Com o final da temporada da NFL, a offseason começou e aqui no On The Clock estamos com as atenções todas voltadas para o Draft. Assim, estamos passando por cada posição para oferecer um panorama de como estão as classes. Agora, chegou a vez dos wide receivers.
Draft 2023: a classe de Quarterbacks
Draft 2023: a classe de Running Backs
Nos últimos anos, a NFL recebeu uma grande quantidade de WRs de nível muito alto pelo Draft. Com a consolidação da liga como um campeonato em que passar a bola é prioridade, cada vez mais é necessário ter múltiplos recebedores de qualidade.
Isto tornou a posição ainda mais valiosa, com grandes trocas por estrelas, salários elevados e corridas por jogadores durante o Draft. Esta situação ficou muito evidente nos 3 últimos anos. Em 2022, 6 recebedores foram selecionados entre as escolhas 8 e 18. Em 2021, foram 3 no top 10 e 5 na primeira rodada como um todo. Já em 2020, 6 WRs saíram no dia 1.
O problema é que esta tendência não deve se repetir em 2023. A classe desse ano tem alguns bons talentos, mas todos possuem algum buraco importante no perfil. Isto faz com que não existam 5 ou 6 jogadores que podem ser visto como opções claras de primeira rodada. Também é difícil encontrar um consenso sobre quem é o WR1 e quais as prateleiras exatas.
Dito isso, vamos apresentar alguns dos principais nomes do grupo, quais suas forças e as limitações que podem impedir que seus nomes sejam chamados no dia 1.
A estrela da classe: Jaxon Smith-Njigba (Ohio State)
Uma das surpresas de 2021, Njigba foi o recebedor mais produtivo de Ohio State naquela temporada, mesmo com grande concorrência no grupo de WRs da universidade. Contudo, não conseguiu repetir o ritmo em 2022, com problemas de lesão. Assim, teve somente uma temporada de produção na carreira universitária.
Ele é um recebedor com ótima inteligência de jogo e grande capacidade técnica. Isto vale para a aptidão em gerar separação, correr rotas precisas e concluir as recepções. Tem ótimo controle corporal e é muito competitivo com a bola nas mãos. Sua maior limitação é atlética, com velocidade apenas regular. Isto faz com que sua habilidade de gerar grandes jogadas depois da recepção ou em profundidade seja impactada.
É preciso ter cuidado ao projetar a utilização de prospectos para a NFL baseado apenas na forma como foram utilizados no College. Todavia, o arsenal de Njigba indica que terá mais oportunidades no slot, como um WR1 de baixo escalão ou um WR2 de bom nível.