Lukas Denis – Uma das apostas defensivas para a temporada

by Felipe Vieira

Lukas Denis teve uma das temporadas mais produtivas em 2017 e é uma das grandes esperanças para repetir o feito e ser cotado como um dos primeiros safeties a sair da board no Draft de 2019. Ele foi o único jogador da última década com pelo menos 80 tackles, sete interceptações, dez passes desviados e dois fumbles forçados em uma temporada. No final do ano, ele ganhou o prêmio de All-American coroando a sua excelente temporada.

Os seus grandes números foram realmente uma surpresa. Denis era um cornerback 2 estrelas pela Rivals e que foi pouco recrutado, recebendo proposta apenas de Holy Cross, Massachussets e Boston College.

A transição para Safety só aconteceu em 2017 e a posição ainda é novidade para ele, mas está aprendendo rapidamente e evoluindo jogo a jogo. É comum ver erros inexperientes como esse que separei abaixo ainda mesmo com tanta produção que teve na temporada passada.

Ele ainda precisa pensar no que está fazendo e não age naturalmente como gostaríamos de ver de um prospecto top. Repare como ele encara o mesh point por alguns momentos a mais e só depois se dá conta que foi feito o play action e a bola não está com o running back. Com isso, ele não conseguiria dar o suporte necessário para o seu cornerback. A sorte dele é que o passe não foi nessa direção.

Outro erro que Denis ainda comete é desconhecer os famosos “atalhos do campo”. Note como no momento do passe que Denis tenta atacar verticalmente o jogador que irá receber o passe e o momento não era pra fazer isso. Com os seus dois passos para frente ele se colocou em uma posição muito ruim de tacklear o jogador.

Outro exemplo de sua agressividade que ultrapassa o ponto:

Essa sua agressividade precisa ser melhor balanceada, pois mesmo que cause jogadas como essa de cima que colocam o time em uma situação ruim, ele também demonstra uma boa velocidade de chegar no ponto que a bola foi lançada rapidamente por ter visto a jogada acontecer antes do quarterback realmente lançar a bola. Abaixo, um lance em que ele consegue interceptar a linha de passe e fica com a bola na linha de goal line e carrega ela por mais da metade do campo.

Sua explosão fica clara ao assistir tape principalmente em momentos que ele está marcando em zona, a bola é lançada em outra zona e ele chega voando para impedir o avanço adversário. O grande problema é que em algumas vezes ele não consegue finalizar a jogada. Espero que nessa intertemporada ele tenha trabalhado bastante na academia para adicionar mais força no seu jogo porque isso não é o ideal.

Mais um exemplo de como ele pode usar uma técnica melhor de tackle e que também mostra um pouco da sua falta de força de jogo. O wide receiver recebe o contato e consegue se esticar para um ganho extra de jardas com pouco esforço, caso fosse algum jogador que tivesse uma mentalidade mais firme era provável que acontecesse até mesmo a quebra do tackle.

Denis é um jogador versátil que consegue marcar bem man coverage e zone coverage. Ultimamente os últimos Safeties a saírem na primeira rodada possuíam essa versatilidade e não ficavam presos a apenas uma posição (exceção a Malik Hooker que é primariamente um single high safety). Isso certamente ajudará Denis em seu stock.

Mais um exemplo dele marcando homem a homem e conseguindo inclusive atacando a bola que o Tight End faz por merecer a recepção.

Ele também já demonstra em alguns momentos o seu reconhecimento de rotas em certos momentos. Abaixo, uma slant que ele identifica rapidamente e ataca a rota sem dar passos em falsos mostrando novamente a sua explosão e aceleração.

Lukas Denis ainda é um jogador que tem alguns pontos a evoluir, principalmente sua força de jogo e técnica de tackle, mas já demonstra ser um prospecto interessante para o próximo Draft, pois ele possui a habilidade de fazer jogadas e ser esse playmaker e estar próximo das jogadas em todos os lances é o que os times procuram. Seu atleticismo é acima da média mas seu peso(apenas 185 lbs) causará alguns questionamentos no processo do Draft. É importante ver como ele irá se comportar na temporada para minimizar esses problemas evidentes em seu jogo.

You may also like

1 comentário

Alan Vasconcellos 4 de julho de 2018 - 11:29

Para posição, Chauncey Gardner-Johnson é meu favorito. Acho que para Green Bay, time que torço, as prioridades no próximo draft, são nas posições de OT e OLB, embora ache que, assim com fizeram em 2018, com 2 CBs nas duas primeiras escolhas, em 2019 vão de 2 LBs. Se na segunda rodada, Chauncey Gardner-Johnson ainda estiver disponível, o escolheria. Acho que Lukas Denis para uma terceira rodada seria interessante.

Reply

Leave a Comment