College Football Preview – Semana 11

by Guilherme Spinelli

Uma semana de mudanças no College Football Playoffs. Alguns resultados surpreenderam, como a derrota de Alabama para LSU. A derrota dos Crimson Tide basicamente põe fim ao sonho de Nick Saban de ultrapassar Bear Bryant em títulos nacionais por Alabama, hoje, ambos estão empatados com seis anéis. Outras derrotas, dessa vez, menos esperada, foram as de Clemson e Tennessee. Clemson já vinha sofrendo contra equipes de nível bom, como Syracuse, Wake Forest e North Carolina State. Quando enfrentou uma equipe um pouco melhor quando o assunto é qualidade de personnel, foi amplamente dominada. Já Tennessee enfrentou a melhor equipe do College Football, o Georgia. Os Volunteers que tinham média de 50 pontos por jogo, foram limitados a 13 pela forte defesa dos Bulldogs. Quem se aproveitou dessas derrotas foi TCU, que agora só depende de suas próprias forças para chegar no College Football Playoffs pela primeira vez.

As possibilidades de Playoffs, se encontram de maneiras bem distintas. Enquanto os Bulldogs tem 3 semanas relativamente tranquilas até a final da SEC, onde deve enfrentar LSU. Mesmo com uma improvável derrota contra os Tigers, Georgia estaria praticamente classificada. A Big Ten deve contar com uma vaga, dedicada ao vencedor do duelo entre Ohio State e Michigan. TCU só depende de suas próprias forças, mas enfrenta alguns duelos dificeís, como contra Texas e a final de conferência. A útima vaga para os Playoffs está totalmente aberta, Tennessee é a favorita mas pode contar com uma derrota inesperada. O perdedor do duelo entre os Wolverines e os Buckeyes também terá bons argumentos para ser o quarto em caso de derrota apertada. Oregon, por ter perdido para Georgia apenas, na semana 1, e caminhando para ser campeão de Conferência com sobras, pode pleitear um lugar dentro dos 4 selecionados. O caso mais complicado é de LSU, que deve enfrentar Georgia na final da SEC, e em caso de vitória teria grandes trunfos contra Ole Miss, Alabama e a própria Georgia. Além disso, deixar a campeã da melhor conferência de fora, seria algo praticamente inimaginável.

#7 LSU @ Arkansas – 12/11 – 14hs

Brian Kelly saiu de Notre Dame para uma equipe com histórico de sucesso, e não era esperado que os Tigers chegassem na semana 11 com possibilidade de Playoffs. As últimas duas semanas, com vitória sobre Alabama e Ole Miss, fizeram os Tigers subir como um foguete nos rankings. Enquanto isso, Arkansas segue pelo caminho inverso, enquanto começou o ano flertando com o top 10, sofreu derrotas impactantes para Texas A&M e Liberty, por exemplo. LSU será campeã da SEC West em caso de vitória contra os Razorbacks e derrota de Ole Miss. A grande questão ao redor do jogo é a capacidade de LSU de parar o jogo corrido de Arkansas, que tem em média 240 jardas corridas. Jogadores para ficar de olho: Kayshon Boutte (WR-LSU), Jayden Daniels (QB-LSU), BJ Ojulari (Edge-LSU), Raheim Sanders (RB-Arkansas), Drew Sanders (LB-Arkansas), Bumper Pool (LB-Arkansas). LSU é favorita por 3,5 pontos.

#9 Alabama @ #11 Ole Miss – 12/11 – 17h30

A vitória de LSU contra Alabama na semana passada fez a equipe de Lane Kiffin subir nos rankings, embarcada na onda dos Tigers. Um dos pontos que cercam a partida é que em caso de derrota de Alabama, será a primeira vez desde a primeira temporada de Nick Saban a Tuscaloosa que o Crimson Tide perderia duas partidas consecutivas. Os Rebels têm um dos melhores ataques terrestres do país, enquanto Jaxson Dart não inspira tanta confiança. Jogadores para ficar de olho: Bryce Young (QB-Bama), Will Anderson (Edge-Bama), Brian Branch (DB-Bama), Quinshon Judkins (RB-Ole Miss), AJ Finley (S-Ole Miss), Jared Ivey (DE-Ole Miss). Alabama é favorita por 12 pontos.

#22 UCF @ #17 Tulane – 12/11 – 17h30

UCF, depois da vitória contra Cincinnati, tem mais uma decisão na conferência American, dessa vez contra Tulane. Em caso de vitória dos Knights, tudo se encaminha para uma outra decisão entre Cincinnati e Tulane daqui duas semanas. East Carolina ainda tem uma pequena chance de chegar na final de conferência. Com isso, o vencedor desse confronto deve ser o melhor ranqueado do Group of Five. Jogadores para ficar de olho: Isaiah Bowser (RB-UCF), Tre’mon Morris-Brash (DE-UCF), Corey Thornton (DB-UCF), Tyjae Spears (RB-Tulane), Dorian Williams (LB-Tulane), Jarius Monroe (DB-Tulane). Tulane é favorita por 1 ponto.

#25 Washington @ #6 Oregon – 12/11 – 21hs

O candidato a Heisman, Bo Nix, recebe Penix Jr em um confronto que deve mostrar ao comitê as credenciais de Oregon em uma possível vaga para o CFP. Será o terceiro ranqueado que os Ducks enfrentam neste ano, visto que perderam para os Bulldogs em um atropelo na semana 1, e ganharam dos Bruins em uma grande performance ofensiva. Uma derrota acabaria com as chances de Oregon buscar seu título inédito. Já os Huskies não tem muito a perder, tendo derrubado dois ranqueados em 2022, os Spartans no meio do ano e Oregon State em um jogo que teve direito a tudo, até queda de energia, em uma vitória apertada. Jogadores para ficar de olho: Rome Odunze (WR-UW), Jeremiah Martin (Edge-UW), Bralen Trice (LB-UW), DJ Johnson (DE-Oregon), Christian Gonzalez (CB-Oregon), Bennett Williams (S-Oregon). Os Ducks são favoritos por 12,5 pontos.

#4 TCU @ #18 Texas – 12/11 – 21h30

Clássico do Texas valendo muita coisa para os Horned Frogs que vem fazendo um grande campeonato até aqui, tendo enfrentado quatro equipes ranqueadas de maneira consecutiva e vencido todas. A quinta partida contra um ranqueado será contra os Longhorns que têm jogado a um nível acima que o recorde 6-3 aponta. Uma curiosidade é que dois dos melhores corredores da FBS se enfrentarão nesta partida, com ambos já somando mais de 1000 jardas corridas faltando 3 partidas para o final da temporada. Com uma vitória aqui, Texas poderia entrar e terminar a temporada dentro do top 10, o que seria um ponto alto no segundo ano de Steve Sarkisian no comando da equipe. Jogadores para ficar de olho: Max Duggan (QB-TCU), Kendre Miller (RB-TCU), Quentin Johnston (WR-TCU), Bijan Robinson (RB-Texas), Jaylan Ford (LB-Texas), Demarvion Overshown (LB-Texas). Os Longhorns são favoritos por 7,5 pontos.

 

Menções honrosas:

Indiana @ #2 Ohio State – 12/11 – 14hs

Maryland @ #14 Penn State – 12/11 – 17h30

Kansas @ Texas Tech – 12/11 – 21hs

#15 North Carolina @ Wake Forest – 12/11 – 21h30

#23 Florida State @ Syracuse – 12/11 – 22hs

You may also like

Leave a Comment