Harold Landry é um dos grandes nomes já para o Draft de 2018 em termos de expectativa e potencial. Landry é um Defensive End de Boston College, possui 6’3″ de altura(1,90) e 250 lbs(112,5kg). Pelo tamanho, Landry é um pouco undersized para ser defensive end e deve ser draftado como outside linebacker, mas deixamos a habilidade atlética de Landry para um outro momento. Hoje, iremos analisar como ele se comporta contra a corrida.
Ao ver as jogadas separadas, tenha em mente de que a responsabilidade Landry em todas as jogadas ele possui a responsabilidade de apenas um gap. Ou seja, ele na maioria dos casos, é responsável pelo gap C(ombro de fora do Tackle) e em outros pelo gap D(ombro de fora do Tight End). É esperado que ele ocupe esse espaço e pare o running back quando correr por ali ou fazer com que o running back corra por outro gap. Obviamente, se todos fizerem o seu trabalho, o running back não terá outro gap para correr.
Ao analisar a defesa contra o jogo terrestre, algumas coisas precisam ser questionadas. O jogador possui habilidade de diagnosticar a corrida? Possui habilidade de neutralizar bloqueios? Consegue se desvencilhar do bloqueio? Consegue fazer o tackle depois de tudo isso? Quais tipos de bloqueios ele consegue se sair melhor?
Na primeira jogada, acontece um pull do Left Guard e Landry #7 não consegue alavancar o seu gap da forma correta, deixando espaço pro fullback bloquear o Safety e abrindo espaço para a corrida exatamente do lado de fora do Landry. Landry não conseguiu diagnosticar corretamente a jogada e pagou por isso.
Na jogada abaixo, novamente podemos ver os mesmos erros cometidos por Landry da jogada anterior. Ainda com o detalhe que quando o FB o bloqueia, ele mantém a cabeça muito baixa impossibilitando de olhar o RB para ver que caminho que ele iria tomar. Note que quando o RB passa pelo Landry, ele ainda está focado no bloqueio do FB.
Agora, uma boa jogada de Landry. Ele diagnostica a jogada que é um RPO(run pass option) que ele já viu acontecendo antes nesse mesmo jogo e age rápido. Note como o primeiro passo é explosivo. O Tackle e o Guard não estavam preparados para isso, ele consegue se desvencilhar facilmente do bloqueio e é o primeiro jogador a encostar no RB.
Abaixo, outra boa jogada contra o jogo corrido de Landry. Levamos em consideração que é contra o TE, mas Landry engaja no bloqueador com uma boa âncora e tem o controle total do seu bloqueador.
Landry é um dos prospectos sendo esperados como um dos principais pass rushers da classe de 2018 e possui muitos atributos para isso, mas ainda possui pontos para ser melhorado se ele quiser ser uma escolha top-10 consensual.