Chegou o grande momento do College Football, as semifinais. Pela primeira vez em muitos anos, as quatro equipes foram quase que um consenso. Alabama seria a primeira equipe com duas derrotas e não vencer a conferência a fazer parte das semifinais. Ou seja, temos as duas equipes invictas e as outras duas que tem apenas uma derrota disputando o título de campeão nacional da temporada 2022, sendo três delas campeãs de conferência. Lembrando que os 2 jogos tem transmissão dos canais ESPN e também estarão no Star +. Vamos aos confrontos:
Vrbo Fiesta Bowl – State Farm Stadium (Glendale, AZ) – 31/12 – 18hs
#2 Michigan Wolverines vs #3 TCU Horned Frogs
Por que Michigan pode vencer?
O time tem a assinatura de seu técnico, Jim Harbaugh. É uma equipe que corre muito bem com a bola, mesmo sem seu principal Running Back, Blake Corum. Donovan Edwards, o reserva, vem fazendo ótimas partidas, com destaque para as 216 jardas corridas contra Ohio State. É isso que a equipe dos Wolverines faz melhor ofensivamente, deixando sempre o QB JJ McCarthy em boas situações. Ter uma equipe que corre bem com a bola é controlar o relógio, além disso, cansar a defesa adversária física e mentalmente. Defensivamente, os Wolverines estão entre os cinco melhores de toda a FBS em jardas cedidas por jogo, jardas cedidas por jogada e pontos cedidos por partida. É uma defesa extremamente atlética e com muitos bons nomes. Controlando o tempo de posse e conseguindo terminar os drives, será difícil para TCU sair com a vitória.
Por que TCU pode vencer?
Os Horned Frogs são a maior surpresa da história do College Football Playoffs. Ninguém sequer previa que os comandados de Sonny Dykes chegaria no top 10, muito menos estaria entre os quatro melhores da temporada. E foi uma equipe que passou por cinco equipes ranqueadas durante a temporada regular. Ofensivamente, a equipe tem um tridente que deve ser fundamental caso a equipe queira a vitória: Max Duggan, Kendre Miller e Quentin Johnston. Já no lado defensivo, todo foco deve ser em parar o jogo corrido de Michigan. Caso isso ocorra, basta manter o nível contra o passe, já que os Horned Frogs estão no top 10 de percentual de passes completos do adversário (53,9%). Como bom discípulo de Mike Leach, Sonny Dykes deve ter preparado algumas surpresas para Jim Harbaugh e companhia.
Michigan é favorito por 7,5 pontos.
Chick-Fil-A Peach Bowl – Mercedes-Benz Stadium (Atlanta, GA) – 31/12 – 22hs
#1 Georgia Bulldogs vs #4 Ohio State Buckeyes
Por que Georgia pode vencer?
Georgia foi a equipe mais dominante da temporada, com sobras. A defesa, mesmo tendo sido desmanchada no último Draft, continua do mesmo nível. O ataque, apesar de não ser muito falado, é eficiente. Muito por conta de uma dupla de Tight Ends de Elite, algo bem incomum para os padrões do College: Darnell Washington e Brock Bowers. Os dois ajudam tanto bloqueando, quanto recebendo passes. O sistema de Georgia é eficiente sem ter nomes que chamem a atenção, com muitos jogadores contribuindo e bem executado pelo QB Stetson Bennett. A defesa controlou todas as equipes ranqueadas que enfrentou, na final da SEC, os Bulldogs já estavam vencendo por 25 pontos no intervalo. Controlou Tennessee a 13 pontos e Oregon a 3 pontos. Além disso, limitou Michigan a 11 pontos na semifinal do ano passado e Alabama a 18 pontos. Se mantiver o padrão dominante, Georgia tem tudo para ser bicampeão nacional. Além de todos os tópicos dentro de campo, a partida será na Georgia, então os Bulldogs basicamente jogarão em casa, aumentando sua vantagem contra os Buckeyes.
Por que Ohio State pode vencer?
É o melhor ataque dos quatro semifinalistas. Tem o melhor Quarterback, CJ Stroud, e o melhor WR, Marvin Harrison Jr. A equipe colocou, em média, 45 pontos por partida nos adversários. As menores pontuações foram os 21 pontos contra Northwestern e Notre Dame, e os 23 pontos contra Michigan. Uma pontuação dessas já colocaria os Buckeyes em posição de pelo menos competir contra Georgia. O grande problema mora na defesa dos Buckeyes, que apesar de ter evoluído com Jim Knowles, ainda está longe dos tempos de Joey e Nick Bosa, e Chase Young. Caso a defesa de Ohio State consiga controlar o jogo corrido de Georgia e forçar Stetson Bennett a decidir o jogo, os Buckeyes podem ficar com a vitória. Para isso, terão que ser perfeitos nos três lados da bola.
Georgia é favorita por 6,5 pontos.