Os favoritos para os prêmios de calouros do ano

by João Gabriel Gelli

Entrando na semana 7, a maior parte das equipes jogou seis partidas e grande parte das tendências da temporada já estão definidas. Dessa forma, é um momento válido para começar a discutir alguns dos destaques até aqui. Por isso, iremos avaliar quais são os principais candidatos e favoritos para os prêmios de calouro ofensivo e defensivo do ano.

Os favoritos no ataque

CJ Stroud, QB, Houston Texans

O grande favorito para o prêmio até agora, Stroud tem comandado um ataque muito interessante em um Texans surpreendente. Sua tomada de decisão e antecipação estão chamando a atenção, fazendo com que atinja janelas difíceis e cometa poucos erros. Não é exagero dizer que ele está entre os dez melhores QBs da temporada como um todo.

Sofreu apenas uma interceptação, está no top 5 de jardas aéreas e jardas por passe, além do top 10 de TDs lançados. Além disso, faz um bom trabalho evitando sacks. Receita completa para um quarterback eficiente e que vence de dentro do pocket, com um futuro promissor.

Bijan Robinson, RB, Atlanta Falcons

Um RB escolhido no top 10 do Draft nos tempos atuais carrega um peso de produzir imediatamente. Robinson tem sido muito importante para o ataque dos Falcons neste começo de temporada, tanto como corredor quanto como recebedor. No entanto, ainda fica a impressão de que é capaz de mais e que Arthur Smith pode utilizá-lo com frequência maior.

No ataque terrestre tem uma média muito boa de 5 jardas por carregada, com um bom volume de jogadas explosivas, tackles quebrados e ganhos após o primeiro contato. Contudo, ainda não marcou um TD correndo. Já na parte aérea anotou dois touchdowns e participa com frequência no plano de jogo da equipe. É o líder da NFL entre os RBs em recepções (26) e targets (32) e o segundo colocado em jardas, com 189.

Puka Nacua, WR, Los Angeles Rams

Escolha de quinta rodada, Nacua surgiu do nada para ser um dos principais WRs de toda a NFL no primeiro mês de temporada. Ele supriu a ausência de Cooper Kupp com maestria, com dureza mental para atuar no meio do campo, físico depois da recepção e voluntarioso para cumprir as funções no esquema. Com isso, ganhou a confiança de Sean McVay e Matthew Stafford imediatamente.

Atualmente, é o líder da liga em recepções (50), segundo colocado em targets (66) e quarto em jardas (598), além de ter dois touchdowns. O que pesa contra o seu caso é o fato de Kupp ter retornado com tudo, o que reduziu drasticamente seu papel. Foram 11 recepções para 97 jardas com o WR estrela em campo, apesar de o volume de snaps não ter diminuído. Resta saber como irá se adaptar a esta função secundária, mas o prêmio de calouro ofensivo parece mais distante.

Menções honrosas ofensivas:

Sam LaPorta, TE, Detroit Lions – De longe o melhor TE calouro até agora, com ótimo desempenho como um dos principais alvos dos fortes Lions. Está entre os principais de sua posição como um todo na temporada e parece ter um futuro muito promissor pela frente.

DeVon Achane, RB, Miami DolphinsA explosão de Achane é diferenciada. Mesmo tendo atuado de forma relevante em apenas 3 jogos, é o terceiro colocado em jardas terrestres na temporada. Isto acontece porque tem média de insanas 12,1 jardas por carregada em somente 38 tentativas. Infelizmente, sofreu uma lesão, está na injury reserve, mas ainda retornará neste campeonato.

Zay Flowers, WR, Baltimore Ravens – Principal alvo de Lamar Jackson até agora, tem se mostrado uma boa opção com a bola nas mãos. Precisa aparecer mais em jogadas longas e na red zone.

Tank Dell, WR, Houston Texans – Mostrou forte conexão com Stroud e é um dos alvos preferidos do QB calouro. Surpreende por alinhar majoritariamente por fora, mesmo sendo muito pequeno para a posição.

Michael Wilson, WR, Arizona Cardinals – Surpresa como um alvo de qualidade para Joshua Dobbs. Tem aparecido com frequência em jogadas longas para os Cardinals. Tem a segunda maior profundidade média de target da liga entre jogadores com pelo menos 20 passes lançados em sua direção.

Os favoritos na defesa

Jalen Carter, iDL, Philadelphia Eagles

Um monstro até agora, Carter tem sido dominante para os Eagles. Uma escolha de Draft certeira, já está tranquilamente entre os melhores jogadores de sua posição na NFL. É o favorito para o prêmio de calouro defensivo com uma margem considerável.

É o quarto colocado da posição em pressões totais, com 23. Vence com frequência e tem sido um problema constante para a preparação dos ataques adversários. Entre os iDLs com pelo menos 80 snaps de pass rush, é o terceiro em produtividade e o segundo em percentual de vitórias. Números impressionantes para um calouro impressionante.

Devon Whiterspoon, CB, Seattle Seahawks

Whiterspoon perdeu parte da offseason e a partida de estreia dos Seahawks na temporada. Mesmo assim, já fez seu impacto ser sentido. Ele está entre os líderes de passes incompletos forçados e passes desviados na temporada. Também tem mostrado grande versatilidade de atuar no slot e por fora, além de ser um tackleador de qualidade e capaz de fechar rapidamente nas jogadas. Outro ponto em que teve impacto foi como pass rush, sobretudo na partida contra os Giants, em que teve 6 snaps em que foi para pressão e apressou o QB em 4 deles, sendo 2 sacks.

Brian Branch, DB, Detroit Lions

Melhor safety da classe, Branch tem mostrado pelos Lions toda a solidez que apresentava em Alabama. Ele tem feito um bom trabalho na cobertura, com interceptações, passes incompletos forçados e poucas jardas cedidas. Também é muito voluntarioso contra corridas e é um fantástico tackleador. Constantemente aparece em posição para fazer jogadas de impacto e provocar derrotas para os times adversários. Sofreu uma lesão que o forçou a perder jogos, mas não é muito séria e deve retornar aos campos em breve.

Menções honrosas defensivas:

Christian Gonzalez, CB, New England Patriots – Estava fazendo um começo de temporada muito forte e era um dos favoritos na disputa do prêmio. No entanto, se machucou e não joga mais neste ano.

Will Anderson, EDGE, Houston Texans – Ainda não mostrou todo o seu potencial, mas definitivamente está jogando bem. Ainda tem um patamar a mais que é capaz de alcançar.

Tuli Tuipulotu, EDGE, Los Angeles Chargers – Mesmo com Joey Bosa e Khalil Mack, Tuipulotu tem aproveitado para marcar presença e conquistar espaço. Tem sido produtivo com os snaps que conquistou.

Byron Young, EDGE, Los Angeles Rams – Em um Rams que está em uma pequena reconstrução, Young surge como uma peça defensiva interessante. É um dos melhores pass rushers calouros, com um bom volume de pressões e ótimo motor.

Joey Porter Jr, CB, Pittsburgh Steelers – Ainda não foi usado da maneira ideal, mas já deu sinais de que pode ganhar espaço na defesa dos Steelers e ser um jogador acima da média. Teve uma interceptação fundamental na vitória contra os Ravens.

You may also like

Leave a Comment