Os melhores linebackers de hoje em dia: existe um padrão a ser buscado na hora de selecioná-los?

by Daniel Silva

Bem, amigos do On The Clock! Voltamos mais uma vez com mais um desbravamento do mundo do futebol americano, no que tange ao estudo dos melhores jogadores da liga quando estavam saindo do college e se preparando para serem selecionados no Draft. Sempre com o objetivo de trazer a análise mais precisa e realista possível, hoje mergulharemos nos números e marcas dos linebackers!

É a posição defensiva que mais mudou seu estilo de jogo durante a história da NFL. Os anos foram passando e os monstros que ocupavam a posição de middle linebackers ou outside linebackers de defesas 4-3, hoje são os linebackers menores e mais leves, capazes de serem extremamente eficientes contra o jogo aéreo e sempre permanecerem dentro de campo para os 3 downs. Mas calma! Podem ser mais baixos e mais leves do que antigamente, mas isso não significa que tenham perdido importância, pelo contrário! Mais do que nunca são os líderes, os playcallers, os audible callers da defesa, verdadeiros generais.

Vamos nos aprofundar na análise dos fatos, marcas e medidas dos 10 melhores linebackers da atualidade, análise tal com o objetivo de observar possíveis padrões de biotipo corporal, habilidades, marcas e números em drills entre tais atletas.

A lista, e sua respectiva base de dados, utilizada para escrever esse texto e expor essa análise é a que segue (ressaltando aqui que ela não se encontra em nenhuma ordem particular, visto que estabelecer tal ordem não é o intuito deste texto):

  • Roquan Smith
  • Darius Leonard
  • Joe Schobert
  • Fred Warner
  • Deion Jones
  • Devin White
  • Bobby Wagner
  • Lavonte David
  • Demario Davis
  • Eric Kendricks

Biotipo Corporal

Dos 10 LBs listados acima, 40% estão listados com 6-0 (1,82 m)! Todos se encontram acima dos 6 pés e dos 6 atletas restantes a maioria se encontra nos 6-1. Quanto ao peso, um padrão já esperado se fez presente (mesmo nos dias atuais de surgimento de híbridos nas defesas da liga): a maioria esmagadora possui pelo menos 234 lbs (90% deles), tendo apenas Deion Jones abaixo dessa marca, com suas 222 lbs.

Drills de velocidade, explosão, agilidade e bench press

No Combine e em seus respectivos Pro Days, esses 10 jogadores postaram números muito interessantes nos drills mais famosos e tradicionais para se fazer uma boa avaliação de um linebacker.

No 40 yard dash, 2 jogadores correram na casa dos 4.7s. Dos demais, a maioria correu na casa dos 4.5s, tendo como destaque, Devin White, com seus 4.42s! Nos saltos horizontal e vertical, um padrão bem explosivo foi observado neste, já que todos os jogadores saltaram pelos menos 33 polegadas e 60% deles saltaram pelo menos 38 polegadas. No horizontal, metade dos LBs pularam para menos de 120 polegadas.

No bench press, 30% dos jogadores, apenas, fizeram menos de 20 repetições! Cabe aqui grande destaque para as 32 repetições de Demario Davis.

Finalmente, nos exercícios de agilidade, apenas 1 atleta correu o 20 yard shuttle acima de 4.5s, com a maioria correndo na casa dos 4.2s e ainda com Kendricks voando para 4.14s! No 3 cone drill, 1 jogador correu abaixo dos 7 segundos (Fred Warner) e maioria registrou tempos na casa dos 7.1s.

Onde foram selecionados no Draft

Como já abordado em todos os textos dessa série até agora, o entendimento de que os melhores jogadores de uma determinada posição sempre são selecionados na primeira rodada e sempre possuem uma nota de primeira rodada é uma falácia. Ao analisar onde esses 10 linebackers foram draftados ficou demonstrado, novamente, um padrão muito interessante do cenário recente da liga, no que tange a escolher tais atletas e acertar nas escolhas.

Dos 10 LBs, apenas 2 deles foram selecionados na primeira rodada… Dos 8 restantes, metade foi selecionada na segunda rodada e o mais tardio que um desses 8 foi selecionado foi Schobert na 4ª rodada.

Conclusão

Adoro surpresas quando vou escrever colunas desta série aqui do On The Clock! E analisar os números e marcas dos melhores linebackers da atualidade trouxeram algumas de esquentar o coração dos amantes da posição, como eu. Mesmo sendo LBs menores do que os de 30, 35 anos atrás, eles continuam sendo muito fortes, por exemplo. E mesmo sendo relativamente pesados, são muito ágeis e explosivos.

Apesar de existirem linebackers baixos aqui e ali na NFL, os de alto nível possuem no mínimo 6 pés, não tem outro jeito. Contudo, restou claro que para ser um LB de destaque na lista o atleta não precisa ser muito alto. O peso desses jogadores foi uma das minhas surpresas, já que são, virtualmente, todos pesados e grandes (como já dito acima, 9 deles com pelo menos 234 lbs), mesmo na tendência de jogo atual da liga.

Não precisa ser um corredor de 100 metros para ser um excelente linebacker, já que houve um único destaque extremamente rápido no tiro de 40 jardas e a vasta maioria flutuou entre 4.5 e 4.7 segundos. A próxima grata surpresa se mostrou nos exercícios de agilidade e no salto vertical. Um linebacker de alto nível na NFL deve ser muito ágil! Os tempos foram bem baixos para o tamanho e peso dos atletas. A explosão para levar o atleta a uma grande velocidade máxima (resultado de ótimas marcas no salto vertical) mostra-se essencial para um grande desempenho dentro de campo para os LBs. As marcas no bench press, novamente, deixaram bem claro que, mesmo com a crescente de híbridos de linebacker/safety na liga, os grandes LBs dos dias atuais são muito fortes, mesmo sendo mais leves que no passado.

Para finalizar, ficou claro que, mesmo não sendo fundamental gastar capital de draft na primeira rodada para selecionar um grande linebacker, não devemos nos iludir pensando que lá para frente acharemos um talento capaz de ser um titular de qualidade por anos e anos, visto que a maioria dos atletas foi selecionada na segunda rodada, ou seja, esta posição não é de forma alguma uma que se possa vacilar no processo de escolha no Draft, ora, o talento nas rodadas tardias não é abundante.

You may also like

Leave a Comment