Como o prêmio de MVP se tornou uma aclamação – justa – ao melhor quarterback da temporada, o troféu de Jogador Defensivo do ano se configura como a forma de celebrar o MVP da defesa. Usualmente, o vencedor é um jogador que se destaca pelo pass rush, com nomes como Nick Bosa, JJ Watt, TJ Watt, Khalil Mack e Aaron Donald sendo vencedores recentes. Quebrando este padrão entre os últimos 10 ganhadores estavam o CB Stephon Gilmore e o LB Luke Kuechly.
Com estas informações em mente, vamos aos palpites!
Micah Parsons, EDGE, Dallas Cowboys
Entrando em sua terceira temporada na NFL, Parsons tem uma trajetória muito interessante até agora. Como calouro, teve bastante participação como LB tradicional, jogando off-ball e com muitos snaps de cobertura. No entanto, ganhou o prêmio de calouro defensivo de 2021 por causa de seu grande destaque estava na capacidade de gerar pressão. Em 2022 passou a alinhar ainda mais como pass rusher e menos nas outras funções, passando dos 10 sacks novamente.
Agora, anunciou definitivamente a transição para a posição de EDGE. Dessa forma, sua versatilidade estará menos em evidência. No entanto, poderá focar exclusivamente naquilo que faz de melhor, que é perseguir o QB adversário.
Com um papel mais claro, sua produção pode inclusive aumentar. Já muito dominante, Parsons é uma máquina atlética, com combinação incrível de força e explosão. Capaz de vencer de qualquer forma, também faz um trabalho acima da média contra a corrida.
Para dar esse passo a mais e sair de um jogador que já foi duas vezes All-Pro para o melhor defensor do ano, precisará utilizar o foco na nova posição definitiva para evoluir em alguns aspectos. Entre pontos atingíveis, estão correções menores como reduzir passos em falso na saída da linha e ampliar o repertório de movimentos de pass rush. Como sua offseason foi inteiramente dedicada a aperfeiçoar atributos como estes, é esperado que dê um passo a mais para se tornar o defensor da temporada.
Outros candidatos:
Myles Garrett, EDGE, Cleveland Browns
Primeira escolha geral do Draft de 2017, Garrett é um jogador de alto nível extremamente consistente em todos os anos. Sempre com números fortes de pressões e muito elevados de sacks, ele é uma máquina de derrubar QBs. O que pesa contra seu caso é o fato de que produz menos do que alguns concorrentes ao prêmio e não é tão completo contra a corrida. A seu favor está a chegada de Za’Darius Smith e os reforços no miolo da DL, o que pode liberar espaços para que eleve ainda mais sua produção em todos os aspectos.
Nick Bosa, EDGE, San Francisco 49ers
Atual vencedor do prêmio, Bosa é o principal pass rusher da NFL atualmente. Ele soma 34 sacks em 33 jogos nas duas últimas temporadas regulares, sendo muito prolífico não apenas derrubando os QBs, mas também pressionando-os com frequência. Além disso, é um jogador com forte desempenho contra corridas. Nick possivelmente seria o favorito aqui, mas está afastado do time em busca de uma renovação discussão contratual. Isto pode prejudicar sua participação no começo do campeonato e afetar seus argumentos pelo prêmio.
Sauce Gardner, CB, New York Jets
Como representante das posições fora dos EDGEs está Gardner. O calouro defensivo de 2022 conseguiu um enorme feito logo em seu primeiro ano na NFL ao ser um All-Pro de primeiro time em uma posição na qual isto é raro. Físico e inteligente, Sauce já atua como um veterano que consegue anular recebedores experientes e de alto nível. Em uma defesa que deve permanecer em bom nível e um time que tem expectativas de playoffs, pode ganhar força em seu caso se tiver mais uma temporada no mesmo patamar ou acima.