Rashod Bateman, WR, Minnesota: pontos positivos e negativos

by Claudinei Junior

Rashod Bateman é um dos melhores WRs desta classe do Draft de 2021. Estava no topo da posição até a última temporada, mas por conta da Covid-19 e ascensão de outros prospectos o jogador caiu na maioria das boards.

Atuando por Minnesota, que não é um dos programas mais tradicionais, mas vem tendo bons resultados com o HC P.J. Fleck, Bateman teve uma grande temporada como sophomore com mais de 1,2 mil jardas e 11 TDs. Seu route running, inteligência encontrando espaços na defesa e produzindo após a recepção foram algumas das habilidades que chamaram atenção dos scouts.

Em 2020, havia dado opt-out da temporada por causa do coronavírus, mas voltou atrás e jogou 5 partidas. O recebedor deve ser o primeiro atleta de Minnesota a ser escolhido na primeiro rodada desde 2006.

Teven Jenkins, OT, Oklahoma State: pontos positivos e negativos

Greg Newsome II, CB, Northwestern: pontos positivos e negativos

PERFIL

Rashod Bateman, WR, Minnesota

Altura: 6’2

Peso: 210 lbs

Junior

Estatística carreira

Receiving Rushing Scrimmage
Year School Conf Class Pos G Rec Yds Avg TD Att Yds Avg TD Plays Yds Avg TD
*2018 Minnesota Big Ten FR WR 13 51 704 13.8 6 0 0 0 51 704 13.8 6
*2019 Minnesota Big Ten SO WR 13 60 1219 20.3 11 0 0 0 60 1219 20.3 11
2020 Minnesota Big Ten JR WR 5 36 472 13.1 2 0 0 0 36 472 13.1 2
Career Minnesota 31 147 2395 16.3 19 0 0 0 147 2395 16.3 19
Fonte: Sports Reference

Amon-Ra St. Brown, WR, USC: pontos positivos e negativos

O que são os famosos Pro Days e sua importância

POSITIVOS

Rotas

Bateman é um dos melhores corredores de rota dessa classe. Seja no release, quebra das rotas, movimentos de cabeça, braços, pés ou controle de corpo, ele cria separação do defensor.

Consegue tirar as mãos dos adversários quando encostam nele. Tem boa leitura de jogo, consegue improvisar e achar espaços na defesa quando o QB sai do pocket. Na maioria das vezes consegue o leverage da rota sobre o defensor e vai muito bem em double moves.

Jardas após a recepção

O WR não é um dos mais rápidos da classe, mas é um dos que mais produz após a recepção. Tem boa visão e consegue explorar os espaços da defesa. Tem equilíbrio e se um defensor não executar a técnica correta de tackle ou não conseguir bom ângulo, não vai conseguir derrubar.

É elusivo e guarda a bola rapidamente quando faz o catch para virar um corredor. Dinâmico e QI de football muito alto para tomar decisões rápidas. Usa bem a envergadura para fazer stiff arm por conta do tamanho.

Bolas contestadas

A mentalidade de “my ball” que os WR precisam ter para brigar por bolas 50/50, Bateman tem. Usa bem o seu tamanho para atacar a bola no ar e se separar do defensor.

Tem um ponto de ataque muito alto e consegue saltar para ir até à bola. Também mostrou que consegue fazer one  catch hand mesmo com os adversários em cima dele.

É dono de um bom radar para  se ajustar a bola e ter vantagem sobre os CBs.

NEGATIVOS

Drops

Uma das coisas que mais me preocupa no jogador de Minnesota são os drops. Durante a carreira universitária, ele teve 7.7 % de drop rate, uma das piores marcas entre os principais recebedores da classe, segundo o Pro Football Focus.

Isso quer dizer que as mãos de Bateman são ruins? Não. Ele tem um bom catch, é agressivo, porém é inconsistente. Analisando o tape diria que o problema dele com drops é por falta de concentração para executar o movimento correto. Isso é algo que ele pode ser corrigir na NFL, porém se não melhorar terá problemas.

Rotas verticais/Velocidade

Nas rotas curtas e intermediarias Bateman consegue separação usando a velocidade e sua técnica de quebras para gerar separação. Porém, em rotas verticais, mais especificamente go ou fly routes, vemos que há um problema quando o jogador tenta bater o defensor apenas na velocidade.

As rotas double move que atacam o fundo do campo ajudam Rashod a se distanciar do defensor, porém menos que quando ele corre rotas mais curtas. Isso será um problema na NFL? Depende, mas não chega a ser um fator para o derrubar, já que ele é um cara corre 4.4

Ele é um cara grande, inteligente e que sabe correr rotas mesmo sem uma velocidade e agilidade de elite. Se tivesse atributos físicos melhores, certamente estaria em 1º na lista.

You may also like

1 comentário

JoaoStorer 26 de março de 2021 - 10:40

Muito bom texto, gosto muito desse formato!

Reply

Leave a Comment