio.

via GIPHY

Por mais que Price não vá surpreender com sua força física, seu MP é possivelmente seu melhor trait e se tratando de um center, pode fazer com que ele seja uma escolha de Day 2 no Draft, talvez até mesmo na segunda rodada.

You may also like

Leave a Comment