Com o final da temporada da NFL, a offseason começou e aqui no On The Clock estamos com as atenções todas voltadas para o Draft. Assim, estamos passando por cada posição para oferecer um panorama de como estão as classes. Nesta semana, já falamos sobre safeties e tight ends. Agora, é a vez dos running backs.
A posição está em um momento de baixa em termos de valorização. Cada vez mais os jogadores são vistos como substituíveis e não conseguem grandes contratos. Muito dessa questão pode ser explicado pela intensa carga física que impõe nos atletas. Outro aspecto é a mudança da abordagem do futebol americano para focar mais nos passes e deixar as corridas em segundo plano. Por fim, também existe muito talento na posição, tornando muito jogadores de bom nível substituíveis por opções mais baratas.
A classe de 2023 vem para somar ao problema do inchaço de opções na posição. No grupo de prospectos desse ano existem aqueles que dominarão backfields, candidatos a estrela e bastante profundidade. Os dias 2 e 3 do Draft serão recheados de RBs selecionados e muitos deles terão bastante impacto na liga. Dito isso, vamos a alguns nomes.
A estrela da classe: Bijan Robinson (Texas)
Visto como o melhor prospecto da posição desde Saquon Barkley em 2018, Robinson (Texas) é o grande nome da classe. Ele teve uma grande carreira universitária, com ótimos números e desempenhos. Isto ajudou a gerar bastante hype para sua transição para a NFL.
Ele é um RB completo, com muita habilidade como corredor e um bom repertório para as terceiras descidas. Sua visão, a capacidade de executar cortes e o atleticismo são ferramentas de alto nível e se traduzirão em sucesso como profissional.
Obviamente, ainda existem pontos em que pode evoluir, como na proteção de passe e na segurança de bola. Mesmo assim, é difícil enxergar um cenário em que fique saudável e não seja um RB produtivo na NFL. Seu arsenal indica uma transição de sucesso e que deve colocá-lo entre os melhores da liga ainda nos primeiros anos de carreira.