Em mais uma missão impossível, tentaremos projetar quem será o MVP da NFL em 2023. Existem anos em que a premiação é uma unanimidade, em outros, a unanimidade é que ninguém concorda com o resultado. Mesmo assim, receber o prêmio segue sendo o prêmio de muitos jogadores (cof cof, Russell Wilson, cof cof).
Vamos lá!
Palpite: Aaron Rodgers, QB, New York Jets
Sem querer criar “teoria da conspiração” o mercado de NY é gigante, e fazia tempo que ansiava por um QB do calibre de Aaron Rodgers. Você pode dizer que o ex-Packers não é mais o mesmo QB e eu concordo com você. Contudo, ele terá um bom ambiente ao seu redor, diferente dos Packers onde ele havia perdido sua maior peça ofensiva e não vimos nenhuma reposição a altura.
Enquanto Rodgers sentirá uma queda na mudança de linha ofensiva (olho no center Joe Tippmann, baita achado), nos outros pontos do elenco, deve ficar confortável. Na comissão ele terá novamente Nathaniel Hackett como seu coordenador ofensivo. Apesar do desastre na temporada como HC de Denver, Hackett vinha de um belo trabalho com Aaron em Green Bay.
Ademais, A-Rod contará com Garrett Wilson, que vem da temporada de calouro ofensivo do ano. Fará companhia a ele, alguns pedidos do próprio QB como Allen Lazard e Randall Cobb. Pelo chão tem um forte e diversificado comitê com Breece Hall (que se não fosse a lesão poderia ter lutado pelo OROY também), o veterano Dalvin Cook, o versátil Michael Carter e o calouro Izzy Abanikanda.
Ainda contará com uma defesa que tem potencial para figurar entre as melhores da liga. Junte tudo isso a narrativa e podemos ver Rodgers conseguir mais um prêmio para sua coleção.
Menções Honrosas
Vamos a outros nomes que também são candidatos.
Justin Herbert, QB, Chargers
Herbert foi o OROY em 2020, um Pro Bowler em 2021 e terminou em nono na votação de MVP em 2022. Alguns de seus números chegaram a cair um pouco na temporada passada, mas ele levou o time aos playoffs (mesmo com a implosão que teve no wild card) e teve a melhor taxa de conclusão da carreira. Isso apesar do fato de ele ter lidado com lesões nas costelas e nos ombros e suas duas principais armas, Keenan Allen e Mike Williams, também tiveram lesões.
Herbert terá um baita coordenador ofensivo em Kellen Moore, que deve abrir as coisas para ele colocar a bola no campo com mais frequência. E além de Allen, Williams e o versátil running back Austin Ekeler, ele também tem a escolha de primeira rodada Quentin Johnston à sua disposição.
Patrick Mahomes, QB, Chiefs
Não pode existir uma disputa que envolva o termo “melhor” e não ter Mahomes na disputa. O atual campeão do Super Bowl vem colhendo os frutos dos bons drafts que a franquia vem fazendo, para se manter como o time a ser batido pelo resto da liga.
Como os Chiefs usaram o Draft para chegar ao Super Bowl?
Justin Jefferson, WR, Vikings
Eu sei que nenhum wide receiver jamais ganhou o prêmio de MVP. Mesmo assim, me recuso colocar uma lista e não colocar Justin Jefferson que vem melhorando ano a ano, só olhar os números:
2020: 88 recepções para 1.400 jardas e sete touchdowns.
2021: 108 recepções para 1.616 jardas e 10 touchdowns.
2022: 128 recepções para 1.809 jardas e oito touchdowns.
Jefferson flertou em conseguir as duas mil jardas e é bem factível que ele possa conseguir esse ano. Com a saída do principal RB do time, Dalvin Cook, Kevin O’Connell agora no seu segundo ano deve aproveitar ao máximo esse potencial . Cousins está no seu último ano de contrato, então também tem motivação para jogar bem. Some isso ao fato dos Vikings terem grandes chances de conseguirem ir aos playoffs novamente, e JJ pode sonhar com o MVP.