Antes da temporada começar, os Rams eram vistos como um time em transição. Depois de uma defesa de título decepcionante em 2022, o time começou um processo de reestruturação em 2023. Aceitaram a realidade dos contratos e do plantel, sem manobras contábeis elaboradas. Assim, trocaram Jalen Ramsey e reformularam o elenco com uma cara mais jovem e mais saudável financeiramente.
Ainda sem uma escolha de primeira rodada, o time seguiu a tendência dos anos anteriores no Draft. Muitas seleções nas rodadas intermediárias para suplementar um elenco. Dessa forma, suplementaram uma equipe que precisava de talento jovem e barato. Neste processo, a classe de 2023 do time teve muitos acertos e parece ter reaberto a janela competitiva da franquia.
Aqui é preciso colocar alguns pontos de atenção. A permanência de Sean McVay como HC e a manutenção do coordenador defensivo Rahim Moore foram muito importantes para a equipe. Estes treinadores foram muito responsáveis por extrair o máximo de um time que estava entre as mais novas da liga, sobretudo na defesa. Além disso, ter um QB de muita qualidade como Matthew Stafford presente facilita o trabalho do ataque. Isto sem contar algumas outras peças de alto nível no elenco, como Cooper Kupp e Aaron Donald.
Com estas ressalvas, é preciso enfatizar o grande trabalho que Les Snead e McVay fizeram nesta temporada. Isto vai desde o Draft até o treinamento e utilização das peças adquiridas. Muitos rankings antes da temporada colocavam os Rams como um dos piores times da liga. Agora, está nos playoffs como uma equipe que muitos favoritos não querem enfrentar.
Além dos fatores já citados, a classe do Draft foi um dos pilares desta temporada surpreendente. Tudo começou na segunda rodada, com a seleção do OG Steve Avila.
Steve Avila e a linha ofensiva
Os Rams tiveram muitos problemas com a saúde de sua linha ofensiva em 2022. Este foi um dos principais motivos do péssimo desempenho naquele ano. Além de ter uma sorte maior com lesões no setor, o time se movimentou para fortalecer a unidade, sobretudo o interior dela. Com isto trocaram por Kevin Dotson junto aos Steelers e selecionaram Avila no Draft.
Os dois formaram uma dupla muito boa de guards. Avila foi um agente estabilizador na linha, oferecendo desempenho de qualidade desde o primeiro momento na liga. Ainda sofreu com algumas dificuldades, o que é normal para um calouro, mas foi parte importante do sucesso da equipe. Isto fica marcado no fato de que jogou todos os snaps ofensivos do time na temporada, sendo o segundo calouro com mais snaps na NFL em 2023. Agora com um ano completo de experiência na NFL no currículo, tem boas chances de crescer na função e ajudar na continuidade do sucesso da franquia no futuro.