Já faz um tempo que a temporada regular acabou e estamos em temporada de Bowls. Infelizmente, a temporada de Bowls perdeu um pouco de brilho no passado recente porque muitos dos prospectos de destaque não jogam. Agora até para os Bowls clássicos do New Year’s Six que não fazem parte das semifinais tem sofrido um pouco com essas ausências.
Mas, estamos aqui para falar de coisa boa (e não, não é Tekpix), as finais do college chegaram no primeiro dia do ano. Esse ano seremos brindados com muitos jogos no final do ano, e as semifinais no primeiro dia do ano. Então, depois de se recuperar da virada da noite, vai ser a hora de terminar o primeiro dia do ano com grandes jogos.
Aqui vamos trazer o que esperar desses jogos.
#1 Michigan (13-0) x #4 Alabama (12-1) – Rose Bowl – 01/01/2024 – 19h
O time de Nick Saban mostrou muita resiliência durante o ano. A temporada começou sem certeza na posição de QB e com Jalen Milroe sendo bancado após a derrota contra Texas. Tudo isso mudou com o passar da temporada, a defesa voltou a jogar com mais disciplina e Milroe chegou até a ser cogitado como Heisman, com 11 vitórias, 28 TDs e apenas 5 turnovers.
Michigan chega invicta e como número 1 do país, tomando a liderança depois de conquistar a Big Ten em cima de Iowa, e Georgia ser derrotada justamente por Alabama. Esse vai ser o primeiro desafio real dos Wolverines no ano. O jogo corrido e a defesa foram o carro chefe da equipe, mas provavelmente se quiserem o título vão precisar que seu QB faça mais do que normalmente vem fazendo.
O interior da DL de Bama sempre tem jogadores úteis e por mais que não brilhem em stats, jogam para o time. Se eles conseguirem parar o jogo corrido e forçarem JJ McCarthy a passar podem se credenciar para a vitória. Isso daria a chance para Dallas Turner, um dos melhores EDGEs da classe, fazer o que ele faz com excelência, que é transformar a vida dos QBs adversários em um pesadelo.
No jogo psicológico, os Tides levariam vantagem. Além de não terem passado pelas confusões extracampo que os Wolverines tiveram (seu Head Coach chegou a ser suspenso), Alabama soube lidar em se recuperar depois de sair atrás do placar várias vezes durante o ano. Michigan não passou por isso, eles teriam essa capacidade?
#2 Washington (13-0) x #3 Texas (12-1) – Sugar Bowl – 01/01/2024 – 22:45h
Essa semifinal foi bastante inesperada na minha visão. Os Huskies chegam invictos mas numa campanha capaz de ludibriar os mais desavisados. Sim, eles venceram Oregon duas vezes no ano (que satisfação!), mas sofreu por diversas vezes durante o ano contra adversários fracos, seja por conta da defesa ou por alguma pane de Michael Penix.
Já falando de Texas, com todo o respeito, se Jordan Travis não se machuca, provavelmente eles não estariam aqui para contar história. Eles conseguiram um baita vitória no ano, em cima de outro finalista, Alabama, mas também foi mais um time que patinou durante a temporada.
Para Washington vencer, Penix precisa voltar a jogar o que jogou nos primeiros jogos, evitando os turnovers. Outra arma importante que surgiu no ataque foi o RB Dillon Johnson, justamente durante a fase inconstante do QB. Ele correu para 615 de suas 961 jardas nos últimos cinco jogos, com sete touchdowns nesse período. Por vezes ele tirou o time do sufoco.
Texas sofreu um duro golpe com Jonathon Brooks estando fora da temporada. Ele era um ponto importante no ataque, mas não o único. Adonai Mitchell, Xavier Worthy e Ja’Tavion Sanders vão ameaçar snap sim, snap também o segundo e terceiro nível da defesa dos Huskies, que tem muitos problemas. Os Longhorns precisam manter Quinn Ewers protegido e conseguiram ir longe.
Claro que pode ser uma decepção, mas esse jogo tem cara de ser um tiroteio com dois ataques capazes de marcar pontos rapidamente. Texas leva vantagem por ter uma defesa mais regular como um todo.
Até 2024!