Sai que é Tua! A estreia de Tagovailoa como titular na NFL

by Alexandre Castro

Finalmente o sonho do Tank for Tua, que surgiu no ano passado pela torcida dos Dolphins, se concretizou de vez. Depois de ser escolhido na quinta escolha geral do draft de 2020, Tuanigamanuolepola Tagovailoa, ou para os íntimos, Tua, estreou pelos Dolphins como titular. Em sua estreia ele derrotou a boa defesa dos Rams por 28-17.

Como foi a estreia de Joe Burrow?

Justin Herbert deixou escapar a estreia dos sonhos?

As três estreias de QB até o momento foram bem distintas. Burrow teve altos e baixos, mas faltou ajuda ao seu redor. Herbert conseguiu fazer uma boa estreia, teve ajuda do seu time, mas por um erro de novato deixou escapar a vitória. Tua foi o primeiro que estreou como titular e conseguir se sagrar vencedor. Não foi tanto mérito dele, uma vez que a defesa e os times especiais produziram um touchdown cada e dois outros turnovers que levaram às outras duas pontuações.

A escolha da titularidade

Existem motivos válidos tanto para defender que Tua fosse titular, como para segurá-lo mais um pouco. Eu, particularmente, era um dos defensores de esperar mais um pouco. Primeiro porque achava um pouco de desrespeito com o trabalho até sólido que o Fitzpatrick vem fazendo. No entanto, os Dolphins viram a chance de chegar aos playoffs já nesse ano e acreditam que com Tua essas chances são maiores. Fora isso, não vou ser engenheiro de obra pronta, a defesa contra não era o melhor matchup que ele poderia ter.

No fim das contas deu certo, mas poderia ter dado bem errado. Um dos meus pontos sobre Tua na NFL, era se ele saberia lidar com o time ao seu redor. Vamos combinar que em Alabama ele contava com excelentes armas no seu entorno. Grande OL, RBs e WRs, nos Dolphins não seria assim.

Além disso, tem a questão de novato mesmo, na jogada acima temos o rookie sendo rookie. Nem você pode segurar a bola dessa forma displicente contra qualquer time, muito menos esse tempo todo quando você tem Aaron Donald do lado contrário. Aqui você aceita a derrota, toma o sack e mantém a bola e ganha mais espaço para o passe longo (piada para quem viu a final do futebol americano que Tua virou contra Georgia).

O desempenho de Tua em números

Para a turma das estatísticas, vamos lá!

Tua completou 12 de 22 passes (54.5%) para 93 jardas, 1 TD, 1 fumble e um passer rating de 80.3. Tagovailoa não foi ajudado por dois drops do wide receiver Preston Williams, mas o resultado final é que 93 jardas brutas de passe foi o menor número da equipe desde outubro de 2017, quando o Dolphins tiveram 92 jardas de passe em uma vitória de 16-10 contra o Tennessee Titans.

As jardas de passes de Tagovailoa foram as mais baixas para qualquer quarterback titular pós-Dan Marino em sua primeira partida como titular nos Dolphins. O número anterior foi de 109 jardas de John Beck em 2007.

Desempenho de Tua em tape

O trabalho do ataque dos Dolphins foi focado em passes curtos e o jogo se desenhou tranquilo, então o ataque não precisou fazer muito e a comissão técnica preferiu evitar riscos. Jakeem Grant teve uma recepção para 15 jardas, mas essa foi a única bola de Tagovailoa do jogo para mais de 10 jardas. Tua perdeu alguns alvos (fora os drops) e também não ousou, sendo conservador (de maneira correta). Mas o talento dele está lá. Belo passe no vídeo acima para seu TE, mas o jogador não conseguiu separação suficiente para fazer a jogada.

Avaliação do próprio Tua

Eu penso que um quesito fundamental para qualquer profissional na vida, é ter a capacidade de avaliar a si mesmo. Tua foi bem maduro e não quis varrer nada para debaixo do tapete, assumindo que não foi um bom jogo.

“Bem, eu não acho que joguei com o padrão do que esse ataque é capaz. Houve certas jogadas que eu poderia ter feito o lance certo, tomado a decisão certa”, disse Tagovailoa humildemente na entrevista pós jogo.

Lavem as mãos com álcool gel e se cuidem!

You may also like

Leave a Comment