Quando se fala dos times mais talentosos do College Football para 2022, Texas A&M precisa estar na discussão. A equipe tem uma série de jogadores promissores, um comando estável e consegue preencher lacunas no elenco com um recrutamento muito forte. No entanto, isto não necessariamente torna o programa um dos favoritos ao título.
Os Aggies irão para a quinta temporada sob o comando do treinador Jimbo Fisher. Em 2021, ele se tornou o primeiro ex-assistente de Nick Saban a vencê-lo em uma partida. Agora, ele quer dar o próximo passo e superar o antigo mentor na briga pelo campeonato.
O ataque terá Darrell Dickey como coordenador novamente. Ele lidera uma unidade que utiliza bastante formações em pistol e que gosta de correr com a bola, especialmente em conceitos de bloqueios por zona. Por outro lado, o ataque aéreo deixou a desejar e segue como um grande questionamento em 2022.
O time tem uma competição pela posição de QB titular, com três candidatos. Haynes King era o dono da posição o começo da última temporada, mas se lesionou e perdeu o posto, Max Johnson se transferiu de LSU para brigar pela vaga e Connor Weigman é um freshman de 5 estrelas. A expectativa é que a função seja exercida por algum dos veteranos, mas nenhum deles terá o cargo muito seguro em caso de oscilações de desempenho. Já o restante do ataque tem um bom nível de talento, com opções sólidas entre os RBs e WRs, além de uma forte linha ofensiva.
No lado defensivo, DJ Durkin irá para seu primeiro ano na função. Ele substitui Mike Elko, que assumiu o cargo de head coach em Duke. A unidade teve um desempenho muito bom em 2021, especialmente com uma secundária muito forte, de grandes talentos em várias posições. É uma defesa que gosta de manufaturar pressão a partir de desenhos de jogadas e com coberturas em zona. Se conseguir manter a qualidade, será um grupo bem produtivo e de grande importância para as pretensões do programa em 2022.
A estrela do time: Antonio Johnson, CB
Como citado anteriormente, a secundária é um dos pontos fortes do programa atualmente. Dessa forma, faz sentido que a estrela dessa iteração do time faça parte da unidade. Nesse momento, Antonio Johnson é o principal candidato do elenco a ser uma escolha de primeira rodada no próximo Draft e pode consolidar esse status com uma boa temporada em 2022.
Listado com altura de 6’3″ e peso de 195 lbs, Johnson tem um excelente tamanho para qualquer posição da secundária. Em 2021, se mostrou um defensor de grande habilidade no slot e pode ser que ganhe mais snaps como safety em 2022.
Ele tem ótimos atributos físicos e completa este pacote com um bom processamento. Antonio lê o jogo com rapidez e precisão, o que auxilia na cobertura. Isto é especialmente importante por atuar em uma área do campo em que existe muito espaço aberto.
Outro aspecto importante de sua caixa de ferramentas é o trabalho no suporte contra corridas e a habilidade nos tackles. Não tem muitos erros e usa bem os braços longos para encerrar as jogadas sem ceder muitas jardas adicionais.
Johnson ainda pode melhorar ao rastrear a bola quando está de costas para ela. Também tem espaço para evolução na fluidez de quadril. Caso realmente migre para safety, será interessante acompanhar a transição.