Josh Uche é a resposta para saída de Kyle Van Noy?

by Claudinei Junior

O torcedor do New England Patriots vive um ano bem diferente em comparação as últimas temporadas. Após ver seu maior ídolo, Tom Brady, sair na offseason em direção à Florida, a torcida sofreu também com a saída de outros jogadores importantes do elenco.

A defesa novamente foi o setor que mais teve perdas durante a free agency. Kyle Van Noy, Jamie Collins, Danny Shelton, Duron Harmon e Elandon Roberts partiram de Foxbor. Com pouco espaço no salary cap, Bill Belichick recorreu ao Draft para substituir seus antigos titulares.

Escolha de segunda rodada, o linebacker Josh Uche foi o segundo jogador escolhido por New England no Draft. Uche é um Senior que durante seus anos em Michigan jogou 26 partidas, com 52 tackles, 15 sacks e 3 fumbles forçados.

Logo após o Draft muitas pessoas começaram a se perguntar seria o ex Wolverines o substituto de Kyle Van Noy? Bom, a resposta é que não, Josh Uche não deve ser o substituto que vai ocupar o lugar do antigo camisa 53 dos Patriots. Quem vai cumprir esse papel na defesa será outro jogador selecionado pela equipe no Draft, Anfernee Jennings. O ex-Alabama além de ter um físico parecido com Van Noy (6’2 e 256 lbs), teve um papel semelhante na defesa de Nick Saban.

Jennings atuou  como edge e teve mais destaque na contenção do jogo corrido, aproveitando seu bom uso das mãos e do seus longos braços para selar a lateral. O ex Bama também foi usado, com menos frequência, dropando em zonas curtas nas laterais do campo.

Como não é tão grande para ocupar dois gaps e jogar mais por dentro da linha, Jennings deve ser usado na ponta da linha, com a mão no chão como um defensive end ou em pé como outside linebacker, função exercida anteriormente por Van Noy. Mesmo sem um atleticismo e um bend de elite, Jennings será muito importante para fazer o trabalho sujo na defesa. De começo, terá menos snaps e deve ficar no banco para Simon e Winovich, mas com o decorrer da temporada, o calouro vai ganhar mais experiência e tempo de jogo.

Não deve ter muito problemas para se adaptar ao esquema defensivo, já que New England joga de maneira parecida com Alabama.

Já Josh Uche, irá cumprir o papel de Jamie Collins. Com 6’1 e 245 lbs, Uche é um jogador mais atlético e versátil do que Jennings. No seu último ano no college virou titular e teve muitos snaps, atuando em várias posições na defesa. Por conta disso, muitos analistas discutiam para definir se o jogador era um edge ou linebacker.

Por conta dessa versatilidade, chamou atenção por fazer qualquer função na defesa, seja no pass rusher como edge rusher, como linebacker em blitz ou marcando em zona e homem a homem. Segundo o Pro Football Focus, Jamie Collins teve em 2019, 337 snaps como edge e 439 como linebacker dentro do box. Por conta disso, foi aproveitado para confundir os ataques adversários que ficavam na dúvida se o jogador iria atacar o QB ou marcar o passe.

E é dessa maneira que o head coach dos Patriots deve usar Uche, como uma imitação do que Collins fazia no ano passado. Uche será um LB que vai alinhar em diferentes posições de acordo com a formação e a situação do jogo. Seja de edge ou linebacker, o fator versatilidade é uma das coisas que mais deve ser explorado. A falta de ball skills é uma coisa que preocupa, já que não forçou tantos fumbles e nem fez nenhuma interceptação na carreira universitária.

Vejo ainda num futuro não muito distante, Uche fazendo a mesma transição que Hightower fez, atuando mais como linebacker por trás da linha de scrimmage. Mas ainda há um longo caminho até isso e tudo vai depender do desenvolvimento do calouro.

Mas o ponto é: Jennings é quem deve fazer o papel de Van Noy na defesa e Uche o lugar de Collins. Por conta da pandemia do coronavírus e dos buracos no elenco, fato é que ambos devem ter mais snaps do que Bill Belichick projetava.

 

You may also like

Leave a Comment