Temporada de 2018 de Stanford
Recorde: 9-4
Playoffs: Venceu Pittsburgh no Sun Bowl.
Treinador: David Shaw
Pontos por jogo: 28,4 (73º de 130)
Pontos cedidos por jogo: 22,9 (37º de 130)
Mudanças no coaching staff para 2019: Nenhuma significativa.
A temporada passada de Stanford começou com tudo com 4 vitórias, mas quando chegou na semana 5 contra Notre Dame, as coisas começaram a engrossar. Foram 4 derrotas (Notre Dame, Utah, Washington State e Washington) nas 5 semanas seguintes e com isso, saíram do ranking dos 25 melhores e não voltaram mais, nem mesmo no ranking de pré-temporada de 2019.
Quarterback titular: KJ Costello.
Costello é um jogador que mostrou uma tremenda evolução desde o seu primeiro ano como titular. Agora sendo RS junior, Costello liderará a equipe para uma temporada mais produtiva do que foi 2018. Na temporada passada, Costello ficou em segundo no ranking de quarterbacks que mais geraram EPA (Expected points added) por passe, ficando atrás apenas de Kyler Murray. Sem dúvidas um jogador para ficarmos atentos para o Draft.
Jogador para ficar de olho no Draft: KJ Costello.
Running backs: Cameron Scarlett, Trevor Speights, Dorian Maddox.
Para David Shaw, essa sempre foi uma unidade extremamente importante para o seu esquema ofensivo. Uma universidade que tradicionalmente foca no jogo terrestre no famoso “smash mouth football”. O senior Cameron Scarlett deverá ser o titular no começo da temporada por conta de sua experiência, mas não é um jogador do nível de Bryce Love e muito menos de Christian McCaffrey. Trevor Speights é um running back mais físico que gosta do contato enquanto Maddox tem recebido elogios por causa de sua habilidade de receber passes, mas só tem 1 passe recebido em sua carreira até aqui.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Ninguém.
Wide receivers: Michael Wilson, Connor Weddington, Osiris St. Brown, Simi Fehoko.
A saída de JJ Arcega Whiteside será bastante sentida pelo time, principalmente pelo fato de não ter nenhum jogador que já tenha produzido em alta quantidade no universitário. Osiris St. Brown é o nome mais famoso do grupo, principalmente por se chamar Osiris e isso chamar bastante atenção. Ele também é irmão do Equanimeous St Brown, draftado pelos Packers em 2018. Connor Weddington é o jogador que mais se esperam nessa temporada e Michael Wilson terá a sua segunda temporada, dessa vez com bem mais snaps do que 2018.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Osiris St. Brown.
Tight ends: Colby Parkinson, Tucker Fish.
Parkinson é um dos grandes tight ends desta classe e chegamos até a comentar sobre ele no podcast de tight ends de 2020. Parkinson é a maior arma ofensiva desse time de Stanford nesse momento. Tucker Fish é apenas mais um TE bloqueador.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Colby Parkinson.
Linha ofensiva: Foster Sarrell, Devery Hamilton, Drew Dalman, Dylan Powell, Walker Little.
O LT Walker Little é um dos principais jogadores para a classe de 2020, cotado para sair dentro do top-15 do Draft nesse momento. Little possui as ferramentas necessárias para ser um grande tackle e o pedigree de uma ótima universidade na posição. Foster Sarrell é o RT e também foi um recruta 5 estrelas, assim como Little, mas o seu potencial ainda não foi atingido, muito por causa das frequentes lesões que sofreu. Caso fique saudável, é um nome relevante para essa classe também.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Foster Sarrell, Walker Little.
Linha defensiva: Jovan Swann, Michael Williams, Thomas Booker.
Jogando na 3-4, os Cardinals possuem um grupo experiente no interior da linha defensiva. O junior Jovan Swann é um dos mais experientes do time e já conta com 2 temporadas completas como titular do time e iniciará novamente. O NT Michael Williams terá a sua segunda temporada como titular e assim como é esperado de um nose tackle, a maior qualidade do seu jogo é parando o jogo terrestre. Thomas Booker, 4 estrelas, terá a sua primeira temporada iniciando depois de iniciar alguns jogos como true freshman e é esperado grandes coisas do jogador.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Jovan Swann, Michael Williams.
Linebackers: Jordan Fox, Curtis Robinson, Jacob Mangum-Farrar, Casey Toohill, Gabe Reid.
Jordan Fox é o grande nome do pass rush do time nesse momento, mas isso pode mudar ao longo da temporada pois os Cardinals possuem bastante opções no depth chart que podem surpreender. Casey Toohill é um senior que perdeu metade da temporada passada depois de diversas lesões, mas esse ano deve retornar saudável. O líder em sacks, Gabe Reid(5,5), de 2018 também retorna para 2019.
Se a situação nos OLBs é favorável, não é possível dizer o mesmo dos ILBs. O líder da defesa Bobby Okereke saiu para o Draft e Sean Barton encerrou a sua carreira como um Cardinal. Curtis Robinson e Mangum-Farrar devem ser os titulares, mas há poucas informações sobre ambos, já que quase não jogaram ainda.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Jordan Fox, Casey Toohill, Gabe Reid.
Cornerbacks: Paulson Adebo, Obi Eboh, Ethan Bonner
O RS sophomore Paulson Adebo é uma das estrelas dessa defesa depois de ter feito uma excelente temporada ano passado. Foi o segundo jogador que mais desviou passes no país com 23. E se tem uma coisa que é traduzível do College para a NFL é a habilidade de ball skills. Ainda tá cedo para pensar que Adebo pode se declarar para o Draft, mas ele pode ser um dos principais prospectos do Draft que ele se declarar. Obi Eboh e Ethan Bonner disputarão a outra vaga.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Paulson Adebo.
Safeties: Malik Antoine, Noah Williams, Stuart Head, Kendall Williamson
A titularidade dos safeties são difíceis de prever, pois os principais nomes ficaram de fora do Spring game por lesão, mas Malik Antoine deve iniciar novamente, até pela experiência que possui em relação a seus pares. Tanto Noah Williams quanto Stuart Head são inexperientes e ambos devem ter a primeira temporada como titular, seja como safety ou nickel corner, outra vaga que está aberta.
Jogadores para ficar de olho no Draft: Malik Antoine.