Sempre há aquelas perguntas sobre selecionar alto no Draft jogadores que não são posições com pedigree, como guards, centers e linebackers. Nesse Draft, esse debate voltou com força pois temos Quenton Nelson já estabelecido como um dos melhores jogadores desse Draft e temos Roquan Smith pedindo passagem para entrar nessa discussão.
Smith é um linebacker de tamanho ideal com 6’1″ de altura e 225 lbs com um atleticismo acima da média e uma inteligência vista em poucos jogadores saindo do college. Não vejo o Smith no nível do Foster no ano passado, que por um acaso deveria ter saído no top-5 se não fossem as dúvidas com a sua lesão, mas Smith demonstra ser o melhor linebacker desta classe.
Roquan Smith. Playmaker. pic.twitter.com/EHGXH0VwZU
— Felipe Vieira (@lipevieira) December 6, 2017
Sua inteligência fica claro ao assistirmos tape dele, acima eu falei sobre uma jogada que não parece muita coisa, mas que muitos jogadores não fariam e não poderiam ser tão cobrados para fazer a jogada. É por isso que Smith é especial.
Além disso, Smith é um jogador completo. Na cobertura do jogo aéreo, algo tão essencial no jogo de hoje, também é algo que Smith demonstra com certa facilidade. Roquan Smith é um linebacker moderno.
Uma qualidade subestimada nos linebackers e muito importante é a sua capacidade de dar o tackle no tráfego. Linebackers elites como Luke Kuechly e Bobby Wagner fazem isso com frequência e parece ser algo tão simples em simplesmente achar o caminho livre pro ball carrier, mas muitos não possuem essa visão e o timing correto. Smith possui isso.
Abaixo, uma jogada que o Center sai para fazer o cut block no Roquan Smith e ele consegue se manter na jogada para fazer o tackle. Jogada extremamente difícil de se conseguir fazer.
Times que estão no top-15 e precisam de um linebacker, Roquan Smith é o seu cara.
2 comentários
Numa escala onde o luke é 10 onde se enquadra o potencial do Roquan?
Falando em potencial, acho que ele pode ser um nota 8,5. Se ele chegasse na liga hoje, acredito que seria um nota 7. Titular desde o dia 1.