Todo ano alguns jogadores não são escolhidos no Draft e mesmo assim conseguem provocar algum impacto mesmo como calouros. São inclusive 17 não draftados que estão no Hall da Fama, como os QBs Kurt Warner e Warren Moon. Em 2024, o grupo não parece tão forte, mas possui alguns nomes que merecem destaque. O principal deles é o LB Ivan Pace Jr, que conquistou o posto de titular nos Vikings e está fazendo boa temporada.
Ivan Pace Jr se destaca pelos Vikings
A expectativa logo após o Draft era de que Pace brigaria por uma vaga em um elenco que não tinha muitas opções na posição de LB. Isto se confirmou, com bom desempenho durante a época de treinos antes da temporada. Além disso, contou com uma lesão de Brian Asamoah, que seria o titular esperado. Dessa forma, tomou um posto no time principal e não largou mais.
Em uma defesa muito agressiva como é a de Brian Flores nos Vikings, é preciso que os LBs consigam realizar funções múltiplas. De acordo com o PFF, ele é o sexto LB off-ball com mais snaps de pass rush, anotando 14 pressões em 107 oportunidades. Essa característica oferece um bom elemento surpresa em um esquema que gosta de manufaturar pressão, seja com blitzes ou simulated pressures.
Outro ponto de destaque é sua boa habilidade na cobertura. Ele costuma conter as jogadas rapidamente, por mais que ceda alguns passes completos. Isto acontece especialmente nas áreas curtas do campo. Mesmo assim, está fazendo um trabalho de qualidade.
Por fim, o calouro também se tornou o responsável pelo ponto eletrônico para chamar as jogadas em campo. Este é um elemento que pode passar por baixo de radar, mas representa características positivas. Mostra que ele é uma liderança respeitada no vestiário e que a comissão técnica também o enxerga como tal. Isto é um sinal de confiança do coordenador defensivo e do treinador principal, uma vez que Pace dificilmente pode sair do jogo nessa situação.
A grande realidade é que Pace não deve se tornar um dos melhores da NFL. Apesar disso, promete ser um titular produtivo por muitos anos. Isto por si só já contraria as expectativas associadas ao rótulo de não draftado e mostra como o processo do Draft não é uma ciência exata.
Além de Pace, existem outros jogadores que tiveram um papel relevante na temporada, mas com alguns poréns.