Nesta temporada de 2020 da NFL nenhuma outra equipe foi pior que New York Jets e o Jacksonville Jaguars. Ambas somam uma vitória até a semana 12 e o processo de reconstrução para a próxima temporada já começou.
O Jaguars demitiu, no domingo (29), o GM Dave Caldwell, que estava no cargo desde 2013. Já o head coach Doug Marrone e sua equipe continua na franquia, mas provavelmente apenas até o fim da temporada.
No Jets mudanças ainda não começaram a ser feitas. Adam Gase continua comandando o time mesmo sabendo que, ao fim de 2020, será mandado embora. Por outro lado, o GM Joe Douglas, que faz um bom trabalho até agora, deve comandar a renovação do elenco.
Mas não é só a troca de comando para 2021 que as equipes têm em comum. Outras duas coisas que são fundamentais para construir um futuro promissor: espaço no salary cap e muitas escolhas no draft.
Qual o futuro do New York Jets?
Equipes que vão atrás de quarterback no Draft de 2021
Defesa pode limitar Green Bay Packers no caminho ao Super Bowl
Saiba como o Pittsburgh Steelers usa seus recebedores no ataque
Salary Cap
Jaguars e Jets são as equipes com mais espaço no salary cap para 2021 com 86 e 82 milhões, respectivamente. E esses valores podem aumentar ainda com possíveis cortes no elenco.
Jacksonville passa por um processo de reconstrução desde a temporada passada. Por isso, a equipe tem espaço no teto salarial, já que se livrou dos principais contratos que tinha. Para 2021, os principais free agent do time são Cam Robinson, Chris Conley, Dede Westbrook, Sidney Jones e Tre Herndon.
Nenhum deles deve renovar por um contrato grande e a equipe terá espaço para investir na offseason. As principais necessidades que devem ser atacadas são as posições de OT, iDL e S. Nomes como Trent Williams, Alejandro Villanueva, Jonathan Hankins, Sheby Harris, Anthony Harris e Justin Simmons devem testar o mercado e seriam boas adições.
Minshew coloca uma BELA bola para DJ Chark colocar os @Jaguars na frente em Cincinnati! #DUUUVAL #NFLBrasil
📺: #JAXvsCIN – Ao vivo e exclusivo no NFL Game Pass. Faça já seu teste GRÁTIS de 7 dias: 👉 https://t.co/uMRqwxJ5yr pic.twitter.com/wswbB1Bo4m
— NFL Brasil (@NFLBrasil) October 4, 2020
Já New York deu indícios que a era Gase estava desmoronando quando fez a troca de Jamal Adams. Após perder os primeiros jogos da temporada, a equipe trocou jogadores que ainda tinham mercado e que o contrato iria expirar. Na próxima temporada, Marcus Maye, Brian Poole e Bradley McDougald são os principais jogadores sem contrato.
Com bastante espaço no salary cap, o GM Joe Douglas já mostrou que sabe fazer bons negócios e deve ir atrás de jogadores que vão preencher as lacunas do time, como iOL, WR, pass rush e secundária. Jogadores como Joe Thuney, Brandon Scheriff, Yannick Ngakuoe, Bud Dupree, JC Jackson e Patrick Peterson podem ser alvos.
Big-time play from @QuinnenWilliams 😤
📺 #MIAvsNYJ on CBS pic.twitter.com/pMulTWu4mz
— New York Jets (@nyjets) November 29, 2020
Draft
Acima no texto não mencionei a posição de QB propositalmente. A principal peça, que irá marcar uma nova era em ambas as equipes, deve vir pelo Draft de 2021. E não há dúvidas que Trevor Lawrence e Justin Fields serão os primeiros escolhidos.
Até o momento, o Jets deve ficar com a primeira escolha geral e ir com o QB de Clemson. Sam Darnold deve ser trocado e ampliar ainda mais a quantidade de escolhas que New York tem. São 10 escolha em 2021, sendo duas de primeira rodada e seis delas dentro do top 110.
Nomes como Wyatt Davis, DeVonta Smith, Travis Ettiene, Erick Stokes, Shaka Toney, Asante Samuel Jr, devem estar disponíveis nas primeiras rodadas. A equipe poderá iniciar um novo ciclo com uma base de jogadores talentos. Além disso, em 2022 o time tem mais duas escolhas de primeira rodada.
Trevor Lawrence ran the flea-flicker from the paw and got 6️⃣ 👀 pic.twitter.com/GTMjenIt1s
— ESPN (@espn) November 28, 2020
Em segundo na escolha geral, Jaguars já começa a esfregar as mãos esperando pelo camisa 1 de Ohio State. Mesmo com Gardner Minshew provando ser um jogador sólido, Jacksonville não deve deixar passar um talento como Fields. A equipe da Flórida está acumulando escolhas desde o ano passado. Para 2021, são 12 picks, sendo oito delas top 150, com duas escolhas na primeira rodada e duas na segunda.
Alguns dos principais talentos podem estar disponíveis como Samuel Cosmi, Jevon Holland, Jaylen Twyman, Walker Little e Pat Freiermuth. Como a equipe já começou a fazer uma restruturação no elenco desde o ano passado, os jogadores que chegarem podem contribuir para que o time deixe o processo de reconstrução para trás e comece a pensar em playoffs.
Turns out, Justin Fields is still good
— PFF College (@PFF_College) November 21, 2020