Segundo Deivis Stats and Info, 62,5% dos OTs titulares HOJE foram escolhas de primeira ou segunda rodada. Projetando após o Draft, esse número deve bater 70%. Qual impacto isso tem? Já discutimos antes sobre a questão de escolher WRs no top 10, será que aqui seria justamente o contrário?
Vale a pena escolher um WR no top 10?
As maiores trocas na primeira rodada do Draft
O que aconteceu com as 10 últimas primeiras escolhas gerais?
Confira hoje no OTC Repórter!
Levantamento
Para não ficar apenas nas informações trazidas por Deivis, vamos mostrar aqui os times/divisões e seus OTs. Esse levantamento seria com as contratações feitas via FA, e que nos daria uma boa visão de quem pode atacar o setor no draft do fim do mês.
NFC West
- Seattle (LT);
- 49ers (LT,RT);
- Rams (LT,RT);
- Cardinals (LT);
NFC East
- Cowboys (LT);
- Giants (LT,RT);
- Eagles (LT,RT);
- WFT (0);
NFC North
- Lions (LT);
- Packers (0);
- Vikings (RT);
- Bears (LT,RT);
NFC South
- Bucs (LT,RT);
- Falcons (LT,RT);
- Saints (LT,RT);
- Panthers (LT,RT);
AFC North
- Browns (LT,RT);
- Ravens (LT);
- Bengals (LT,RT);
- Steelers (0);
AFC East
- Broncos (LT,RT);
- Raiders (LT);
- Chiefs (0);
- Chargers (RT);
AFC South
- Titans (LT);
- Jaguars (LT,RT);
- Texans (LT,RT);
- Colts (RT);
AFC West
- Patriots (LT);
- Jets (LT);
- Bills (LT);
- Dolphins (LT,RT);
Analisando os Resultados
O Lado Ruim…
Dos 32 times, apenas 4 não tem sequer um dos jogadores, LT ou RT, tendo sido escolhido na primeira ou segunda rodada. Esses 4 times não tem pouco em comum.
Os Packers fizeram a proeza de conseguir David Bakhtiari, um dos melhores LTs da liga (se não for o melhor) numa quarta rodada. Ele faz parte de uma das unidades mais sólidas da liga dando o tempo necessário para Aaron Rodgers brilhar. O time pode procurar algum nome apenas se não estiver satisfeito com Billy Turner no lado direito, Teven Jenkins e Liam Eichenberg devem chamar atenção.
Os Chiefs chegaram ao SB com Eric Fisher e Mitchell Schwartz, ambos machucados e escolhidos na primeira e segunda rodada. E foi geral e facilmente visível que a falta de profundidade da OL foi onde a defesa dos Bucs brilhou e pressionou o outrora MVP, QB Patrick Mahomes. O time investiu em Joe Thuney, e no draft deve buscar alguém, olho em Dillon Radunz (uma vez que eles não têm problemas de pegar jogadores de Universidades pequenas) e Alex Leatherwood.
Os Steelers passam por um processo de reformulação e uma unidade que foi dominante antes, hoje já não tem os mesmos jogadores impactantes. Outro time de playoffs que deve buscar um OL. Se Teven Jenkins ou Chris Darrisaw chegarem a sua escolha, devem puxar o gatilho. Porém não descartem a possibilidade deles subirem tal qual fizeram para garantir Devin Bush anos atrás.
O WFT passam por uma transição semelhante, tiveram uma linha forte mas perderam Trent Williams e Morgan Moses caiu de nível basicamente a cada ano. É um time que me intriga, contratou o Fitzmagic para seu QB, mas obviamente não é uma solução a longo prazo. O time vai precisar decidir se vai em nomes da mesma faixa dos Steelers e tenta montar um time mais forte para que ano que vem busque seu QB, ou o contrário e ir de QB no primeiro round. Sendo GM eu preferiria a primeira abordagem, particularmente.
O Lado Bom…
Do outro lado, temos 14 times que tem a dupla escolhida nas duas primeiras rodadas. Por esse número grande não iremos passa em um por um, mas destacaremos os mais importantes. Saints, Bucs, Rams e Browns foram longe na liga muito pela boa temporada de suas OLs protegendo seus signal callers.
Os Jaguars apesar de terem a dupla, hoje são a escolha 1 do Draft. Não que isso tenha uma relação direta, mas bom para ficar de olho que isso não vai lhe garantir automaticamente um bom ano. No futuro eles podem ter mais resultado, de forma semelhante aos Dolphins, que hoje tem Austin Jackson e Robert Hunt que vão apenas para seu segundo ano.
Bengals apesar da dupla, Jonah Williams não consegue ficar saudável e Riley Reiff já tem 32 anos. De forma que, hoje é quase que automático pensar que se os Bengals não trocarem para baixo, a escolha deve ser quase que indiscutivelmente Penei Sewell de Oregon.
Texans, Broncos, Eagles, Giants, Falcons, Panthers tem a dupla, mas tem nomes discutíveis. Tytus Howard, Andre Dillard, Garett Bolles/Ja’Wuan James (alô chefe!), Nate Solder, Kaleb McGary, Cam Erving, respectivamente não são nomes ao nível dos bons OLs da liga, como alguns de seus parceiros como Laremy Tunsil, Lane Johnson, Jake Mathews e Taylor Moton.
Para esses listados acima, não devem correr para um OL logo no começo, mas devem endereçar o setor no meio do processo. D’Ante Smith, Spencer Brown, Stone Forsythe são caras atléticos e fortes que são bons projetos que se encaixariam nesses times.
Até semana que vem!
3 comentários
Alexandre, texto bem interessante.
Uma pequena questão: você fala em 4 times sem escolha de primeira rodada entre os titulares como T, citando Washington em vermelho inicialmente, mas cita só 3 posteriormente.
Como torcedor de Washington, fiquei curioso para saber qual a avaliação da OL que seria feita ali.
Abraço!
Foi problema só na hora de transcrever para plataforma, post atualizado, obrigado pelo feedback!
Valeu pelo retorno, Alexandre!
Só um adendo de um torcedor de Washington: Morgan Moses foi bem mal em 2018 e 2019 (especialmente por “flags”). Ano passado, foi muito bem (diria nota 8,5/9 – talvez beneficiado pela ausência de torcida que impediram seus “false start” – e é um prospecto selecionado na 3ª rodada de 2014.
Abraço!